segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Som de Joinville : Espelho , Espelho Meu.....

Com certeza você que está lendo estas mal escritas linhas não é padre , pastor , freira ou qualquer outro tipo de religioso , ou religiosa , mas devo lhes fazer uma confissão : hoje acordei agitado , com uma dúvida na cabeça e para saná-la fui em frente a um espelho ......Apesar da minha feiura ele não quebrou ( imagine então o que teria de espelho quebrado  com tantas pessoas feias no mundo- ABAIXO .....) e diante dele fiz as seguintes perguntas : " Espelho , espelho meu : diga se neste momento existe alguma pessoa mais curiosa do que eu ? Antes , responda-me : COMO SURGISTES ? " ......

Depois da afirmação de que DANTE ALIGHERI , WILLIAM SHAKESPEARE ( ABAIXO ) , JÚLIO VERNE , entre outros , não são nada ( ver o texto postado no último dia 15 de setembro : " VIAGEM MUSICAL : PAZ E AMOR , CARA ! " e agora com esta historinha , você deve estar pensando  : "Caramba ! Este escriba não deve estar muito bom da cabeça ! " . Loucuras à parte , aproveito para lhe fazer uma pergunta : VOCÊ TEM ALGUMA IDEIA DE COMO SURGIU O ESPELHO ?

Bom , esse objeto que ao mesmo tempo simboliza beleza , narcisismo , vaidade , superstição ( há que jure que um espelho quebrado é sinal de má sorte por 10 anos ....) e ainda por cima aparece em um das mais famosas passagens da célebre fábula da "BRANCA DE NEVE " ( escrita pelos irmãos GRIMM - ABAIXO - no princípio do século 19 , foi baseada em antigas histórias populares alemãs e , para quem não se lembra , a passagem que gerou a péssima paródia que fiz há pouco foi protagonizada pela vaidosa e malvada rainha-madrasta da personagem central da história diante de um espelho que dizia a verdade  ) ,

em uma passagem bíblica ( para ser específico : o capítulo 38 , versículo 8 do livro de ÊXODOS )  e muito provavelmente foi um dos pivôs do primeiro caso de CORRUPÇÃO aqui em terras tupiniquins ( como é sabido , em troca de espelhos e de várias quinquilharias , os índios acabaram cedendo aos portugueses a primeira e valiosa riqueza nacional : o PAU-BRASIL- ABAIXO  ) é um dos primeiros frutos da criatividade , da vaidade e do gênio humanos :

 os registros mais antigos que se têm a respeito do ESPELHO datam do remotíssimo quinto milênio antes de Cristo , quando uma civilização anterior até mesmo a antiquíssima civilização egípcia - OS BADARIANOS , que também viviam ás margens do rio Nilo - utilizavam COBRE para produzir algo muito próximo a um espelho .....Seus sucessores , os egípcios , fizeram algo um pouco melhor : espelhos arredondados , feitos de BRONZE POLIDO ou placas de cobre e cabos - que podiam ser de qualquer material , principalmente madeira - luxuosa e ricamente decorados . ( ABAIXO , ESPELHO EGÍPCIO FEITO DE MADEIRA E BRONZE )

Nessa remota época também eram feitos ESPELHOS DE PRATA : sua superfície era polida com moagem grossa e fina , areia , argila e até água e levava cerca de 8 horas para ficar pronto . Só que havia um porém : apesar de ser uma boa refletora , a prata escurecia  com facilidade e devia ser constantemente limpa e trabalhada ......A exemplo dos egípcios , os antigos gregos e ETRUSCOS ( uma das remotas civilizações que deram origem ao atual povo italiano - ABAIXO , ESCULTURAS ETRUSCAS ) , também decoravam os cabos  mas também faziam isso na parte de trás do espelho ( os espelhos gregos também tinham alças como pontos de apoio )  .

 Um fato curioso e até inexplicável : séculos antes do surgimento das civilizações grega e etrusca , egípcios e FENÍCIOS ( ABAIXO - civilização de comerciantes e navegadores que se espalhou pela região do mar Mediterrâneo , criou uma dos primeiros alfabetos da história e que tinha como centro a região equivalente hoje a conflituosa república do Líbano ) já fabricavam objetos feitos de barro vitrificado e não lhes passou pela cabeça que o VIDRO seria o melhor material para se confeccionar um espelho.....

      Foi só muitos séculos mais tarde , na Idade Média , que enfim se descobriu o óbvio : acredita-se que um artesão da cidade de Veneza , cujo nome infelizmente perdeu-se no tempo , é que tenho criado um tipo de espelho feito de vidro e muito semelhante ao que conhecemos hoje ( por volta de 1300 Veneza era a maior produtora de espelhos de Europa - ABAIXO , GRAVURA DE VENEZA , FEITA NA IDADE MÉDIA ) .

O seu processo de fabricação era bastante complexo e demorado : utilizavam-se MERCÚRIO , uma folha de PAPEL ALUMÍNIO , uma folha de papel liso , uma folha de papel fino e uma placa de vidro , que levava entre 10 e 20 horas para ser comprimida sobre essa mistura e com um espelho levando 2 semanas para ficar pronto ( na mesma época também era fabricados os chamados espelhos "de sopro " , que eram feitos com várias ligas de vidro e demoravam bem menos tempo para ficarem prontos mas também eram inferiores ao tipo de espelho que acabamos de citar - ABAIXO , UM TIPO DE ESPELHO MUITO POPULAR NA IDADE MÉDIA , O CONVEXO , QUE , ACREDITAVA-SE ESPANTAVA A MÁ SORTE ) ......

Já no século 19 , mais precisamente por volta de 1835 , coube a um químico e multi inventor alemão - JUSTUS LIEBIG ( 1803-1873 - ABAIXO ) - redescobrir o ESPELHO DE PRATA , depois de muitos e muitos séculos : para isso ele utilizava dois substâncias - ALDEÍDO e  NITRATO DE PRATA - , sendo que a segunda era aquecida até a prata se espalhar pelo vidro , tornando o espelho brilhante . Atualmente , além de vidro , um espelho é feito de vários tipos de metais  - geralmente ALUMÍNIO , PRATA e ESTANHO - e 10 % do material utilizado para fabricá-lo é de óxidos ( geralmente de CHUMBO , BÁRIO , POTÁSSIO e ZINCO ) .

Se , como acabamos de ver , um espelho é o resultado de uma complexa liga de vários tipos de minerais e substâncias a banda joinvilense BENDITO BEM ( ABAIXO )  também é , guardas as devidas proporções , fruto de uma LIGA . Uma liga que deu certo , diga-se de passagem ......A banda pode ser nova , mas os seus membros não são nada  novatos : esses verdadeiros "macacos velhos " - no bom sentido , é claro - são  FÁBIO RIVERO ( voz ) , MARCELO RIZZATTI ( um dos melhores , senão o melhor , guitarristas de Joinville e com passagens por bandas como RADIO GUMP e OS DEPIRA ) , JEAN REECK ( baixo , também faz parte da banda SOMECENTS ) e ANDRÉ CIDRAL ( também integrante da banda MOSAICO ADULTO ) .

Embora a banda ainda fosse recém surgida e os 4 rapazes naquela ocasião estivessem enfurnados do estúdio (o estúdio joinvilense  BEND STUDIO , para ser mais específico ) , em 11 de julho de 2015 deram o seu ar da graça pela primeira vez , publicamente : naquela ocasião participaram o evento cultural (IN ) CONSCIENTE COLETIVO ( ABAIXO ) , realizado na Casa da Cultura Fausto Rocha e vários dos participantes acabaram sendo "convocados "para uma missão .....PARTICIPAR DE UM VIDEOCLIPE .

 E é aí que mais uma vez entra o ESPELHO nessa história : em um show realizado no PORÃO DA LIGA na noite de 26 de novembro de 2015 ( ABAIXO ) foi lançado oficialmente o primeiro clipe da banda , " NO ESPELHO " . SIMDEC ? Não , nada de verba pública : os rapazes produziram seus dois primeiros mini discos , ou EPs ( cada um deles com apenas 5 músicas e 1.000 cópias ) , com verba arrecada no site de financiamento coletivo CATARSE e no último dia 13 de julho , por ocasião da passagem da tão criticada TOCHA OLÍMPICA por Joinville , animaram as milhares de pessoas presentes no Centreventos Cau Hansen com um show no estacionamento .

Embora cada um de seus membros tenha as mais variadas influências musicais e a banda toque os mais variados gêneros musicais o som predominante é o velho e bom rock´n roll e com um trabalho autoral , algo que felizmente vem se tornando algo comum nas bandas aqui de terras de Dona Francisca......No clipe que você irá ver em instantes , aparecem figuras ilustres do meio artístico local , como a ENCICLOPÉDIA , ops ! , jornalista e profundo conhecedor de rock RUBENS HERBST , o jornalista-editor-escritor JOEL GEHLEN , a dupla NATANA ALVARENGA-KIMBERLY NEVES ( a banda NAPKIN ) e o blues man norte-americano REX JOHNSON ( ABAIXO ) .....VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário