quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Ganhou .....Mas Não Levou !

E aí , você aí do outro lado está bem acomodado , ou acomodada , na cadeira ? Está tudo OK ? Beleza ! Prepara-se pois agora iniciaremos mais uma viagem pela história de Joinville.....Iniciaremos lhe fazendo uma pergunta : você conhece algum descendente de RUSSOS que more em Joinville ? Xiiii , que pergunta difícil , não ? ( ABAIXO , RUSSAS COM TRAJES TÍPICOS )

 E não é para menos : em um longo período - entre 1851 e 1881 - apenas 57 imigrantes russos vieram parar aqui em terras de Dona Francisca ( ABAIXO , UMA DAS FAMÍLIAS MAIS ANTIGAS DE JOINVILLE : OS URBAN )  , só que existem dois detalhes . O primeiro deles é que na verdade nove desses imigrantes eram oriundos do que viria a ser a POLÔNIA ( a pátria natal de KAROL WOJTYLLA - JOÃO PAULO II foi repartida entre Rússia , Prússia e Áustria entre 1772 e 1795 e só voltaria a ser uma nação independente em 1918 , logo após o término da Primeira Guerra Mundial ) .

Já o outro detalhe aportou em São Francisco do Sul em 25 de março de 1877 , tendo vindo a bordo do navio à vapor "BAHIA " ( ABAIXO , UM MODELO DE NAVIO À VAPOR ) depois de mais de um mês de viagem ( o navio partiu de Hamburgo em 19 de fevereiro ) : era uma leva de 43 imigrantes russos . Russos ? Nem tanto : naquela lista de passageiros apareciam sobrenomes , como SPAHN , SCHOENFELD e BARON , ou seja , nomes nada russos .....

odos aqueles russos eram de origem alemã , católicos e saíram da Rússia justamente por causa de sua religião ( há muitos séculos a religião predominante e praticamente oficial daquele país é o CRISTIANISMO ORTODOXO- ABAIXO , UMA CELEBRAÇÃO CRISTÃ ORTODOXA  ) . Mal ficaram por aqui : cerca de um mês mais tarde deixaram Joinville e tomaram o rumo da localidade de Nova Palmeira ( Rio Grande do Sul ) ,

para a alegria de muitos moradores ou pelo menos é isso que se deduz , a partir de um comentário publicado na edição de 28 de abril de 1877 do sempre presente jornal KOLONIE ZEITUNG ( ABAIXO ) : " A bordo do vapor S. Lourenço , deixaram-nos , felizmente , os 43 russos-alemães , que há algum tempo estavam aqui . Aquela boa gente pode servir para tudo , menos para trabalhar , e não pudemos entender como puderam ser considerados capazes para tal ; nós , pelo menos , não ficamos nem um pouco satisfeitos com essa remessa e não levamos absolutamente a mal se os senhores russos desistirem de nos visitar . "

Portanto , desconsiderando essa leva de imigrantes e aquelas 9 pessoas vindas da "Polônia " , Joinville acabou recebendo 5 míseros imigrantes russos ! Agora uma xarada de resposta óbvia : o que a FUNDIÇÃO TUPY , a METALÚRGICA WETZEL ( ABAIXO , A FÁBRICA DE SABÕES QUE DEU ORIGEM Á EMPRESA )  e a GRÁFICA IPIRANGA têm em comum , além , é óbvio , de serem empresas joinvilenses ? As suas origens russas , ou melhor , A SUA ORIGEM RUSSA : entre os fundadores dessas empresas estavam descendentes de um desses raríssimos russos radicados em Joinville , EUGEN SCHMIDT ( 1846-1914 ) ......

Um russo chamado SCHMIDT , é algo bem estranho , não é mesmo ? A resposta para essa pergunta remonta ao século 18 : entre 1762 e 1796 governou aquele gigantesco país uma rainha chamada CATARINA ( 1729-1796 ) . Filha mais velha do PRÍNCIPE CRISTIANO AUGUSTO ( ABAIXO )  , que por sua vez era monarca de um minúsculo principado chamado ARNHALT-DORNBURG ( um dos muitos minúsculos países que em 1871 se uniriam para formar a Alemanha ) , acabou se convertendo ao cristianismo ortodoxo em 1745 , ao se casar com o futuro herdeiro do trono russo , PEDRO . Também mudou de nome : de SOFIA FREDERICA AUGUSTA para um nome mais tipicamente russo , Catarina .

 Líder de um golpe de estado que destronou o seu próprio esposo ( além de sua incrível capacidade administrativa , Catarina - ABAIXO - também ficou célebre , entre outras coisas , por sua quilométrica lista de amantes ) . Uma vez no poder , tratou de governar com "mãos de ferro " e ao mesmo tempo com equilíbrio e inteligência : fazia parte de seu projeto de modernização da atrasadíssima e feudal Rússia importar mão-de-obra e cérebros e gracas à isso levas de camponeses , cientistas , intelectuais e artistas "alemães " estabeleceram-se naquele país , daí o fato de muitos russos terem nomes germânicos ......

Quanto a Eugen Schmidt , era formado em Química e Agronomia ( fez seus estudos na "Alemanha " ) , professor na Universidade de Química e Agronomia da cidade russa de Gorki e ainda por cima , era poliglota . Em resumo : ele era um dos raríssimos privilegiados e instruídos em um gigantesco país povoado em sua esmagadora maioria por camponeses miseráveis , analfabetos e e vivendo em regime de semi escravidão ( oficialmente a Rússia só aboliu o regime de SERVIDÃO - uma espécie de escravidão light - em 1861 - ABAIXO , DOIS CAMPONESES RUSSOS EM FOTO TIRADA NO FINAL DO SÉCULO 19 ) e feudalismo .

 Em uma país tão atrasado como era a Rússia do século 19 e que ao longo de sua milenar e sangrenta história jamais soube o que é DEMOCRACIA , pensar por conta própria era algo perigoso : Eugen teve de deixar aquele país , apesar de sua situação privilegiada , por ter ideias liberais demais.....Jovem , inteligente e com uma boa quantidade de dinheiro no bolso , Eugen chegou em São Francisco do Sul em 4 de dezembro de 1869 a bordo do vapor RALEIGH ( o navio partira de Hamburgo em 11 de outubro , tendo 172 passageiros a bordo ) e acompanhado de seu irmão mais novo , EMIL ( 1850-1914 ) . ( ABAIXO , A RUA DO PRÍNCIPE )


    Falando fluentemente o alemão , na fechadíssima e germânica Joinville de então , não foi difícil para Eugen arranjar logo uma companheira : em 4 de setembro de 1870 , apenas 9 meses após a sua chegada , casou-se com a também imigrante ANNA MARIE HOFFMANN ( 1853-1907 ) , oriunda do então reino da Saxônia ( outro país que deu origem à Alemanha ) e com quem acabou dando início a uma numerosa descendência ( um dos fundadores da TUPI - ALBANO SCHMIDT - ABAIXO - , hoje nome de rua no bairro Boa Vista - , por exemplo , era seu neto ) .

 Estabelecido na então RUA ALEMÃ ( hoje Visconde de Taunay ) , montou na então RUA DO PORTO ( ABAIXO - hoje Nove de Março ) a quarta farmácia da história de Joinville , em 1872 : usando seus enciclopédicos conhecimentos de química , Eugen criou em eficiente remédio contra picadas de cobra e ainda outro contra a LEPRA ( o remédio era tão bom  que acabou sendo aprovado pelo HOSPITAL IMPERIAL DOS LEPROSOS , do Rio de Janeiro ) . Isso , obviamente , fez com que se tornasse uma figura bastante popular

mas , sabe-se lá porque motivo , em 1888 ele decidiu voltar á sua Rússia natal e não gostou nada do que viu : sua antiga casa estava agora ocupada por outra pessoa ! O " mala " dessa história foi ninguém menos do que o escritor LEON TOLSTOI ( 1828-1910 - ABAIXO  ) , um dos maiores escritores russos de todos os tempos....Foi o bastante para que ele retornasse e se naturalizasse brasileiro naquele mesmo ano de 1888 :

incrivelmente e mesmo sem ter formação jurídica alguma , Eugen ocupou os cargos de procurador da Câmara Municipal de Joinville , contador e partidor do Juizado de Direito e promotor público interino , tendo sido ainda agente dos Correios em Joinville e oficial-cirurgião da GUARDA NACIONAL ( ABAIXO - corporação que existiu entre 1831 e 1918 e cujos oficiais eram os "manda-chuvas" regionais ) . Como se percebe , um currículo pra lá de respeitável !

 Naquela data tão especial - 1 de setembro de 1891 - ele foi abrilhantado ainda mais : 460 dos pouquíssimos cidadãos de Joinville aptos a votar o escolheram para ser a nova autoridade máxima do município e deram-lhe a honra de ter sido o primeiro prefeito a ser leito de maneira direta , pelo voto popular ( como já comentamos em outras ocasiões , desde 1869 - data da emancipação de Joinville - os presidentes da Câmara de Vereadores eram também prefeitos - ABAIXO , A ANTIGA CATEDRAL DE JOINVILLE : INAUGURADA EM 1867 E DEMOLIDA EM 1964 , FOI O PRIMEIRO LOCAL DE VOTAÇÕES EM JOINVILLE  ) . Ó , que legal ! Só faltou combinar com os revoltosos de Desterro , a atual Florianópolis ......

Um levante ocorrido na capital em fins daquele ano acabou derrubando do governo do Estado o itajaiense LAURO MUELLER ( 1863-1926 - ABAIXO ) , que acabou renunciado em 29 de dezembro . Resultado : aquela eleição de setembro acabou sendo anulada e uma nova eleição teve de ser realizada , em novembro de 1892 . O curioso é que Eugen Schmidt chegou a ser empossado e juramentado no cargo , em 1 de janeiro de 1892 ( seu mandato se estenderia até o primeiro dia de 1896 ) , mas apenas duas horas após a sua posse veio por telegrama a péssima notícia : ele já não era mais prefeito .

Portanto coube à ele a nada honrosa condição de ser o único prefeito de Joinville até hoje a jamais ter exercido o cargo ! Parece praga , mas quem entrou no lugar de Eugen não teve melhor sorte......Embora aqueles poucos milhares de moradores de Joinville os detestassem a ponto de querer se ver logo livres deles e até a formar um Exército improvisado de defesa da cidade em caso de uma possível ataque ( eram 57 bombeiros , 28 atiradores e 20 voluntários ) , uma numerosa tropa de 500 esfarrapados , sujos e mal encarados homens esteve aquartelada em Joinville - mais precisamente nas proximidades do local do futuro Mercado Municipal ( ABAIXO , EM FOTO DE 1920 ) - entre novembro de 1893 e janeiro do ano seguinte : eram revoltosos oriundos do Rio Grande do Sul e que lutavam contra o então ditador de plantão , o marechal alagoano FLORIANO PEIXOTO ( 1839-1895 ) .

 Essa revolta ficou conhecida como REVOLUÇÃO FEDERALISTA ; ocorreu entre 1893 e 1895 ; ficou marcado , entre muitas coisas , pelo fuzilamento sumário de revoltosos na ilha de ANHATOMIRIM ( ABAIXO - pertencente hoje ao município de Governador Celso Ramos ) e , apesar de se esperar pelo pior , não houve nenhum grave incidente entre aquela turba de mal encarados e os moradores locais , exceto um caso de estupro e os frequentes casos de maus tratos dos cavalos requisitados dos moradores......

      Se eles eram tão odiados , então por que ficaram tanto tempo em Joinville ? Aí é que está : o todo poderoso médico , empresário , comerciante , político e então prefeito - o baiano e mulato ABDON BATISTA ( 1851-1922 - ABAIXO  ) - era simpatizante do movimento revoltoso .....Pagou caro por isso : em 23 de abril de 1894 perdeu o cargo , que ocupava desde 1892 ( em seu lugar entrou o imigrante suíço JOHANN PAUL SCHMALZ ) , e teve de "dar no pé " , indo curtir um breve exílio na Argentina .....

Passaram-se alguns anos e novamente Joinville voltou a passar por um momento muito especial : em 1898 e depois de 7 anos , os poucos eleitores de então voltaram a ser convocados e a ter o direito de escolher o prefeito da cidade . Se praticamente todas as eleições desde 1869 haviam sido tranquilas , em 1898 a "chapa esquentou " : no período que a antecedeu , os jornais KOLONIE ZEITUNG e JOINVILLENSER ZEITUNG - ambos redigidos em alemão - trocaram acusações e "elogios " , sendo que o Kolonie defendia os interesses dos alemães e descendentes radicados na cidade e , principalmente , a candidatura de GUSTAV ADOLF RICHILIN ( 1857-1948- ABAIXO  ) ; já o Joinvillenser - que pertencia a Abdon Batista , o outro candidato - defendia aqueles que eram pejorativamente chamados de "caboclos " .....

Após muitas e acaloradas e apaixonadas discussões , finalmente chegara a hora da verdade : em 13 de novembro de 1898 foram escolhidos os novos sete vereadores , 4 juízes de paz e prefeito . Tendo recebido 711 votos , contra 619 dados a Abdon Batista , GUSTAV RICHILIN tornou-se o primeiro dos raros joinvilenses a ter a honra de ocupar o cargo de autoridade máxima do município e o outro fato curioso : naquele tempo o prefeito podia escolher os seus substitutos e os escolhidos por Gustav foram o jornalista e tipógrafo OTTO BOEHM ( 1868-1923- ABAIXO , A SUA TIPOGRAFIA , QUE FUNCIONAVA EM LOCAL ONDE ESTÁ A CHOPERIA PAIOL ) e o comerciante FRIEDRIC JORDAN justamente no dia de sua posse , 7 de janeiro de 1899 ( seu mandato terminou em 7 de janeiro de 1903 ) .

Filho de imigrantes suíços ( o casal Johann Jacob-Burgine - ABAIXO , O CASAL E SEUS FILHOS  ) que chegaram a bordo do veleiro " Emma e Louise " em 12 de julho de 1851 , Gustav era comerciante ( junto com seu irmão , Augusto , chegou a ser proprietário de velho curtume fundado pelo pai e que funcionava na atual rua Três de Maio , no Centro ) e tinha uma folha corrida , no bom sentido , é claro : ocupou a patente de alferes da Guarda Nacional , foi juiz de paz , subdelegado de polícia , vereador interino ( em 1889 ) , agente dos Correios em Joinville , cônsul honorário da Suíça em Joinville ( entre 1920 e 1923 )

e ainda foi um ativo membro de várias entidades da cidade ( ele chegou , por exemplo , a presidir a antiquíssima Sociedade de Atiradores de Joinville , criada em 26 de dezembro de 1855 e a ser um dos líderes daquele improvisado Exército que foi criado para proteger a cidade entre 1893 e 1894 ) . Provando que a política é algo que vicia , ele ( ABAIXO , GUSTAV RICHILIN É O QUE ESTÁ À ESQUERDA ) ainda voltou para a vida pública por uma breve e última oportunidade : entre 1927 e 1930 exerceu o cargo de vereador, sendo também nessa oportunidade presidente da Câmara de Vereadores e hoje batizando uma rua no bairro Itaum......

ALELUIA : depois de quase 30 anos a Prefeitura e a Câmara de Joinville ganharam uma casa própria .....Bom , deixaremos para contar essa história na semana que vem , ocasião em que estaremos encerrando esta série de textos inciada em 7 de setembro com a postagem " MEU POVO E MINHA POVA ! " e que contam um pouco da história política de Joinville . E por falar nisso , o vídeo do dia traz um pouco mais de história e o especialíssimo depoimento de um dos maiores homens públicos ( algo que hoje , infelizmente anda em falta ) que Joinville já teve : o saudoso ex-prefeito NILSON WILSON BENDER ( 1928-2013 - ABAIXO ) .....VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário