segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Som de Joinville : Homem-Rock

Hoje este escriba acordou com uma dúvida : o que seria um GÊNIO ? Veja o que um dos meus velhos amigos e companheiros de trabalho - o DICIONÁRIO AURÉLIO - respondeu : " 1 - Espírito benéfico , que , segundo os antigos , presidia ao destino de cada um , 2- Altíssimo grau de capacidade mental criadora , em qualquer sentido ( ABAIXO , UM DELES : O FÍSICO JUDEU-ALEMÃO ALBERT EISNTEN ) , 3 - Homem de potencial intelectual incomum , 4 - Índole , temperamento , 5 - Mau gênio , irascibilidade . " .....

Como sempre venho fazendo ultimamente , decidi fazer uma viagem etimológico-histórica e dar uma passada na velha " CIDADE ETERNA " , ou seja , em Roma : a palavra GÊNIO vem de GENIUS , ou seja , os tais espíritos que nasciam junto com uma pessoa e a acompanhavam até a morte , dirigindo o seu destino ( algo bem semelhante aos ANJOS DA GUARDA cristãos- ABAIXO  ) .

Mas como é que uma palavra de sentido originalmente sacro foi adquirir essa conotação que tem hoje , de uma pessoa com uma capacidade fabulosa  para realizar uma determinada atividade ou que tenha uma inteligência muito acima da média ? É provável que isso tenha sido resultado de um engano : ao traduzirem a maior obra da literatura árabe - " AS MIL E UMA NOITES " -

os franceses acabaram relacionando a antiga palavra de origem romana a um termo árabe chamado DJINN , que significa   " GÊNIO " , ou seja , aquela figura mitológica árabe ( ABAIXO )  capaz de realizar quaisquer tipos de desejos passou também a ser relacionada àquela pessoa com algum tipo de habilidade incrível ou de inteligência superdotada ( espero não ter confundido a sua "cuca " ! ) .

Definir o que é o termo GÊNIO e ir buscar as suas raízes é uma tarefa relativamente simples , agora a coisa "aperta " quando a tarefa é definir um sujeito chamado WILLIAM SHAKESPEARE ( 1564-1616 - ABAIXO )......

Com 1.000 % de certeza você já ouviu falar naquela célebre , popularíssima e manjadíssima história de "ROMEU E JULIETA " ( ABAIXO ) , por sinal a mais conhecida  trama - junto com "HAMLET " ( aquela da mais cruel dúvida da história da dramaturgia mundial : " SER OU NÃO SER , EIS A QUESTÃO " ) - escrita pelo genial dramaturgo inglês : como é sabido , após enfrentarem muitos obstáculos - principalmente o fato de serem de famílias mortalmente inimigas - , os dois "pombinhos " acabam morrendo ao final .

 Como costumava repetir , até com frequência outro gênio - o saudoso CHACRINHA ( 1917-1988 - ABAIXO ) - , " NADA SE CRIA E TUDO SE COPIA " e este escriba desconfia que a grande inspiração para a obra-prima do gênio inglês tenha vindo da história a ser contada a seguir ......

Bom , vamos à história : era uma vez um belo rapaz chamado LEANDRO , que vivia na cidade de ABIDOS , às margens do estreito de Helesponto ( hoje esse estreito leva o nome de DADANELOS , e situa-se na parte asiática da Turquia ; em relação à cidade , tendo sido fundada por volta do ano 700 antes de Cristo pelo povo TRÁCIO , foi um importantíssimo posto e porto aduaneiro , e deixou de existir no século 15 , estando hoje em ruínas ) e que olhava , maravilhado para o outro lado do estreito , mais precisamente para a cidade de SESTO . ( ABAIXO , MAPA COM LOCALIZAÇÃO DAS DUAS CIDADES )

Ali vivia , mais precisamente no alto de uma torre , uma linda garota chamada HERO e  que era uma das sacerdotisas da deusa AFRODITE ( divindade relacionada ao amor - ABAIXO ) . Todas as noites o jovem apaixonado atravessava o estreito para se encontrar com a amada , sendo guiado pela luz acendida por ela do local onde vivia , mas eis que aconteceu a tragédia :

uma fortíssima tempestade apagou a luz e fez com que ele perdesse o rumo e se afogasse . Chocada , após ter encontrada o cadáver de seu amado na manhã seguinte ( ABAIXO ) , Hero se atirou ao mar para se encontrar com seu amado Leandro em outra vida ......Que trágico , não ?

     Tive que fazer outra viagem etimológico-histórica ( " Pô , mas esse escriba está viajando mais do que o Lula ! " ) , dessa vez pela própria Grécia ( ABAIXO )  : o nome LEANDRO vem de LEÍANDROS , ou seja , " Homem-Leão " . Há quem afirme que esse nome tenha tido origem na expressão LEÎOS , ou seja , "dócil " e , portanto , Leandro significaria " homem dócil , ou gentil " . Esse tem 10 variações ( Landre , Landrea , Landrie , Leander , Leandre , Léandre , Liander , Liandro , Liandre e Lander ) e é muito popular na Itália e em países de línguas portuguesa e espanhola .

Para os mais supersticiosos e que acreditam na força dos números na vida de alguém , esse nome está relacionado ao número 6 ( segundo os que acreditam nisso , esse número está relacionado á todas as pessoas com personalidade passional e humana ) e as pessoas com esse nome têm as seguintes características ( ABAIXO , UMA DAS PERSONALIDADES COM ESSE NOME : O HUMORISTA LEANDRO HASSUM ) : sociabilidade e amizade , busca constante de aprimoramento profissional , compreensão , carinho , responsabilidade , altruísmo , meiguice , justiça , equilíbrio , diplomacia , ciume , utopia , ciúme , sentimento de possessão ( quando inseguros ) valorização da saúde e da família e gosto pela beleza e pelas artes .....

Sinceramente , como bom AGNÓSTICO , não acredito em nada disso : para começo de conversa não existem pessoas iguais , mesmo os irmãos gêmeos ( desculpe a quem acredita nisso  e aos que têm algum credo religioso ) , mas se for feita uma análise mais profunda , algumas dessas características se aplicam ao personagem do dia : LEANDRO BRIER CORREIA ( ABAIXO - em relação à meiguice e ao carinho , não sei e nem me interessa saber ! ) .....Joinvilense , nascido em 27 de agosto de 1980 - um mês e 23 dias depois deste escriba - , o conheci em 1993 : naquela ocasião estávamos na sexta série e na mesma turma , estudando no colégio Elias Moreira . Sobrinho de um dos professores de Física daquele colégio ( algo que se deve esclarecer : ele nunca foi beneficiado em virtude disso ) , era fácil se tornar seu amigo e só co chamávamos de LECO .

Corintiano roxo , a ponto de entoar cânticos da torcida GAVIÕES DA FIEL e para desespero deste que vos escreve ( não revelo minha preferência clubística nem sob tortura ! ) , ele os entoava com mais força nas infelizmente muitas vezes em que seu querido alvinegro do Parque São Jorge derrotou meu clube.....

Passaram-se 5 anos e no final de 1998 , uma boa e agradável surpresa, ainda mais para nós que estávamos na faixa dos 17-18 anos  ( ABAIXO , A NOSSA TURMA ) : ele pretendia formar uma banda de rock com seus amigos e colegas de escola ( este escriba chegou a ser convidado para fazer parte da banda , mesmo não sabendo tocar um mísero e meu nome artístico seria LUCIANO LARRUSSE .....KKKKK !!!!! ) .

 Fazia apenas 2 anos que um dos maiores ícones do rock , da poesia da juventude brasileiras havia partido - RENATO RUSSO ( 1960-1996 - ABAIXO ) - e a nova banda seguiria a mesma linha musical da já saudosa LEGIÃO URBANA : fã e profundo conhecedor da banda brasiliense ele começou a dar aulas de violão e , como concluímos o segundo grau e cada seguiu o seu caminho , depois disso eu o vi apenas 2 ou 3 vezes .....

Por um desses incríveis reencontros que as nossas vidas sempre proporcionam , recentemente voltei a ter contato com ele , mesmo que apenas pelo Facebook : no momento cursando História ( este escriba garante : ISSO VICIA ! ) e estagiando no Arquivo Histórico de Joinville , nestes 18 anos ele - que tem o nome artístico de LEANDRO NERUSS - teve passagens por diversas bandas e ultimanente vem se apresentando com um amigo - LEONARDO LAZARINI - pelas casas de show de Joinville com o nome de CHORDFELLAS . ( ABAIXO )

Nada de gritos histéricos , loucuras e sons distorcidos : a dupla realiza apresentações acústicas tocando e cantando o melhor da história do rock´n roll . Leandro-Leco-Neruss ( ABAIXO ) , que tem como frase preferida " O PROBLEMA DO MUNDO DE HOJE É QUE AS PESSOAS INTELIGENTES ESTÃO CHEIAS DE DÚVIDAS E AS PESSOAS IDIOTAS ESTÃO CHEIAS DE CERTEZAS " e  também faz parte de uma banda , que no fim do último mês de agosto finalizou 3 músicas autorais e que em breve irá divulgá-las : portanto , mais uma boa novidade musical aqui em terras de Dona Francisca !

Antes que você diga que este texto é uma mera e fajuta "rasgação de seda" , sugiro que assista o vídeo do dia , ou como diria aquele grande personagem novelístico ( ABAIXO )  : " TÔ CERTO OU TÔ ERRADO ? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário