terça-feira, 6 de setembro de 2016

Aí , Bro !

Receber uma homenagem é algo inesquecível e especialíssimo  , agora batizar uma rua ,  uma avenida , uma praça , um cidade , um país , etc...etc....seria algo , mal e porcamente comparando , viajar no espaço embora , sejamos sinceros , nem sempre os homenageados fizeram por merecer essa homenagem em vida e nem sempre batizar algo significa representa uma homenagem .....Um exemplo ? Com toda a sua frieza e objetividade , o DICIONÁRIO AURÉLIO traz a seguinte definição para a palavra cuja simples pronúncia faz muitas pessoas terem arrepios de medo ,  CARRASCO : " 1- Funcionário executor de pena de morte ; algoz , verdugo . 2 - Homem desumano " . O " homenageado " é BELCHIOR NUNES CARRASCO , sujeito que na Lisboa do distante século 15 tinha a incumbência nada nobre de executar penas de morte .....Vejam que ironia sacana : um dos sujeitos que têm justamente esse sobrenome nada agradável ( esta certo é que a pessoa que faz o nome ser bonito ser bonito e não o contrário ) é bem humorado , bonachão , um simpático gordinho ( ele é um guloso assumido ) e , acima de tudo , MUITO INTELIGENTE E TALENTOSO ! Disse ele certa vez que seu pai era um modesto funcionário ferroviário ( trabalhava como telégrafo ) e após  quase ter perdido a visão durante a adolescência e infelizmente sem poder prosseguir nos estudos , investiu ao máximo na educação dele e de seus irmãos . Pouco tempo após a morte de seu sisudo pai , ele e seus irmãos encontraram em meio a muitos papéis uma carta escrita pelo pai e com palavras de carinho e incentivo dirigidas a cada um de seus filhos : o já saudoso pai - rigoroso, como todos os pais de antigamente e que em vida dificilmente disse palavras de carinho aos filhos  - garantia que fosse para onde fosse ainda estaria torcendo por todos eles ......Se existe realmente vida após a morte , o sisudo pai de WALCYR Rodrigues CARRASCO deve estar com um sorriso de orelha a orelha : formado em Jornalismo , trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país , como os jornais FOLHA DE SÃO PAULO e O ESTADO DE SÃO PAULO e as revistas ISTO É e VEJA ( durante muito tempo escreveu crônicas para o VEJA SÃO PAULO , tendo sido uma das colunas mais lidas desse suplemento ) . Embora já tivesse desde muito cedo  uma vocação para escrever ficções só estreou como dramaturgo em 1989 , aos 38 anos de idade , quando escreveu a telenovela "CORTINA DE VIDRO " , que foi exibida pelo SBT ( na verdade ele já havia colaborado com o dramaturgo MANOEL CARLOS na minissérie " JOANA " , exibida pela hoje extinta TV Manchete em 1985 ) . 

    E não parou mais : escreveu desde então , tanto como autor como coautor , 15 telenovelas ( boa parte delas de considerável ou grande sucesso , como " XICA DA SILVA " , "O CRAVO E A ROSA " , CHOCOLATE COM PIMENTA " , "ALMA GÊMEA " e " CARAS E BOCAS " ) , 8 séries ou minisséries e 9 peças de teatro ( Walcyr também foi o primeiro a perceber que ANA PAULA ARÓSIO era apenas um rostinho bonito : a destacada atuação da atriz em uma peça de sua autoria - "BATOM  " , de 1995 - acabou sendo um trampolin para a sua carreira televisiva ) . Walcyr ainda escreveu 34 livros , sendo alguns deles , como "O MENINO NARIGUDO "( 2003 )  e " VIDA DE DROGA " ( 2000 ) , são adotados como livros paradidáticos em escolas públicas e , além do prêmio SHELL ( recebido em 2002 , como melhor autor de teatro em virtude da peça " ÊXTASE " ) , recebeu 16 prêmios por seus trabalhos na televisão ( o principal desses prêmios foi o TROFÉU IMPRENSA - uma versão tupiniquim do Oscar - recebido em 2014 em virtude da novela "AMOR À VIDA " ) . Caipira - no bom sentido - de nascimento ( ele é natural da cidade paulista de Bernardino de Campos ) , em 2009 recebeu o título de "um dos cidadãos paulistanos do ano "......Ufa ! Enfim , um currículo para deixar qualquer papai orgulhoso ! Walcyr ainda encontrou tempo para ser polêmico : em entrevistada para a revista PLAYBOY , publicada em maio de 2013 e quando questionado sobre sua sexualidade , foi curto e direto : " SOU BISSEXUAL E ACHO QUE TODO MUNDO TAMBÉM É " ( e aí , amigo leitor ou amiga leitora : esse é o seu caso ? ) .....Este escriba é sincero : não acompanho novelas e já tinha apenas ouvido falar no nome dele . Ao ler apenas de crônicas escritas por ele , a agradável surpresa : O SUJEITO ESCREVE MUITO ! Destaco aqui 2 trechos logo da primeira crônica , " O TEMPO E A MEMÓRIA " : " ....Olhando em torno , penso que essa é a grande vantagem dos anos . A gente forma famílias não só de sangue . Mas de pessoas que nos acompanham , de perto ou de longe , sempre em um cantinho do coração " , " Sorrio . A entrada de um novo ano mostra que a vida continua . Passado , presente e futuro se misturam , com muita coisa boa para acontecer . " Essas sábias palavras também se encaixam como uma luva na divertida - e em ritmo de contagem regressiva - crônica de hoje  de autoria do jornalista e eterno contador de histórias ROBERTO SAZBUNIA .....CONFIRA : 

"Bro ? Esse cronista quase sexagenário agora deu pra falar gíria das comunidades

cariocas ? Ou do nova-iorquino Brooklin  ( ABAIXO ) ? Yeah, bro ! ( pra quem não sabe, a

expressão se traduz como ' e aí, meu irmão ! '  ou ' mermão ' , com pronúncia

acariocada ).


Nada disso, o tiozinho não está se passando por sobrinho, não. Então, o que raios

é BRO? Brasil República Organizada ? Brasileiros Redondamente Obtusos ?

Banda dos Ratos de Ópera ?

Antes que me acusem de auto plágio e me submetam

a impeachment, já vou entregando : escrevi  ( ABAIXO , DE JAQUETA CLARA , ROBERTO SZABUNIA ) algo semelhante há oito anos, no

primeiro setemBRO como cronista do ND. ( jornal NOTÍCIAS DO DIA )


Sacou ? SetemBRO. Então, o ' bro ' é tão somente a sílaba final dos meses que

formam o último quadrimestre do ano. Há duas vias para o estado de espírito das

pessoas, a partir de hoje. Numa delas, o ânimo melhora, a expectativa é positiva,

a disposição aumenta e o mundo parece ficar mais colorido.

Afinal, com o fim do

inverno, a chegada da primavera, os dias começando a ficar mais longos e menos

frios, tudo muda.

Vêm aí os feriados do segundo semestre, a praia, a expectativa

pelo fim do ano, as festas, as férias...


E há, claro, o viés sombrio, a via do negativo. Só quatro meses pro fim do ano,

tanto trabalho por fazer, tão pouco tempo...

Bem, já passei por isso quando, no

tempo de agência de comunicação, editava uma dúzia ou mais de periódicos de

empresas. Se houvesse algum atraso, a partir de setembro o esforço

quadruplicava, pra fechar todos antes das férias coletivas.

Nada pior do que o

jornal interno de dezembro sair em cima do laço, no último dia de trabalho, todos

mais preocupados com férias, Natal, viagens e muito mais tarefas do que ler o

jornal.

 Em janeiro ele já virou passado. Mesmo assim, dá pra transformar também

essa via em algo positivo, gastando uma energia a mais pra deixar tudo em dia e

curtir as férias numa boa.


Hoje, dia 1º de setembro, o sol e as flores já ficam mais brilhantes e coloridos,

saudando o aniversário daquela que me acompanha há quase 37 anos ( muito

antes, se considerar o tempo em que eu era o adolescente apaixonado e tímido,

sem coragem de me declarar ). Parabéns, benhê ! Alcançou-me...( ABAIXO , ROBERTO E SUA DIGNÍSSIMA )


Passado setembro, vêm dois outros bros. Outubro e novembro aumentam a

ansiedade, trazendo aquele ar de verão, os feriados se sucedendo e oferecendo

uma avant première do que ainda vem por aí.

Dezembro, finalmente, chega com seus dias ensolarados e cheios de calor. O fim

do ano letivo, a última semana de trabalho, as festinhas de encerramento, os

amigos secretos...

A propósito, faz anos que não participo da cerimônia de amigo

secreto. Nos velhos tempos, o presente mais comum era CD. E agora ? Com o

disquinho em desuso, o que rola de presente ? Ainda fazem a brincadeira ?


Final de ano, no Brasil, é realmente uma janela dentro do calendário. Por essa

janela as pessoas conseguem enxergar um mundo diferente,

em que as

preocupações cotidianas dão lugar à alegria de viver. E tudo pode começar hoje.

Certo, bro ? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário