sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Festa Da Natureza

A palavra é .......STATUS . Quando se pronuncia esta palavra vêm a mente de muitas pessoas a imagem de ALEXANDER DE ALMEIDA ( ABAIXO )  , ou melhor ,  do REI DO CAMAROTE , aquele mesmo sujeito que no final de 2013 causou furor com um vídeo em que revelava o seu estilo , digamos ,  nada convencional de vida ......



Invejado por muitos e odiado por um número talvez até maior de pessoas , o excêntrico milionário revelou ter gasto , só em uma noite , cerca de 50.000 reais ! Mulheres , viagens , bebidas , festas glomourosas .....para os nobres ingleses que viveram no século XIX



havia algo que talvez desse  muito mais status do que tudo isso : tratava-se de uma flor ! Acredite : os súditos da rainha pagavam fortunas a botânicos para se aventurarem em remotas , e muitas vezes perigosas , regiões do mundo para colher ORQUÍDEAS !



 Se na fria , chuvosa , aristocrática e formal Inglaterra ela era tida como um objeto de luxo em uma pequena cidade brasileira , de carregadíssimo sotaque alemão , era tratada quase que um membro da família ......ECOSISTEMA , MEIO AMBIENTE , FLORA , HABITAT........em 1936 , época em que todas essas palavras eram desconhecidas  e o conceito  de preservação da natureza  eram desconhecidos , tinha início a primeira edição da então EXPOSIÇÃO DE FLORES E ARTES , a origem da atual FESTA DAS FLORES .



 Um evento grandioso exige um lugar especial , e assim foi feito : a escolha , natural , foi pela já tradicional e histórica SOCIEDADE HARMONIA LYRA ( ABAIXO ) , local onde seria realizada até 1959 , com as exceções dos anos de 1951 e 1957 .



Algo que pouquíssimas pessoas sabem : em virtude de divergências entre as diretorias da entidade citada e da ASSOCIAÇÃO JOINVILENSE DE AMADORES DE ORQUÍDEAS ( AJAO , criada em 1938 - ABAIXO , ATUAL SEDE DA ENTIDADE ) , no período entre 1960 e 1973 aconteceram duas edições da Festa das Flores por ano , sendo que a Ajao promovia a sua festa na sede da SOCIEDADE GINÁSTICO .



  Uma comissão organizadora , com diretoria , estatutos e prestações de contas .....Nada disso ! As reuniões , informais , aconteciam no bar da Harmonia Lyra ( ABAIXO ) e após muitas sugestões e discussões chegava-se sempre a um consenso .



 Uma equipe de trabalho para organizar as exposições e os jardins ......Errado ! Em uma época em que quase todos os os habitantes de Joinville tinham e cultivavam jardins em suas residências , as doações das flores para a exposição



aconteciam espontaneamente e os próprios doadores faziam questão de participar da organização do evento e de maneira VOLUNTÁRIA  , sendo que as empresas liberavam mais cedo do expediente  os seus funcionários que participavam daquele evento . Além dos voluntários e de escultor FRITZ ALT ( 1902 - 1968 - ABAIXO  ) ,



responsável pelo projeto paisagístico da exposição , participavam também o violinista GERT KOEHLER ( que auxiliava Fritz Alt ) e a dupla ÉRICA SCHLEMM - ERWIN HEINZELMANN , que auxiliava os voluntários na montagem dos jardins .



      Em uma época em que o conceito de TURISMO

era igualmente desconhecido , os restaurantes , hotéis e estabelecimentos comerciais do centro de Joinville aumentavam vertiginosamente seus movimentos coma chegada não só de vistantes do próprio município e de cidades vizinhas mas , principalmente , de Blumenau e Curitiba . ( ABAIXO )



De Curitiba vinha o maior número de visitantes : a cada ano vinham entre 15 e 20 ônibus lotados ( ! ) apenas para prestigiar o evento , sendo que muitos daqueles visitantes faziam questão de estar presentes no evento todos os anos ........Belos tempos , em que se pensava em prol do bem de Joinville !




Como o próprio nome já sugeria o evento não resumia apenas a exposição das flores : eram expostas esculturas de autoria de Fritz Alt e Erwin Treichmann e pinturas de Eugênio Colin , Juarez Machado ( ABAIXO )  e do tubaronense Willy Zumblick .



 No salão de jantar ( ABAIXO )  acontecia uma mostra de bordados , de autoria de Eugênia Kumlem e de  Marieta Stock e suas alunas .



 Mas o que chamava a atenção de todos era a exposição de objetos antigos , que acontecia também no salão de jantar ( uma guarnição do Corpo de Bombeiros fazia a vigilância do local ) : pertenciam a coleções particulares  e , além de peças de porcelana , prata e castiçais , moedas da Roma antiga , mobiliários trazidos pelo rei português DOM JOÃO VI ( 1767-1826 - ABAIXO ) ao Brasil em 1808 e santos em estilo barroco com diademas em ouro e prata .



Consta que certa vez RODRIGO LOBO , conhecidíssimo dono de cartório e grande liderança política local , chegou a ceder várias peças de sua valiosíssima coleção de porcelanas chinesas .......Ainda no período em que o evento foi realizado na Sociedade Harmonia Lyra ,a visita mais ilustre acabou sendo a do então general-presidente-ditador CASTELO BRANCO ( 1897-1967 - ABAIXO  ) , que foi o patrono da edição da festa de 1966 . Em um dos vídeos do dia você saberá um pouco mais a respeito desse grande vento . VALE  A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário