quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Viagem Musical : Paz e Amor , Cara !

WILLIAM SHAKESPEARE , VICTOR HUGO , DANTE ALIGHERI ,ERNST HEMINGWAY , JÚLIO VERNE ( ABAIXO )  , CERVANTES , MOLIÉRE ,  entre muitos  outros "monstros " da história da dramaturgia e da literatura mundial cuja memória deste pobre e limitado escriba neste momento não consegue resgatar têm outra coisa em comum : AS SUAS OBRAS NÃO SÃO DE NADA ! ...."O quê ? Esse cara ficou louco ? Que bicho andou mordendo esse escriba ? " , já deve ter se perguntado você .



Bom , quem tiver como gosto , como motivo  de sua curiosidade e como tema de sua pesquisa um tema chamado MITOLOGIA - principalmente as mitologias de povos , como NÓRDICOS , GREGOS ANTIGOS ( ABAIXO , O DEUS GREGO APOLO ) , ASTECAS e EGÍPCIOS - logo dará razão a este escriba : nem mesmo gênios incontestes , como os que foram citados há pouco , não conseguiram produzir alguma obra que chegasse perto das fabulosas histórias mitológicas !

 Um exemplo ? Diziam e acreditavam os antigos gregos que havia uma divindade chamada ÁRTEMIS 9 ABAIXO ) : filha de ZEUS - o deus supremo dos antigos gregos - e da deusa LETO e sendo a  irmã mais velha de APOLO ( uma das maiores entre as antigas divindades gregas : era relacionado , entre muitas coisas , à Medicina , à poesia e à adivinhação ) , auxiliou sua mãe no trabalho de parto em que nasceu seu irmão , mas não gostou nada do que viu .....

As fortes dores sentidas por sua mãe ( entre os antigos gregos os deuses também sofriam ! ) a fizeram ter aversão ao casamento e contava-se que certa vez , ao aniversariar , teria feito um pedido a seu poderoso pai : que ela vivesse nas florestas , matas e bosques junto aos animais e livre como um pássaro , e assim seu desejo foi atendido . ( ABAIXO )

Um tanto arisca e selvagem , Ártemis tornou-se a deusa dos bosques , da caça , da Lua , da natureza , da pureza e da castidade ( um sujeito chamado ACTEÃO teria a visto banhando-se - ABAIXO -  ; ó coitado : a deusa o transformou em uma veado - no bom sentido , é claro - para que seus próprios cães se voltassem contra ele .....) .

Cultuada em todas as regiões da Grécia antiga , aconteciam vários festivais  em sua honra ( os camponeses tinham-na como sua protetora ) , era representada como uma belíssima jovem com um arco dourado e uma flecha nas mãos , carregando um coldre de setas no ombro , vestindo uma túnica branca curta e sendo seguida de perto por animais ferozes . Em muitas representações ela parece correndo livre por bosques , florestas e matas ou então cantando ou fazendo coreografias em companhia  espíritos femininos da natureza , AS NINFAS ( ABAIXO )  .

Algo curiosíssimo : em certas representações ela representada ao mesmo tempo como uma PROSTITUTA SAGRADA ( o quê ? ) e como uma virgem responsável pelos partos .....Essa contradição tem uma explicação ( até rimou ! ) : isso representava o DUALISMO FEMININO ( concebe e mata , protege e destrói ) e os animais ferozes que a seguiam representavam os fortes impulsos que devem freados ( ah , bom ! ) .....

Não se sabe exatamente quando e com quem surgiu o culto à essa figura : especula-se que tribos que viviam na região da ANATÓLIA ( equivalente hoje à parte asiática da Turquia ) séculos antes do surgimento da civilização grega e cujas mulheres eram exímias caçadores ( especula-se também que essas mulheres teriam dado origem  ao mito das guerreiras AMAZONAS ) já cultuassem uma divindade com características semelhantes e mais ou menos na mesma época e região cultuava-se uma deusa chamada CIBELE ( ABAIXO ) , muito semelhante à Ártemis .

Uma das características mais positivas da civilização romana foi a de ter mantido e adaptado à sua realidade antigos costumes e crenças mitológico-religiosas dos povos que conquistaram : como é sabido , por exemplo , os romanos deram continuidade à mitologia grega e rebatizaram suas antigas divindades com nomes romanos . Ártemis ganhou o nome de DIVIANA , mais tarde encurtado para DIANA ( ABAIXO ) e que significada simplesmente "DEUSA " : 13 de agosto era a data de sua celebração entre os romanos ( como aconteceu com tantas antigas tradições pagãs , a Igreja Católica se apropriou disso e determinou que essa data - mais tarde  alterada para 15 de agosto - seria  dedicada à ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA ) . Obviamente , guardadas as devidas proporções , a postura de independência e altivez da mais feminista das divindades gregas lembra de certa maneira a personagem do dia do " VIAGEM MUSICAL ".......

     A história de JOAN ELIZABETH OSBORNE teve início em 8 de julho de 1962 , quando veio ao mundo na minúscula e modorrenta cidade norte-americana de ANCHORANGE , no Estado de Kentucky ( a cidade atualmente tem uma população de pouco mais de 3.000 pessoas e um território de apenas 7,9 quilômetros quadrados , menor do que , por exemplo , o populoso bairro joinvilense do AVENTUREIRO , com seus 9,29 quilômetros quadrados - ABAIXO , A IGREJA EPISCOPAL DE LOUISVILLE , SUBÚRBIO ONDE A CANTORA NASCEU ) .

 Embora a música sempre fizesse parte de sua vida , ela só se tornou uma musicista profissional em 1989 , aos 27 anos : como resultado de vários anos de economia , aquela tímida garota loira vinda do interior e já morando na gigantesca Nova Iorque ( ABAIXO ) acabou criando a própria gravadora - chamado WOMANLY HIPS MUSIC - com o objetivo não só de fazer suas próprias produções como de chamar a atenção de uma gravadora maior e mais bem estruturada .

Embora seu primeiro disco tivesse sido lançado em 1991 - " SOUL SHOW : LIVE AT DELTA 88 " ( o disco era a gravação de uma apresentação realizada em 22 de maio de 1991 , na qual Joan cantou algumas músicas de sua própria autoria ) - ela teria mais de esperar mais um ano para enfim começar aos poucos a alçar voos mais altos e nada melhor do que estar ao lado de duas lendas : em 1992 Joan participou de um concerto no bairro nova iorquino do Brooklin junto com IGGY POP ( performático cantor que é considerado um dos ícones do rock da terra do Tio Sam ) e a multi colorida CYNDI LAUPER ( ABAIXO - um dos ícones tanto da já longínqua década de 80 como do movimento gay ) .

 Só que quem acabou roubando a cena foi justamente ela , ao cantor uma velha canção chamada " WHAT YOU GONNA DO " : impressionados com o que viram e ouviram os executivos da gravadora MERCURY  não tiveram a mínima dúvida , a contrataram e passaram a tê-la como a sua grande aposta  . Já preparando caminho para o primeiro disco oficial de Joan ( ABAIXO ) ,

 em 1993 a gravadora lançou um mini disco - com apenas 3 músicas chamado " BLUE MILLION MILES " , várias músicas do futuro disco de Joan e ainda gravações demo feitas por ela em uma velha FITA  K7 ( ABAIXO - artigo hoje em dia desaparecido e que parece ser  da época das cavernas ) ; apesar de tanto material - bom , diga-se de passagem - ter sido lançado , curiosamente  a campanha de divulgação feita pela gravadora foi pequena .

Já estava tudo certo : o disco de Joan seria lançado em 1994 , teria o nome de "CHICK " e seria majoritariamente de soul e GRUNGE ( gênero de rock então muito em voga e que teve na banda norte-americana NIRVANA - ABAIXO - o seu grande nome ) , só que muitas vezes o planejamento , a organização e o pragmatismo acabam perdendo de goleada para o IMPREVISTO  ......Às vésperas do lançamento do disco , a gravadora contratou os compositores-músicos ERIC BAZILIAN , ROB HYNAN e RICH CHERTOFF : o trio , em parceria com a própria Joan , compôs novas músicas .

 Resultado : um novo disco , com um repertório quase que completamente diferente do disco original acabou sendo gravado ( algumas do disco " CHICK " permanecem inéditas até hoje ) . Lançado em 21 de março de 1995 , o disco " RELISH  "  envolveu uma verdadeira orquestra durante suas gravações : envolveu 14 músicos , incluindo o já citado trio de compositores . Tanto esforço acabou sendo recompensado , e de maneira surpreendente : estima-se que só nos Estados Unidos perto de 2 milhões de cópias do disco ( ABAIXO )  tenham sido vendidas , rendendo 1 DISCO DE OURO , 1 DISCO DE PLATINA , 1 DISCO DE PLATINA DUPLO e outro de PLATINA TRIPLO ......Mas , afinal , por que tamanho sucesso para o disco de uma cantora que era praticamente uma estreante e ilustre desconhecida ? Além , é claro , de ser um ótimo trabalho um nome explica esse  estrondoso sucesso : "ONE OF US " ....

       Para horror de boa parte dos conservadores e puritanos norte-americanos , a música lança  perguntas , como " E SE DEUS NÃO SÓ ESTIVESSE ENTRE COMO TAMBÉM FOSSE UM DE NÓS ? " , " TENDO OS MESMOS DEFEITOS E PROBLEMAS QUE NÓS , POBRES MORTAIS ( ABAIXO ) , COMO AS PESSOAS O VERIAM E TRATARIAM ? " .....Polêmica à parte , a música acabou sendo a grande locomotiva do disco , tendo estado entre as mais ouvidas em 11 países , fora os Estados Unidos ( no Brasil foi a décima terceira música mais ouvida no ano de 1996  ) e sendo completamente diferente do restante do disco , que foi majoritariamente de country , blues e folk ( Joan a gravou de uma maneira mais suave que nas faixas do disco ) .

A música , que começa de maneira bem despretensiosa e até cômica , com a voz supostamente de uma mulher idosa cantando uma canção espiritual ( a tal "velha" é a própria Joan cantando e a música em questão é " THE AIRPLANE RIDE " , composta por J.S. MacConnell ) , é bastante emblemática : além de mexer com um tema eternamente delicado e explosivo - A FÉ DAS PESSOAS ( ABAIXO ) - foi uma das poucas grandes músicas em uma época - década de 90 - em que o visual do cantor e o marketing passaram a ser mais importantes do que a qualidade da própria música , culminado nessa indigência musical que temos hoje......

Junto com a fama , o dinheiro , o tão sonhado sucesso , a badalação , os "tapinhas nas costas " e a exposição da vida íntima ao grande público , inevitavelmente , acabam surgindo as comparações : por uma certa semelhança vocal e física , pelo estilo musical mais voltado para o folk e pelo jeito despojado e um tanto hippie , Joan chegou a ser comparada por muitos a JANIS JOPLIN ( 1943-1970 - ABAIXO ) !

Exagero à parte , a cantora vivia um momento especialíssimo : tornaram-se comuns os seus duetos com outros cantores , mais especialmente com nomes , como BOB DYLAN e LUCIANO PAVAROTTI ( em 1996 , durante um concerto chamado " FAR WAR CHILD " , Joan fez dois memoráveis duetos com o saudoso tenor italiano - ABAIXO -  : as músicas " SAINT TERESA " e " GESU BAMBINO " ) ; esteve em turnê pela Europa até 1998 ; recebeu um prêmio GRAMMY ( na categoria de "melhor performance rock vocal feminino " ) com a música " SPIDER WEB " , uma das faixas de "Relish " ; teve  uma das melhores performances de sua carreira , ao interpretar a música " LODDER " ( a apresentação ocorreu em julho de 1997 , durante um concerto chamado " LILITH FAIR " ) e , reforçando a sua imagem "bicho grilo " , em julho de 1998 participou de uma edição do legendário FESTIVAL DE WOODSTOCK , ocasião em que também cantou algumas músicas de seu futuro disco .

Só que a partir de 1999 a coisas começaram a desandar......Nesse ano ela gravou a música " BABY LOVE " , de sua própria autoria ( a música foi tema do personagem interpretado pelo GUARDA-COSTAS , ops ! , pelo ator KEVIN COSTNER no filme " FOR LOVE OF THE GAME " ) , e "bateu o pé " : ela queria que a música fosse um single e tivesse uma divulgação , porém não concordou por não acreditar que a música viesse a fazer sucesso . Resultado : Joan ( ABAIXO ) e Mercury não chegaram a um acordo e a cantora acabou indo de "mala e cuia " para a gravadora INTERSCOPE . Só que havia um porém : o repertório de seu próximo disco estava registrado em nome de sua antiga gravadora e Joan teve de começar tudo do zero .....

     Lançado em 12 de setembro de 2000 , o disco - que recebeu o nome de " RIGHTEOUS LOVE " ( por sinal , a sua música-título ) - era bem mais curto que o primeiro disco de Joan ( teve 46 minutos e 4 segundos de duração contra 61 minutos e 6 segundos de "Relish " ) , mais dançante e jovem e trazia músicas com letras abordando temas cotidianos e existencialistas . Porém , de nada adiantaram os vários shows de Joan no Japão , as constantes aparições em programas de TV tanto nos Estados Unidos quanto na Europa e a produção do competente MITCHELL FROOM ( que consagrou-se ao produzir discos de grandes nomes da música dos Estados Unidos , como SHERYL CROW e SUZANE VEGA ) : o disco ( ABAIXO ) acabou sendo um retumbante fracasso . Dois motivos explicam isso : o fato de sua nova gravadora ser pequena e a demora em gravar o seu segundo disco ......

Embora continuasse a gravar com regularidade ( entre 2002 e 2006 Joan gravou 3 discos e 3 singles ) , a cantora ( ABAIXO ) acabou passando por um longo período de ostracismo : nessa época chegou a fazer parte , por breves períodos , das bandas THE FUNK BROTHERS e THE DEAD e do trio country DIXIE CHICKS ; participou do filme-documentário " STANDING IN THE SHADOWS OF MOTOWN " e , novamente para horror dos conservadores-puritanos de plantão , durante uma entrevista realizada em 2003 revelou ser bissexual ........

Joan só renasceria artisticamente em maio de 2007 , data do lançamento do disco " BREAKFEST IN BED " ( ABAIXO ) : tendo 16 faixas e sendo um disco predominantemente de música soul , acabou fazendo tanto sucesso que acabou sendo no lançado em vários países europeus ao fim daquele ano ( seus destaques foram as músicas " HEAT WAVE "e " WHT BECOMES OF THE BROKENHEARTED " ) .No embalo do sucesso ,  ano de 2008 , além do lançamento do disco " LITTLE WILD ONE " e para a alegria de seus fãs , representou a volta da cantora à sua raiz  pop-rock e a retomada de sua parceria com o trio Eric Bazilian- Rob Hyman-Rick Chertoff .

Em quase 3 décadas de carreira a cantora ( ABAIXO ) gravou 12 discos , 7 singles , teve 35 participações ( como cantora de apoio , fazendo duetos ou participando de trilhas sonoras ou discos coletivos ) e além de ser uma exímia vocalista , toca guitarra e saxofone .....COM VOCÊS , O SOM HIPPIE DE JOAN OSBORNE NO CLIPE DA GRANDE "ONE OF US " !

Nenhum comentário:

Postar um comentário