terça-feira, 19 de maio de 2015

Educação + Cultura + Cidadania = PROGRESSO

SUPERAÇÃO e DEDICAÇÃO , essas poderiam ser as palavras usadas para resumir o que foi tanto a vida quanto a trajetória profissional de JANDIRA D ´ÁVILA ( 1926-1999 - ABAIXO  ) .



 Nascida na pequena Jaguaruna , cidade a meio caminho entre Tubarão e Laguna , Jandira teve que sair cedo de sua cidade natal para realizar seus sonhos e acabou fazendo uma verdadeira peregrinação , tanto por  motivo de estudo quanto por motivo de trabalho : Tubarão , Criciúma , Laguna , Florianópolis , Estados Unidos e Rio de Janeiro , até encontrar em Joinville o seu porto seguro . Formada em Pedagogia e Direito , também foi escritora ,  tendo sido autora  de livros infantis , didáticos , contos , crônicas e poesias . Foi também funcionária pública estadual e entre 1980 e 1999 fez um estudo a respeito do comportamento feminino na sociedade . Mas não foi no intricado mundo jurídico , como simpatizante do feminismo , no criativo mundo da literatura ou no burocrático setor público  que ela se destacou........O seu grande legado está de pé , cada vez mais forte e deve a sua existência a uma fábrica .......Até então uma quase isolada comunidade rural , o hoje bairro Iririú - antiga ESTRADA BUPEVA - começou a ter a sua rotina radicalmente alterada  a partir  de 1955 ; naquele ano instalou-se na região a METALÚRGICA  DUQUE . Os operários , que em número cada vez maior instalavam-se naquela região , logo sentiram a necessidade de uma escola onde pudessem matricular seus filhos e é aí que entrou em ação Jandira.....

    Por sua iniciativa foi feita uma modesta construção de madeira  , em 1963 , na atual rua Tuiuti e em local próximo onde hoje é um supermercado . Eram 81 alunos e  4 professoras que dividiam apenas uma sala de aula ! ( ABAIXO )



A modestíssima escola recebeu o nome de ESCOLA ISOLADA ESTADUAL DO IRIRIÚ e resumia-se apenas às 4 primeiras séries do ensino fundamental . Em 1976 , com muita justiça , recebeu o nome de JANDIRA D ´ÁVILA . Mais de 50 anos depois , daquela precária escola , restam apenas fotos antigas e recordações de milhares de antigos alunos : após 5 grandes ampliações e reformas , entre 1978 e 2003 , a situação da escola é bem outra : são 1.118 alunos , com 69 professores , 16 salas de aula , sala de computadores , laboratório , sala de artes e salas para orientação pedagógica . A escola localiza-se na rua Emílio Landmann , no bairro Aventureiro , ( ABAIXO ) e lá também acontecem iniciativas louváveis , como a que aparece em um dos vídeos do dia . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário