quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Como Me Tornei Um Herói......

"COMPLEXA , CHEIA DE REGRAS E DIFÍCIL , ESPECIALMENTE PARA QUEM É ESTRANGEIRO " , geralmente é o que as pessoas dizem quando o assunto é LÍNGUA PORTUGUESA ou aquela a quem alguns chamam poeticamente de " A ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO "

 ( em tempo : LÁCIO é o nome da região italiana onde está localizada a cidade de Roma - ABAIXO - e cujo poderoso e gigantesco império que centralizava tinha o LATIM - uma língua surgida nessa região - como a sua língua oficial e da qual mais tarde derivariam direta ou indiretamente muitas outras  , como o italiano , o francês , o espanhol e , é claro , o próprio português )

, mas se fizermos uma pesquisa mais aprofundada veremos o quanto esta língua aparentemente tão complicada pode também ser reveladora , curiosa , intrigante e até mesma gozada . Quem nunca em sua vida ouviu alguma daquelas típicas gírias ou expressões populares que são , digamos , o lado despojado e irreverente da nossa tão criticada e desvalorizada  língua portuguesa ?

  Quantas vezes você não ouviu , por exemplo , a expressão " NASCEU COM A BUNDA VIRADA PRA LUA " para se referir a alguma pessoa extremamente sortuda ( ABAIXO ) ?

 Mas , você saberia dizer qual é a origem dessa bem humorada expressão ? Bom , ela tem origem em um termo usado pelos obstetras ( ABAIXO ) que é "PARTO PÉLVICO " ,

ou seja aqueles raríssimos partos em que ao invés da cabeça sai primeiro a bunda do bebê e nos quais a chance de sobrevivência da criança é quase próxima a zero , daí vindo a sua relação com a sorte . E O QUE TEM A VER A LUA COM ISSO ? O único satélite do nosso planeta tem influência nos ciclos reprodutivos de várias espécies vivas , como os CORAIS DE RECIFES , mas não existe qualquer comprovação de que ela interfira no ciclo reprodutivo humano ou nos bebês ( segundo dizem algumas pessoas , inclusive obstetras , os períodos de LUA CHEIA são os de maior incidência de nascimentos ) ......

Ah , antes que este escriba se esqueça : a palavra BUNDA - por sinal , uma das preferências nacionais aqui em terras tupiniquins - tem origem em uma língua falada na região noroeste de Angola bem como também na região da capital daquele país , LUANDA ( ABAIXO ) , chamada KIMBUNDU ( atualmente cerca de 3 milhões de pessoas a falam e dessas regiões saiu um expressivo número de escravos para o Brasil , tendo portanto forte influência no português que falamos ) . Nessa língua existe um termo chamado MBUNDA , que significa " nádegas " ou "quadris " .

 Já que o assunto agora é NASCIMENTO + BUNDA ( no bom sentido , é claro : este blog é um blog de família ! ) e "pegando um gancho " na velha e bem humorada expressão popular , podemos afirmar que as pessoas que serão citadas a seguir nasceram com um mega traseiro , capaz de fazer inveja a  Carla Perez ( ABAIXO )  , Gretchen , Sheila Carvalho , Sheila Mello e outras musas do gênero !

     Existem muitas pessoas que questionam os dotes artísticos do ex-fisiculturista e ex-GOVERNATOR , ops ! , ex-governador da Califórnia ARNOLD SCHWARZENEGGER ( ABAIXO ) : dizem esses mesmos detratores que o "carvalho austríaco " - atualmente afastado da vida artística - se limita , como ator , a correr ,a fazer pose de mau e a decorar diálogos de uma só frase , como as tão célebres " HASTA LA VISTA BABY ! " e " I WILL BE BACK " , além de que a maioria dos filmes em que atuou está longe de figurar no hoje tão presente "politicamente correto " .....

Intrigas da oposição à parte , pelo menos em matéria de dinheiro o austríaco é o " cara " : só para atuar , e protagonizar , o filme " EXTERMINADOR DO FUTURO 3 : O JULGAMENTO FINAL " ( 1991 - ABAIXO ) ele recebeu um valor que especula-se ter sido de 15 milhões de dólares , um valor equivalente hoje a algo próximo a 50 milhões de reais ( o que você faria com esse dinheiro ? ) .

 Receber valores estratosféricos não é apenas privilégio das estrelas do espetáculo e até quem nunca atuou ou esteve na frente das câmeras também pode ser contemplado : em abril de 1993 o roteirista húngaro JOE ESZTERTHAS ( ABAIXO - autor do roteiro do filme "INSTINTO SELVAGEM ", de 1992 , que consagrou a "loira fatal " SHARON STONE ) bateu o martelo e a produtora norte-americana COLUMBIA topou pagar o que se especula ter sido 3,4 milhões de dólares , o maior valor até então pago por um roteiro na história do cinema ( o filme em questão era respeito da queda do mafioso JOHN GOTTI , o chefa da família Gambino ) .....

Ele é o mestre da ficção científica e disso talvez ninguém discorde , mas também em matéria de "verdinhas ", ou seja , dólares , o nova iorquino STEVEN SPIELBERG ( ABAIXO ) também pode ser chamado de mestre : estima-se que só até o fim de 1994 seus filmes , que incluem clássicos hollywoodianos , como " TUBARÃO " ( 1975 ) , " ET: O EXTRA TERRESTE " ( 1982 ) , " A COR PÚRPURA " ( 1985 ) , " PARQUE DOS DINOSSAUROS " ( 1993 ) e "A LISTA DE SCHINDLER " ( 1994 ) , tenham rendido 2,17 bilhões de dólares em bilheterias !

Só que esse é fabuloso mundo de glamour , fantasias , sonhos , ilusões , fama e cifras estratosféricas de Hollywood : a  distância entre  a realidade hollywoodiana e a dura , ingrata e difícil realidade de um cineasta joinvilense ( sim , eles existem ! ) seria algo equivalente á distância entre Terra e o planeta NETUNO ( ABAIXO ) , o mais distante do sistema solar ( em tempo : essa distância é de 4, 308 bilhões de quilômetros )......

Mas , pela lógica , deveria ser bem diferente e um número já diz tudo : segundo um levantamento feito em 2012 , o PIB  de Joinville , ou seja a soma de tudo o que se produz ao longo de um ano , era naquela ocasião de cerca de 18.299.283.000 reais ( segundo levantamento divulgado no ano seguinte , o PIB de Joinville era maior que o da Hungria ! - ABAIXO , UMA VISTA DA CAPITAL DAQUELE PAÍS : BUDAPESTE ) e provavelmente esse valor não deve ter se alterado muito .

Isso só demonstra a pujança e o formidável poderio econômico da dita " Manchester catarinense " ( uma alusão à cidade inglesa , que é o maior pólo econômico de seu país ) mas , como infelizmente é sabido , até hoje raríssimos empresários locais , por uma série de motivos - especialmente a  mentalidade tacanha  e um notório "pão durismo "- , investiram e investem na cultura e na arte locais : o resultado disso - aliado a uma série de prefeitos incompetentes ( ABAIXO )  e que viram a cultura como "artigo de perfumaria "

e a uma classe artística local muitas vezes omissa e que prefere se acomodar no absurdo SIMDEC ( a respeito disso ver o texto "SOLUÇÃO OU ATRASO ? " , postado no último dia 7 de julho ) - é que a cultura de Joinville patina , não sai do lugar e infelizmente a maioria dos joinvilenses acaba desconhecendo excelentes valores artísticos locais .......Mas , afinal , o que fez esse bando de loucos - no bom sentido ( ABAIXO , UM DELES : O TAMBÉM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E CURADOR DE EXPOSIÇÕES DE ARTE , GLEBER PIENIZ )  - a vir a fazer cinema em um lugar como Joinville ?  A resposta para esta pergunta você terá em um dos vídeos do dia ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário