terça-feira, 12 de maio de 2015

Um Pouco de Polêmica : Mácula

" TRABALHO ? ISSO É COISA PARA NEGRO , MOURO E JUDEU ! "........Durante séculos essa infeliz frase foi repetida e alguns a usam como uma explicação para o atraso do Brasil e para uma suposta preguiça do povo brasileiro . Mais do que isso : ela resume  um dos acontecimentos mais infames , não apenas da história do Brasil como da própria história da humanidade........A ESCRAVIDÃO existe desde o surgimento das primeiras civilizações , onde é hoje a região do Oriente Médio , e durante o período da Idade Média em Portugal ocorreu a escravização de MOUROS ( povos muçulmanos do norte da áfrica e que dominaram Portugal e Espanha durante mais de 700 anos ) e em 1441 registrou-se a primeira chegada de escravos africanos negros naquele país . Os traficantes de escravos , também conhecidos como TUMBEIROS ,  utilizavam nas trocas por escravos produtos como sal , ferro , tecidos , armas e cachaça e forjavam guerras entre as tribos africanas , visto que os escravos eram prisioneiros de guerra . Os principais portos negreiros da África eram os de Luanda , Benguela , Ajudá e Congo e os navios transportavam entre 200 e 500 pessoas ( durante as viagens , entre 15 % e 20 % das pessoas acabavam morrendo ) ; ( ABAIXO , NAVIO NEGREIRO )

 já no Brasil os principais portos negreiros eram os de Recife , Salvador e Rio de Janeiro . O primeiro desembarque registrado de escravos no Brasil data de 1538 , já o último data de 13 de dezembro de 1855 , mais especificamente na cidade pernambucana de Serinhaém ( era um navio português com 209 escravos ) e é impossível determinar exatamente quantos escravos desembarcaram aqui ( a maioria dos documentos relativos à escravidão acabou sendo queimada em 1890 , por ordem de RUI BARBOSA ) , mas sabe-se que a grande maioria era da etnia BANTO e proveniente de Angola . Na Bahia , Estado com forte presença e cultura negras , houve uma peculiaridade : muitos dos escravos que para lá foram levados era da costa oeste da áfrica , principalmente da atual Nigéria , e eram alfabetizados e de religião muçulmana , sendo conhecidos como MALÊS ( eram das etnias hassuá , jeje , tapa , nagô e mandinga e entre 1807 e 1835 lideraram uma série de rebeliões em Salvador , na região do Recôncavo baiano e em menor grau em Alagoas e Sergipe ) .
       A jornada de trabalho dos escravos era entre 12 e 18 horas por dia ; sua expectativa de vida era entre 10 e 15 anos ( nas minas de ouro e diamantes era de 7 anos ) ; viviam em galpões abafados chamados de SENZALAS e sua dieta geralmente era constituída de feijão , farinha , aipim e , ás vezes , melaço , peixe e charque , além do que sobrava da comida de seus senhores . O número de escravos era 4 vezes superior ao número de escravas ( estima-se que só na primeira metade do século 19 tenham desembarcado no Brasil cerca de 1,1 milhão de escravos ) e havia uma hierarquia : BOÇAIS ( escravos recém-chegados da África ) , LADINOS ( escravos já adaptados ao Brasil e que falavam o português ) , CRIOULOS ( os nascidos no Brasil ) e libertos , ou FORROS ( embora livres eram discriminados , marginalizados e tinham apenas parte dos direitos dos brancos ; alguns deles chegavam a ter escravos ) . No início do século 19 tornou-se comum o uso dos chamados ESCRAVOS DE ALUGUEL E DE GANHO ( essa categoria incluía vendedores de rua , artesãos , prostitutas e até mendigos ) e mesmo famílias humildes chegavam a ter escravos .........Os instrumentos de tortura e as formas de castigos aos que cometiam algum delito ou fugiam eram os mais variados : troncos , palmatórias , ( ABAIXO )

gargalheiras , chibatadas , marcas no corpo com ferro em brasa , amputações e até a morte........Uma das justificativas para essa BARBÁRIE era a religiosa : os negros seriam supostamente descendentes de CÃ , o filho amaldiçoado de NOÉ , e a escravidão seria uma forma de redimi-los .......
      Desgraça de milhões , riqueza de alguns poucos : o mulato baiano FRANCISCO FÉLIX DE SOUZA , por exemplo , tornou-se traficante de escravos e talvez o homem mais rico do reino de DAOMÉ ( a atual república do Benin ) . Era amigo íntimo do rei local e chegou até a governar parte do reino.......Mas a alegria dele e de outros traficantes estava com os dias contados : ( ABAIXO , MERCADO DE ESCRAVOS )

 a partir de 1837 a marinha britânica passou a reprimir o tráfico de escravos , inclusive em águas territoriais de outros países . Os súditos da então rainha Vitória não faziam isso por questões humanitárias ( no século 18 a Inglaterra dominava o tráfico negreiro internacional e o porto de Liverpool chegou a ser construído com o dinheiro do tráfico ) mas sim por motivo puramente econômico : os então escravos eram um mercado consumidor em potencial para os produtos das indústrias britânicas . Após intensa pressão britânica ( a Inglaterra era a maior credora do Brasil e o Brasil era um dos maiores importadores dos produtos britânicos ) , finalmente em 4 de setembro de 1850 o tráfico de escravos era extinto no Brasil através da LEI EUSÉBIO DE QUEIRÓS ( nome do então ministro da Justiça ; uma lei anterior , de 7 de novembro de 1831 , também extinguia o tráfico negreiro , mas jamais foi posta em prática , surgindo daí a expressão " PARA INGLÊS VER " ) e uma outra lei , a NABUCO DE ARAÚJO , de 1854 , tornava mais repressivo o combater ao tráfico . As consequências disso foram inúmeras : o início do processo que culminou no fim da escravidão , o emprego cada vez mais intenso de mão -de -obra assalariada , o dinheiro ,antes voltado para o tráfico , sendo investido na indústria , no comércio , em bancos , em obras e serviços públicos .......Caso você tenha tido estômago para ler a descrição feita  há pouco dessa verdadeira barbárie chamada escravidão , um dos vídeos traz mais algumas informações a respeito dessa mácula na história da humanidade , com fotos raras e até depoimentos de netos de escravos . PARA CONFERIR E REFLETIR ! ( ABAIXO , COMÉRCIO DE ESCRAVOS )

Nenhum comentário:

Postar um comentário