segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Som de Joinville : Trio de Ouro

Os fatos por si só já dizem tudo , portanto vamos à eles ......Saxofonista formado pela ESCOLA DE JAZZ DE MONTREUX ( Suíça ) , CLÁUDIO MORAES ( ABAIXO ) atualmente é professor de flauta transversal e saxofone na ESCOLA DE MÚSICA VILLA LOBOS , da CASA DA CULTURA DE JOINVILLE ,e faz parte do quarteto musical ARAÇÁ . Seu currículo é vastíssimo : já parte da banda de rua  TEM TUTANO , da banda instrumental AQUELETRIO , do grupo de choro CHÁ DE CEVADA ( em 2009 o grupo chegou a fazer uma turnê por 30 cidades catarinenses ) e , por breves períodos , das bandas de MPB , PÉ DE CRIOULA e DONA CHICA . Cláudio também participou de eventos como extinto JOINVILLE JAZZ FESTIVAL , de trabalhos de outros artistas , como ANA PAULA DA SILVA e DENTINHO AROEIRA , e ainda participou de um vídeo interessantíssimo , chamado ESCADA PARA JOÃO , produzido em 2012 e que contou também comas participações de um ator , um bailarino e um cinegrafista . O saxofonista também pode se orgulhar de ter feito parte da banda de apoio do irreverente menestrel JUCA CHAVES , em ocasião em que esse fez uma turnê por Santa Catarina , em 2003 . 

Agora vem o TOQUE FEMININO  : atualmente pianista em um coral luterano e também lecionando na Escola de Música Villa Lobos ( dá aulas de piano popular ) , MARISA TOLEDO ( ABAIXO ) formou-se pela conservatório de música VANY KNOLL , em 1992 , mas mesmo antes disso já disse a que veio : em 1989 participou de um encontro internacional de músicos realizado na cidade de LANGENHAGEN - cidade-irmã de Joinville - na Alemanha . Tem 25 anos de experiência , ensinado não só piano mas também teoria musical e musicalização infantil , chegando também a ser coordenadora da Escola de Música Villa Lobos , no período entre 2009 e 2011 . Tão grande quanto a quantidade de oficinas e cursos de aperfeiçoamento não só em piano mas também em conjunto , arranjo , orquestra e coral cênico , é a experiência de Marisa : chegou a ser pianista da escola do balé Bolshoi no Brasil , fez parte do coral universitário da ACE ( ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO ) e dos grupos COMPASSO LIVRE ( esse é formado apenas por mulheres ) e AQUELETRIO  . Marisa também participou do songbook CRIOULA ( fantástico projeto didático-musical da cantora Ana Paula da Silva )  e dos discos CANTOS EM CONTOS ( da dupla Ana Paula da Silva - Humberto Soares e voltado para o público infantil ) e ACÚSTICO 89 ( produzido pela rádio 89 FM , de São Bento do Sul ) .

 E, por último , vem a FORÇA DA JUVENTUDE : o mais jovem do trio é RAFAEL VIEIRA , formado em bateria pelo CONSERVATÓRIO DE MÚSICA POPULAR DE ITAJAÍ , em 2012 . Muito antes disso , Rafael teve um raro privilégio : com apenas 15 anos de idade tocou com o blues man norte-americano , desde desde 1998 radicado em Joinville , REX JOHNSON......Com inúmeros cursos de bateria e produção musical , Rafael participou , como músico ou produtor , de trabalhos de várias bandas locais , como OS DEPIRA , REINO FUNGI , DONA CHICO e FEVEREIRO DA SILVA . Trata-se de um músico de estúdio bastante requisitado , com trabalhos em estúdios das cidades de Joinville , Curitiba , Florianópolis e Itajaí e também com participações em inúmeros projetos - muitos deles de caráter artístico-social - , como ESPAÇO DA CRIANÇA , FORÇA JOVEM , SULTANA e ORQUESTRA DA SOCIESC . Assim como saxofonista Cláudio , Rafael ( ABAIXO ) também pode se orgulhar de já ter trabalho com um grande nome da música nacional : ele chegou a fazer parte da banda de apoio do saudoso guitarrista e blues man CELSO BLUES BOY ( 1956-2012 )........

      Como já deu para se perceber , os três são donos de carreiras artísticas respeitabilíssimas , e têm ainda mais um ponto em comum : já estiveram envolvidos com projetos que envolvem MÚSICA E EDUCAÇÃO , e foi justamente isso que os fez formar o SARAU TRIO ( ABAIXO )  , até porque seria um tremendo desperdício três músicos talentosos como eles não se unir .........

Ao formar o Sarau Trio , em 2012 , surgiu ao mesmo tempo um projeto interesantíssimo : contar um pouco da história da música brasileira e ao mesmo tempo da cidade de Joinville . O local escolhido se encaixou como uma liva no objetivo proposto : o histórico , belo e pomposo prédio que desde 1961 sedia o MUSEU NACIONAL DE IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO ( ABAIXO )

 e que foi construído para abrigar o casal de príncipes que nunca veio .........O projeto , cujo nome é ACÚSTICO NO MUSEU , é uma verdadeira aula :

 os privilegiados expectadores das apresentações  , além de ouvirem o melhor da música instrumental brasileira , saem conhecendo um pouco mais de sua história , pois os membros não apenas limitam-se a tocar as músicas como também a história de cada uma delas e ainda indicam livros , CDs e DVDs que abordem a história da música brasileira . As apresentações são esporádicos e acontecem sempre em um final de tarde , tendo duração de cerca de uma hora .

 A interação entre público e músicos é total , com os primeiros podendo também declamar poesias , ler textos ou realizar alguma performance artística . A ideia deu tão certo que acabou gerando uma outra versão : trata-se do SARAU NAS ESCOLAS , em que , como o próprio nome já indica ,  o trio realiza apresentações nas escolas da rede pública municipal .  Mas não é só das apresentações no museu e em escolas públicas que resume o Sarau Trio ........No vídeo do dia você poderá conferir um pouco do imenso talento do TRIO DE OURO , tendo a honrosa participação do trumpetista SÉRGIO COELHO e tocando uma das composições do grande maestro RADAMÉS GNATALLI ( 1906-1988 ) : PAPO DE ANJO . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário