quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Viagem Musical : Casada Com O Sucesso

QUAL É A FÓRMULA DO SUCESSO ? Esta é uma pergunta simplesmente impossível de ser respondida ! Muitas vezes não basta ter TALENTO  e QUALIDADE  ( mesmo que artista tenha esses requisitos , inexplicavelmente em muitas ocasiões acaba não alcançando o tão sonhado sucesso .....) e também fazer sucesso não significa necessariamente ser talentoso .....( ABAIXO , MICHEL TELÓ SOLTANDO O GOGÓ PARA CANTAR PROVAVELMENTE "AI SE EU TE PEGO " )

Fazer sucesso é algo equivalente a ter SORTE : ele não escolhe sexo , credo religioso , preferências clubísticas ou políticas , cor da pele , etc... etc... e pode contemplar qualquer um que , diga-se de passagem , também tenha um pouco de SORTE . ( ABAIXO )

Como explicar , por exemplo , o sucesso de um dos grandes ícones da década de 80 , o musical romântico " FLASHDANCE " ? " Ah , mas era um filme cujo principal tema era a DANÇA " . OK , mas ao longo das décadas de 40 e 50 , Hollywood foi pródigo em produzir filmes musicais , por sinal muito mais antológios e icônicos do que "Flashdance " ( 1983 )  , como , por exemplo , "DANÇANDO NA CHUVA " ( de 1952 , protagonizado por GENE KELLY - ABAIXO ) .....

" Ah , mas a história do filme era a respeito de uma jovem dançarina , que tem de trabalhar de dia como operária para poder sobreviver , se apaixona pelo chefe e enfrenta todos os obstáculos para realizar o sonho de  se tornar uma dançarina profissional ". Bom , a história - por sinal baseada , em um caso real vivido pela canadense MAUREEN MARDEN - do filme não é muito diferente da de tantos outros filmes ....( ABAIXO , CLÁSSICA CENA DE "FLASHDANCE " )

JENNIFER BEALS ( ABAIXO - a atriz que protagonizou o filme foi escolhida em um teste e teve como uma de suas concorrentes outra então ilustre desconhecida : uma certa DEMI MOORE .....) , MICHAEL NOURI , LILIA SKALA , SUNNY JOHNSON , MALCOLM DAMARE ......por acaso , você tinha ouvido falar neles ?

Pois é , mesmo com ilustres desconhecidos e sem nenhum medalhão hollywoodiano capaz de levar multidões às salas de cinema , "Flashdance " tornou-se um ícone e acabou servindo de inspiração para inúmeros artistas ( o videoclipe da música "I´M GLAD " , de JENNIFER LOPEZ - ABAIXO - um dos ícones da numerosa comunidade latino -americana dos Estados Undos - tem coreografias de "Flashdance " )  ......

Se é um tanto difícil explicar o sucesso do filme , a tarefa de explicar o porquê do sucesso da cantora que justamente interpretou a música-tema do filme -"WHAT A FEELING " - é bem mais fácil ! Pode -se afirmar que a cantora - IRENE CARA - e o SUCESSO nasceram um para o outro ....." Irene Cara ? Quem é ela " , imediatamente você deve ter se perguntado : para entender melhor essa história voltaremos algumas décadas , mais precisamente `a gigantesca cidade de Nova Iorque na data de 18 de março de 1959 quando veio ao mundo IRENE ESCALERA ( ABAIXO ) .

Mal ela havia deixada as fraldas , em 1962 já participava de um concurso "LITTLE MISS AMERICA " e o vencia : ali o pai dela , um porto riquenho chamado GASPAR , percebeu que tinha uma verdadeira pequena notável em casa , um joia bruta a ser lapidada ! Após ter cursos de música, dramaturgia e dança ( ela também aprendeu a tocar piano , mas conta própria ) , em 1968 a pequena Irene já estava pronta para o sucesso , tendo seu pai assinado um contrato com a gravadora GEMA . Tendo sido criada falando mais a língua de Cervantes ( ABAIXO ) que a língua de Shakespeare ( sua mãe era cubana ) , Irene acabou gravando dois discos em espanhol , " ESTA ES IRENE " ( 1968 ) e um disco de canções natalinas ( 1970 ) : a intenção era conquistar a já crescente comunidade latino-americana dos Estados Unidos ......

JOGADA DE MESTRE ! Não só esse objetivo foi alcançado ( canções tradicionais em língua espanhola , como " OLA OLA OLA " , "MIGUEL E ISABEL " e " CALLATE NIÑA " foram regravadas por Irene ) , como sua presença se tornou constante em programas da TV dos Estados Unidos e seu trabalho alcançou repercussão no México , em Porto Rico ( ABAIXO , PORTO RIQUENHOS EM NOVA IORQUE ) e até na Espanha !

      A popularidade da pequena notável de origem latina era tão grande nessa época , que ela chegou a participar de um concerto em tributo ao legendário músico norte-americano DUKE ELLINGTON ( 1899-1974 ) realizado em 1969 e que contou com participações de verdadeiras " feras " da música da terra do Tio Sam , como STEVE WONDER , SAMMY DAVIS JUNIOR ( 1925-1990 ) e ROBERTA FLACK ( ABAIXO ) .....Se naquele fim de década de 60 ela já se revelava um talentosa e promissora , mesmo ainda sendo criança , na década seguinte a já adolescente Irene revelou o outro lado de seu gigantesco talento : a difícil arte de interpretar .

 Ao longo de um período de 10 anos - entre 1970 e 1979 - , e quase sempre atuando como protagonista , ela participou de musicais na afamada Broadway , como " THE WIZ " ( 1975 ) e " GO TO DISCO " ( 1979 ) ; de seriados televisivos , como " LOVE OF MY LIFE " e " THE ELEKTRA COMPANY " e de filmes , como " AARON LOVES ANGELA " ( 1975 ) e " SPARKLES " ( 1977 ) , tendo o privilégio de poder ter atuado ao lado de mestres da interpretação , como MORGAN FREEMAN , MEL BROOKS , GENE WILDER e RAUL JÚLIA ( 1940-1994 - ABAIXO - ; um outro ícone da comunidade latina ) . 

Seu prestígio era tamanho , que nesse mesmo período recebeu 7 prêmios TONY AWARDS ( uma espécie de Oscar do teatro dos Estados Unidos ) e em 1976 chegou a ser pontada como uma das 20 mais promissoras atrizes daquele país ! Entre 1980 e 1983 uma já madura Irene atinge praticamente o ápice em sua carreira : além dos 5 filmes em que atuou , Irene ( ABAIXO ) conquistou 5 prêmios - tanto por suas canções quanto por suas atuações como atriz ( o principal deles foi o Grammy de 1980 , com a música " FAME " ) , protagonizou um seriado televisivo que levava o seu próprio nome e ainda foi uma das raras cantoras , ATÉ HOJE , a cantar mais de uma canção na badaladíssima festa do Oscar ( no Oscar de 1981 ela cantou " FAME " e " OUT HERE ON MY OWN " ) ......

Faltava ainda a "cereja no bolo " , aquilo que a consagraria definitivamente e essa cereja veio através do MESTRE CUCA , ops ! , do produtor musical GIORGIO MORODER ( ABAIXO ) com quem Irene já havia trabalhado anteriormente e que alcançou prestígio ao ter produzido vários discos da saudosa "rainha da disco music " , DONNA SUMMER ( 1948-2012 ) : curiosamente a ideia era que a música-tema de "Flashdance " fosse interpretada pelo cantor JOE ESPOSITO mas como não ficaria muito  bem uma protagonista ter uma música-tema interpretada por um homem a escolha natural acabou Irene .

 Composta por próprio Giorgio Moroder e por Keith Forsey , as letras da música acabaram sendo finalizadas pela própria Irene : como a inspiração não tem hora e nem local marcados , Irene acabou a tendo quando justamente se dirigia de carro para o estúdio para gravar a música ! Tocada apenas duas vezes , no início e no final do filme , imediatamente quando começa a tocar " WHAT A FEELING " vem à mente o filme : 

essa canção tão icônica valeu a Irene 9 prêmios ( entre eles o Oscar de 1984 , na categoria de melhor canção ) e chegou a liderar as paradas de sucesso em 7 países , além , é claro , dos Estados Unidos ( no Brasil essa música foia vigésima terceira mais ouvida no ano de 1983 ) . Mais recentemente , "What a Feeling " ( ABAIXO , CAPA DO DISCO DE MESMO NOME , LANÇADO EM 1983 E DA QUAL TAMBÉM FEZ PARTE A MÚSICA )  foi apontada como a vigésima segunda canção de maior sucesso da história ! Em resumo : Irene Cara havia atingido o topo da montanha , só que o problema era se manter nele ......

     Parecia que do alto da montanha Irene flutuaria pelo espaço e os relativos sucessos alcançados com os filmes " CITY HEAT " ( ABAIXO - um faroeste cômico de 1984 , no qual atuou com os consagradíssimos CLINT EASTWOOD e BURT REYNOLDS e cantou as músicas "EMBRACEBLE ON" e " GET HAPPY " ) e " CERTAIN FURY " ( um filme de ação de 1985 , no qual atuou ao lado de TATUM O´NEIL e cantou a música-tema , de mesmo nome que o filme ) deram a impressão que isso de fato aconteceria mas a realidade foi bem outra : 

além de uma sequência de fracassos ( os filmes " BUSTED UP " , de 1985 , e CAGED IN PARADISO " , de 1990 e o disco " CARASMATIC "- ABAIXO -  , de 1987 ) , problemas pessoais ( o fim de seu casamento com o cineasta CONRAD PALMISANO , em 1991 e depois de 6 anos de matrimônio ) e ainda por cima uma longa disputa jurídica contra sua antiga gravadora - GEFFEN , que teve início em 1984 e só terminou em 1995 , coma Justiça se posicionando a favor de Irene ......

Irene Cara ( ABAIXO ) e Sucesso parecem ter se divorciado : desde então a cantora-atriz tem se limitado a fazer shows pelos Estados Unidos com a sua banda HOT CARAMEL ( desde 1998 ela dona da própria gravadora , chamada CARAMEL ) , a esporádicas participações em peças de teatro , filmes , dublagens de desenhos animados e a dois solitários , a música " ALL MY HEART ( de 1997 , que fez bastante sucesso em países como Itália , Alemanha e França ) e uma nova versão de "What a Feeling " ( de 2001 , com remixagem do DJ BOBO ....sim , esse é o nome artístico da "fera " ! ) . 

Como cantora , Irene gravou apenas 6 discos e 16 singles mas em compensação participou de 28 discos coletivos e gravou 30 músicas para trilhas sonoras de 17 filmes . Ela ( ABAIXO )  também toca guitarra e trombone e ser viu de musa inspiradora para as músicas " IRENE CARA MIA " ( gravada em 1985 pelo sambista-roqueiro e infelizmente fanático flamenguista JORGE BEN JOR ) e " HUNGRY " ( gravada em 1997 pelo rapper norte-americano COMMON ) ......COM VOCÊS A VOZ LATINA DE IRENE CARA ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário