terça-feira, 13 de setembro de 2016

Fala , Dona Alegria !

Por acaso você já chegou a imaginar algum vez a seguinte situação : de repente todos os nomes adquiririam vida e personalidade próprias , independente das pessoas que eles batizam......Nessa situação surreal , com certeza algum nome popular , como MARLI , por exemplo , seria aquela pessoa extrovertida , conversadora ( ABAIXO ) e que sempre teria alguma história ou fato curioso , bizarro ou engraçado para contar .

Já que o nome MARLI acabou de ser citado , então quais seriam a sua origem e o seu significado ? Não há um consenso a respeito disso : esse nome seria de origem grega e significaria " Bosque com árvores frutíferas " , já outros afirmam que o seu significado seria "  cheia de MARGA " ( a MARGA - ABAIXO - é um tipo de pedra calcária )

e há ainda quem diga que o nome veio do francês MARLY ( muito provavelmente é uma referência a cidade francesa de MARLY-LE-ROI , local onde entre os séculos 17 e 19 existiu um  castelo - ABAIXO , EM GRAVURA DE 1724 - pertencente aos reis daquele país e que era um pouco menos luxuoso e glamouroso que o famoso CASTELO DE VERSALHES , tendo sido uma espécie de refúgio íntimo dos monarcas franceses : vendido a um industrial e demolido em 1806 , hoje no local existe um parque público e alguns fundamentos da construção no topo de uma ladeira ) .

Este modesto e limitado escriba , no entanto tem um palpite : talvez esse nome venha de um termo já desparecido da LÍNGUA INGLESA , a palavra MARLEY , que significa "belo bosque " ( Hum...., talvez esse seja um dos motivos pelo quais o saudoso reggae man jamaicano BOB MARLEY - ABAIXO -  , gostava tanto de fumar uma "verdinha " ! ) .

Partindo do princípio de que o significado desse nome tenha realmente a ver com bosque , iremos nos com 3 figuras curiosíssimas ......Um ser belo , perfeito , justo , equilibrado , sério , bondoso e generoso ......, pelo menos essa é a imagem que todos costumam ter , através dos tempos , de Deus ou de deuses , só que para os antigos gregos há milhares de anos atrás não era bem assim . Imagine um ser divino com as seguintes características : CHIFRES E PATAS DE BODE , sendo metade homem metade cabra ( ABAIXO ) . " Mas isso é o capeta ! " , já deve ter imediatamente pensado você .

Filho de HERMES ( ABAIXO - conhecido pelos antigos romanos pelo nome de MERCÚRIO , era o deus-mensageiro da mitologia grega , tendo sido caracterizado pela esperteza e por possuir sandálias aladas , ou seja , em forma de asas )

 e da NINFA DRÍOPE ( como já chegou a ser comentado em outra oportunidade , as NINFAS eram espíritos femininos relacionados a elementos da natureza - ABAIXO , DUAS NINFAS QUE VIVIAM NOS BOSQUES : AS HAMENÍDEAS ) .

Justamente , em virtude de sua  incrível feiura , acabou sendo abandonado pelos pais e criado por ninfas ( seria ele a primeira vítima de BULLYNG da história ? ) e também acreditava-se que PAN - a divindade em questão e cuja nome significa " tudo "  - tivesse sido fruto das relações  de PENÉLOPE ( ABAIXO - a mulher do herói mitológico ULISSES e que era tido como o símbolo da fidelidade conjugal ) com os seus muitos admiradores ( Eita ! Isso com ela sendo fiel .....)  .

 Como as divindades gregas também eram dotadas de falhas e sentimentos e talvez até em virtude desse abandono , tornou-se um sujeito arteiro , atrevido  , irreverente e  , de certa maneira maneira , debochado : ele costumava assustar os humanos com uma TROMBETA ( ! ) e vivia perseguindo as assustadas ninfas , especialmente ECO , ÔNFALE , SELEVE ,  ARTÊMIS e SIRINGE ( essa última chegou a mudar de forma para escapar dele - ABAIXO .....) .

   Considerado a deus dos pastores , dos rebanhos , bosques e a própria personificação da NATUREZA , PAN também era um misto de pastor ( era também representado tocando uma flauta feita de caniço e era tido como criador da flauta dos pastores caçador  ) , caçador , pescador e até guerreiro ( a figura de PAN chegou a ser representado em um filme hollywoodiano : " O MÁGICO "- ABAIXO -  , de 1926 ) : 

ele teria lutado contra um grupo de terríveis seres gigantescos , os CÍCLOPES ( ferreiros que tinham um olho na testa - ABAIXO - e que fabricavam os raios que eram utilizados pela divindade suprema dos antigos gregos , ZEUS ) , e ainda auxiliado o Exército da cidade de Atenas em uma guerra contra os persas , mais precisamente a famosa BATALHA DE MARATONA , que ocorreu nas proximidades daquela cidade em setembro do ano 490 antes de Cristo . Os gregos também consideravam o PINHEIRO e o CARVALHO , árvores sagradas e que eram consagradas à PAN .....

Existem aqueles que afirmam - e não é meia dúzia de historiadores - que já na antiguidade havia um forte intercâmbio comercial entre a Grécia , a África negra e até mesmo parte do continente americano : um forte indício disso é a existência de outras figuras mitológicas muito semelhantes a PAN em antigas civilizações dessas regiões . Um figura bastante complexa , caracterizada , entre muitas coisas ,  pela independência e pela liberdade , OXÓSSI ( ABAIXO ) - uma antiga divindade africana , é tida como uma entidade presente nas matas e que protege os animais .

 Vindo para terras do chamado " Novo Mundo " , mais precisamente para o México da fabulosa civilização ASTECA , nos deparamos com TLALOC ( ABAIXO ) , deus da montanha , da chuva e das nascentes . A exemplo de gregos , africanos e povos nórdicos do centro e norte da Europa , os deuses astecas também tinham sentimentos e TLALOC não era aquilo que chamamos hoje de "flor que se cheire " :

 em troca das chuvas , ele exigia o sacrifício de BEBÊS ( TLALOC era casado com CHAUCHIUIHTLICUE- êta nome ! -  , a deusa do parto - ABAIXO )  , que eram COZIDOS e COMIDOS pelos sacerdotes que dirigiam os cultos à ele (eeeecccaaaa !!!! ) .......

Se o nome MARLI indiretamente faz lembrar figuras divinas ligadas à natureza , o nome e , principalmente ,a personalidade , de MARLI SILVA AVANCINI ( ABAIXO ) lembram três palavras :  SORRISO , ALEGRIA e SIMPATIA . Desde o já distante ano de 1997 , quando a conheci e fui pela primeira vez atendido por ela , não me recordo de alguma tenha-la encontrado de "cara amarrada " . 

Fruta da paixão intensa , do amor e da união entre a passionalidade e a alegria italianos ( seu saudoso pai nasceu na italianíssima cidade de Rodeio , na região do vale do rio Itajaí-Açú ) e do melancolismo e sentimentalismo luso-açorianos ( sua mãe , MARIA SILVA , nasceu em Camboriú ) , Marli também em seu DNA a GENIALIDADE , sendo filha do genial discípulo do alemão FRITZ ALT , o escultor MÁRIO AVANCINI ( 1926-1992 - ABAIXO ) . 

   Juntamente com o seu irmão MARCOS , foi um dos únicos membros de sua numerosa família a seguir a carreira artística e também a literalmente VENDER ARTE : escultora , é membro da AAPLAJ ( Associação dos Artistas Plásticos de Joinville , entidade criada em 1983 e que atualmente tema sua sede em um dos galpões - ABAIXO - da tão esquecida e abandonada CIDADELA CULTURAL ) e desde 1978 é gerente de uma tradicional e antiquíssima loja de discos e vídeos musicais da cidade , localizada na rua XV de Novembro e próxima ao terminal urbano . 

Nascida na histórica e eternamente bela São Francisco do Sul no último dia de 1953 , viveu pouco tempo em sua terra natal : em 1956 sua família mudou-se para Joinville . Figura muitíssimo conhecida na cidade , Marli tem como preferida a seguinte frase : " Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa amanhã virará pó no filtro da memória . Mas o sorriso (....) ah , esse resistirá a todas as ciladas do tempo " . De autoria do escritor gaúcho CAIO FERNANDO ABREU ( ABAIXO - ele viveu entre 1948 e 1996 ; costumava abordar temas pesados , como MEDO , MORTE e SEXO e foi uma das muitas vítimas do assassino vírus da AIDS ) , a frase se encaixe como "uma luva " em Marli .....

No interessante vídeo do dia e do alto de seus 62 anos de vida e experiências ,essa mulher - baixo , em termos de estatura física mas gigantesca , em termos de calor humano ( ABAIXO ) - revela um pouco mais de sua personalidade e de sua infância e faz uma interessante paralelo entre SER CRIANÇA na sua época e SER CRIANÇA hoje ....VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário