sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Viagem Musical : Cadê Ela ?

Linda , loira , olhos azuis , experiente , contratada por uma grande e poderosa gravadora e , acima de tudo , talentosa......Com todos esses predicados seria muito difícil ela não dar certo e o caminho natural para a cantora SOLANGE ( ABAIXO ) só poderia ser o da fama , do reconhecimento e do dinheiro .

 A cantora que sempre fora coadjuvante , trabalhando como backing vocal para uma quantidade quase que incontável de cantores , tanto no Brasil quanto no exterior ( ela participou , por exemplo , do disco SÓ SE FOR A DOIS , de CAZUZA e lançado em março de 1987 - ABAIXO  : foi uma das backing vocals nas músicas O NOSSO AMOR A GENTE INVENTA e SOLIDÃO QUE NADA ) ,

agora era a mais nova aposta da multinacional inglesa EMI-ODEON . Ao seu dispor a gravadora deixou uma respeitável equipe de 25 músicos e técnicos de som , tendo em sua direção JORGE DAVIDSON e na produção JÚNIOR MENDES e GUTO GRAÇA MELLO . Para capitanear essa equipe foi escolhido outro nome de respeito : o arranjador , instrumentista , compositor e produtor musical LINCOLN OLIVETTI ( 1954-2015 - ABAIXO ) , conhecido por muitos como "o feiticeiro dos estúdios " ou " o mago do pop " e que já tinha uma longa lista de serviços prestados produzindo e arranjando os discos - quase todos muito bem sucedidos - de cantores como ROBERTO CARLOS , CAETANO VELOSO , JORGE BEN , TIM MAIA , RITA LEE e ZIZI POSSI .

 Com tantos fatores a seu favor , naquele ano de 1988 era lanado o primeiro disco de Solange que , esperava-se , representaria também a consagração de sua já longa carreira . Em uma época em que algo chamado INTERNET praticamente inexistia , em que as formas de entretenimento existiam em quantidade infinitamente menor do que hoje e em que as telenovelas da Globo ainda paravam o Brasil , ter uma música incluída na trilha sonora de uma novela era um presente divino e sendo essa música o tema de abertura de uma novela isso então era como conseguir chegar ao cume do monte EVEREST ( ABAIXO ) ......

     Quem , entre 28 de março e 18 de novembro de 1988 , ligou a sua "telinha " para acompanhar o desenrolar da trama escrita pela trio de autores WALTER NEGRÃO - RICARDO LINHARES -LUIZ CARLOS FUSCO , protagonizada por JOSÉ MEYER e MALU MADER ( ABAIXO )  e que teve o nome de FERA RADICAL , sempre ouvia a voz de Solange dando vida a música-tema e que por sinal levava o mesmo nome tanto da novela quanto de seu disco .

Obviamente a música ganhou generosos espaços na programação da poderosa emissora de TV , tendo sido também bastante tocada pelas rádios Brasil afora . Além de Fera Radical ( a música foi composta pela própria Solange , em parceria com MARIA CARMEM BARBOSA  e o sempre presente LINCOLN OLIVETTI ) , o disco de Solange era composto de mais 8 músicas ( ABAIXO , CONTA - CAPA DO DISCO ) :

VOCÊ , GOODBYE , SOU SÓ , ESSA NOITE , ME DÁ UM ALÔ , ME LEVA , SÁBADO À NOITE e TEMPO DE SORRIR ( essa última uma versão de uma música de STEVIE WONDER - I AM SINGING - e cuja versão brasileira foi composta pela própria Solange , em parceria com ILKA LUSIEUX ) . De todas elas a única a ter alcançado certo sucesso foi Dê Um Alô , uma composição do trio PAULINHO SOLEDADE - TAVINHO BONFÁ-MENDES JÚNIOR e que fez parte da trilha sonora de outra novela : BEBÊ À BORDO ( ABAIXO )  , novela das sete exibida entre 13 de junho de 1988 e 10 de fevereiro de 1989 .

Ao contrário da imensa expectativa criada e do sucesso da música Fera Radical , que esteve em evidência muito em função do sucesso da própria novela , o disco acabou tendo vendagens baixíssimas e com isso a carreira de Solange , prematuramente acabou naufragando , saindo aos poucos de cena para nunca mais voltar .........Afinal , o nome dela era mesmo Solange ? Como iniciou sua carreira ? O que faz hoje ? Ainda está viva ?

Infelizmente nós acabamos não encontrando respostas para estas e outras perguntas a respeito da cantora e as informações que você leu até agora foram as únicas que conseguimos a respeito de Solange ........

As pessoas passam mas as músicas ficam : o vídeo do dia é de uma apresentação da cantora no extinto e saudoso programa GLOBO DE OURO , em 5 de junho de 1988 ( ABAIXO )  . Trata-se também de um dos raros vídeos de Solange encontrados na internet . COM VOCÊS O SOM DA DESAPARECIDA SOLANGE !

5 comentários:

  1. Incrivel que nada se saiba sobre essa mulher!!! Estava procurando quem era a backing vocal do O Nosso Amora a Gente Inventa do Cazuza, e acheio praticamente somente esta pagina de informações, como uma pessoa que grava um album da EMI ODEON na abertura de novala da Globo pode sumir e ser tão desconhecida, ainda mais com um vozerão maravilhoso e aparência linda. Incrível história.

    ResponderExcluir
  2. Linda de rosto e de voz
    Gostaria de saber dela

    ResponderExcluir
  3. O QUE SERIA DA ANITTA HOJE EM DIA SEM EMPRESARIOS ? UMA SOLANGE DA VIDA, A DIFERENÇA QUE A SOLNGE TINHA TALENTO

    ResponderExcluir
  4. Poxa 😕 eu entrei aqui também pra ter o conhecimento sobre essa cantora tão linda e com uma voz e tanto, saber né?! Por onde ela anda? Eu estou assistindo a novela, uma novela e tanto também que marcou gerações principalmente a minha.

    ResponderExcluir