quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Meus Defuntos e Minhas Defuntas !

Naquele princípio daquele longínquo ano de 1988 isso era nítido : Agenor de Miranda Araújo Neto , ou melhor , CAZUZA ( 1958-1990 ) estava mudado e não só pela sua aparência física , que mostrava a olhos vistos a ação cada vez mais acelerada do assassino vírus da AIDS : o hoje saudoso poeta-cantor , que sempre primou pelo lirismo e pelas histórias - reais -de paixões intensas  , excessos , polêmicas , ousadias e contradições , agora era um CIDADÃO POLITIZADO .....Influenciado por GILBERTO GIL  , com quem fizera um memorável dueto no ano anterior na música "UM TREM PARA AS ESTRELAS " , as letras do poeta agora denunciavam a realidade nada cor-de-rosa aqui terras tupiniquins e questionavam antigos valores da sociedade . Uma demonstração dessa mudança foi a música-título do disco lançado em abril daquele ano , " IDEOLOGIA " : " Ideologia , eu quero uma pra viver " , assim cantava e bradava o poeta há quase 3 décadas atrás . Na mesma época , durante uma entrevista , o poeta revelou ser um simpatizante e profundo admirador de um partido político então modesto , dono de uma militância aguerrida e que defendia uma forma de fazer política e gestão pública de uma maneira  honesta e transparente : o PT ......Pobre e inocente Cazuza ! Pobre e maltratado povo brasileiro ! Caso fosse ainda fosse vivo o poeta teria que não só engolir cada uma das palavras que disse naquele fim de 1988 como também estaria decepcionado , e talvez amargurado , com o atual estado de coisas : uma época de vale-tudo , em que a única plataforma política é " O NOSSO  $ PRIMEIRO E QUE SE EXPLODA O RESTO ! " ......Mas espere aí , o que é uma IDEOLOGIA ? Opa ! Esse é um bom pretexto para mais uma viagem etimológico-histórica pela língua portuguesa . Você está bem sentado ou bem sentada na cadeira ? Então prepare-se , que lá vamos nós ! 

    Primeira parada : VIVE LE FRANCE ! Naquele princípio de século 19 ou mais precisamente o ano de 1801 , um  filósofo e nobre francês chamado DESTUTT DE TRACY ( 1754-1836 ) criou uma palavra nova , IDEOLOGIE , ou seja , a ciência das ideias ou um conjunto de ideias . Agora iremos continuar a viagem , desta vez em direção à ANTIGA GRÉCIA .....A palavra criada pelo francês teve origem em 3 antigas palavras gregas : IDEA ( que significa " PROTÓTIPO IDEAL , forma , aparência " ) , IDEIN ( " ver " ) e LOGOS ( que tem 3 significados : " tratado , discurso e estudo " ) ......Do berço da cultura ocidental novamente para terras tupiniquins : você saberia dizer quantos PARTIDOS POLÍTICOS existem no Brasil ? Xiiii , peguei pesado , não é mesmo ? Também pudera : são 35 partidos ! E esse número pode ser ainda maior : no momento estão em fase de recolhimento de assinaturas e de legalização no Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) mais 23 partidos ( ! ) , incluindo um tal de PARTIDO PIRATA ( sim , foi isso mesmo que você acabou de ler ! ) , PARTIDO IDIOTA , OPS ! , MILITARISTA BRASILEIRO e até o PARTIDO DOS ESTUDANTES ......Ideologias ? Pelo menos , oficialmente elas existem : ecologia , distribuição de renda , capitalismo , marxismo , leninismo , neo liberalismo , democracia cristã ( quer dizer então que quem não é cristão não é democrata ? ) , militarismo , etc....etc.....E se nesse verdadeiro mar de partidos políticos , existem um partido que defendesse o bem estar de quem já se foi para o "andar de cima " ? Prepare-se para dar muitas risadas : HILTON GORRESEN está chegando na área ! .....CONFIRA :

"Estou botando fé num bom candidato às próximas eleições : Vavá da Conceição, mais conhecido como Vavá da Funerária ( ABAIXO ) . Sua imagem positiva já se configura pelo apelido. Candidato sem apelido já começa quase derrotado. Quem iria dar seu voto a alguém chamado Edevanésio Simplício da Conceição ? Um bom apelido é um patrimônio político.


Meu candidato ( ABAIXO ) não chegou a completar o primeiro grau. Mas consegue soletrar o texto de sua propaganda, quando aparece empertigado na telinha da TV.

E quem disse que é preciso ter estudo para se candidatar a um cargo público ? ( ABAIXO , "DOUTOR " TIRIRICA ) Delírios da elite conservadora.

O essencial é que está desperdiçando seu talento na monótona tarefa de lavar e vestir defuntos, tarefa que nem ao menos pode ser reconhecida pelos clientes. Algum deles já baixou numa sessão espírita ( ABAIXO ) a fim de elogiar seu cuidadoso trabalho ? Não, nunca ouvi falar.

Além disso, seu emprego na funerária paga pouco diante da responsabilidade de deixar os clientes apresentáveis para o encontro com o Criador ( ABAIXO ) .

Sei que ninguém se candidata pensando em benefícios financeiros, mas um substancial acréscimo nos rendimentos até que não é mau.

Seguindo o princípio de que só devemos almejar cargos na área de nossa competência ( o governo deveria se lembrar disso em suas nomeações ) , sua briga na Câmara vai ser em prol do conforto das pobres almas ( ABAIXO ) .

Já tem projeto de pavimentação e moderna sinalização da estrada para o céu ( ABAIXO ) . Assim ninguém se engana de caminho, indo parar na bem iluminada avenida da ' oposição ' , se é que me entendem.

Trabalha para conseguir progressão de pena para as almas do inferno. Quem estiver no ' caldeirão ' ( ABAIXO ) poderá subir para o forninho e daí para a panela em fogo brando.

A classe dos finados não pode ser esquecida. Para que sobrevivam com dignidade e não se transformem apenas em um nome numa lápide ( ABAIXO ) , vai lutar pela aposentadoria póstuma e até pela extensão da bolsa-família aos que já se foram.

Pretende também abertura de crédito para a construção de mausoléus, evitando que os pobres padeçam numa cova rasa ( ABAIXO ) , sujeita a umidade e infiltração de água.

Acho louvável o programa apresentado pelo candidato. Até hoje ninguém havia se preocupado com o bem-estar dessa classe desprestigiada ( ABAIXO ) , sem voz na sociedade. Com certeza, todos nós vamos nos beneficiar disso no futuro.

Além do mais, se o negócio é enterrar dinheiro público, ninguém melhor do que ele.

Pena que os mortos ( ABAIXO ) não tenham direito de voto. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário