segunda-feira, 25 de maio de 2015

Nossa Casa

Ele era um indivíduo  baixo ( media cerca de 1,30 metro de altura ) , magro ( pesava cerca de 30 quilos ) , era africano e vivia nas florestas  , sendo idêntico aos chimpanzés .......esse era o SAHELANTRHOPUS TCHADENSIS  , ( ABAIXO , RECONSTITUIÇÃO )



aquele que talvez seja o nosso mais remoto ancestral ( viveu entre 6 e 7 milhões de anos atrás e resumia-se a alguns poucos indivíduos ) , cujos fósseis foram encontrados em 2001  na atual república do Tchade ( país localizado próximo ao centro do continente africano )e apresentando fortes evidências de ter sido bípede como nós  . Desse remoto ser até o surgimento de nossa espécie - o HOMO SAPIENS SAPIENS - há cerca de 200.000 anos , no leste da África , percorreu-se não um longo mas um vasto caminho : após o Sahelanthropus Tchadensis , e antes de nosso surgimento , existiram mais 25 espécies de hominídeos , alguns restritos apenas algumas regiões isoladas , como a ilha indonésia de Java . Se o processo que resultou em nosso surgimento já foi demorado , a nossa evolução também foi lenta......



Nossos ancestrais não  diferiam muitos das espécies que os antecederam , embora já falassem , vivessem em grupos , fizessem pinturas nas cavernas , conhecessem o fogo e produzissem objetos a partir de ossos , madeira , pedras e argila . Assim como suas espécies antecedentes , eles não tinham uma moradia nem um destino e dividiam espaço e a caça com perigosas e temíveis feras . Há cerca de 12.000 anos , mais precisamente na região de Jericó ( atual Israel ) , grandes observadores como eram nossos antigos ancestrais , percebeu-se que certas sementes , ao serem enterradas no chão mais tarde floresciam e e se transformavam em vegetais comestíveis . Então , por que continuar se arriscando num tipo de vida nômade , sem destino e moradia , se os alimentos primordiais à sobrevivência poderiam ser cultivados e de quebra certos animais , como remotos antepassados de cães , bois e cavalos , poderiam ser domesticados e usados no dia a dia ? Acontecia ali uma das primeiras revoluções da história da humanidade : A AGRICULTURA . Logo também percebeu-se que ela não se resumiria apenas a jogar as sementes na terra mas também exigiria irrigação , drenagem , preparo do solo e diversos cuidados para que as sementes pudessem germinar .

      Mais ou menos na mesma época em que teria surgido a agricultura - há cerca de 12.000 anos -  , as antigas tribos começaram a se agrupar em vilas , constituídas  de rudimentares casas de pedra , argila e madeira e ocupadas por algumas poucas dezenas ou centenas de pessoas , surgindo ali embriões de CIDADES . O sistema , tanto social quanto econômico , era o do COLETIVISMO, não havia propriedade individual de bens e tudo o que se produzia e se tinha pertencia à comunidade . Não existiam líderes claramente definidos e nem divisões sociais e profissionais , com um indivíduo só sendo respeitado e considerado caso pertencesse a uma comunidade . ( ABAIXO , COMUNIDADE PRÉ -HISTÓRICA )



 Aos poucos o excesso de alimentos produzidos fez com que nem todos vivessem da agricultura : eram necessárias pessoas que produzissem roupas , armas , ferramentas e , principalmente , comerciassem o excesso da produção com outras comunidades , Mais tarde , a descoberta do bronze e depois do ferro , foi responsável não apenas pelo surgimento de objetos melhores , duráveis e mais bem acabados , mas também da DESIGUALDADE SOCIAL ,  com o surgimento de classes políticas , sociais , econômicas e profissionais . As primeiras cidades , semelhantes a imagem que temos delas  hoje , surgiram às margens do rio EUFRATES ( atual Iraque )  por volta de 3.500 anos antes de Cristo .9 ABAIXO )



 Na Europa , durante o período da IDADE MÉDIA ( entre 476 e 1453 ) , viver nas cidades ( ABAIXO )



era conquistar a liberdade : seus moradores - quase todos comerciantes e artesãos - estavam livres do poder e tirania dos grandes donos de terra , os SENHORES FEUDAIS , que tinham poder de vida e morte sobre seus servos .

      Algo não muito diferente de hoje em dia : os grandes e , até mesmo , médios centros , e ainda exercem grande fascínio sob as pessoas , especialmente quem vem do campo ou de pequenas cidades , ou como diria o polêmico cantor carioca LOBÃO em uma antiga música da década de 80 : " Somos bichos do mato fugindo pras grandes cidades . Em busca do mito de uma nova sociedade " ......Cidades como HAMBURGO , BREMEN , GÊNOVA , FLORENÇA e ATENAS chegaram até mesmo a serem países , já outras como ROMA , CARTAGO ( situada na atual Tunísia , norte da África ) e ALEXANDRIA ( no atual Egito ) tornaram-se sedes de vastos e poderosos impérios . Até mesmo na história do Brasil existiu um caso de cidade independente : trata-se do Rio de Janeiro , antiga capital federal e que entre 1960 e 1975 foi um Estado , a Guanabara . Entende-se uma cidade não apenas como um aglomerado urbano mas também como um tipo de divisão político-administrativa  dotada de vários requisitos , como determinado número de habitantes , número de leitores , arrecadação tributária , etc......Ele é paisagista , nasceu em Barcelona , em costuma afirmar que é " joinvilense desde abril de 1985 " . Também desde 2011 ele , juntamente com alguns "comparsas" , mantém o blog CHUVA ÁCIDA , comentando sobre  mobilidade urbana e emitindo comentários sobre os mais diversos assuntos , especialmente o desgoverno , ops ! , governo de Joinville . Portanto , JORDI CASTAN , ( ABAIXO )



tem conhecimento suficiente para comentar sobre as CIDADES , o tema da crônica de hoje . Diante disso , surge a seguinte pergunta : QUAL É A JOINVILLE QUE QUEREMOS ? CONFIRA :

"Devemos enxergar as cidades como seres vivos, pulsantes, dinâmicos, seres em movimento. Olhar além da selva de concreto 



e ver como as cidades escolhem o seu destino e traçam os caminhos que as levarão ao futuro.

Há cidades que escolhem serem sustentáveis, outras querem ser inovadoras. Em quanto há as que preferem converter-se em destinos turísticos e promovem a sua historia, a sua cultura ou suas belezas naturais. ( ABAIXO , SÃO FRANCISCO DO SUL )



Há espaço para cidades com espirito criativo  ( ABAIXO , CENTRO CULTURAL DA FRANCESA DE SEDAN )



e é o destino de artistas de todas as tribos e culturas, verdadeiros laboratórios de criatividade. Até há cidades que tem se convertido em destino eno-gastronômico ( ABAIXO , CENTRO GASTRONÔMICO DE BRUXELAS , BÉLGICA )



e milhares de visitantes as visitam para saborear as delicias da sua cozinha e experimentar a qualidade dos seus vinhos. Cada cidade tem o seu espaço para poder ser. Cada cidade é livre para escolher o seu futuro. Como será o amanhã depende das decisões que tome hoje. E o que decida ser dependerá de suas características, de sua vontade, do seu esforço e do trabalho dos seus habitantes.
As cidades sustentáveis investem em parques, em espaços verdes , ( ABAIXO , PARQUE DO IBIRAPUERA )




em reciclagem, em energias limpas, em sistemas de transporte ecologicamente corretos, em economia de recursos e na melhoria da eficiência e na busca da qualidade de vida dos seus moradores. As cidades inovadoras atraem universidades, centros de pesquisa, priorizam os investimentos em tecnologia de ponta , ( ABAIXO , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS , A UNICAMP )



estão conectadas e oferecem oportunidades para que empresas inovadoras as escolham como sede. Cidades inovadoras são cidades eficientes. Em que os cidadãos sabem que podem contar com transporte público de qualidade , ( ABAIXO , TRANSPORTE COLETIVO EM CURITIBA )



com informações precisas sobre horários, serviços e com serviços públicos modernos.
Há cidades que escolhem ser grandes. Ser as maiores se converte num mantra.




E avançam inexoravelmente nesta obsessiva busca do tamanho, nesta logica estranha que as assemelha a células cancerígenas, concentradas em crescer, em ser cada dia maior, ( ABAIXO , LAGOS , A MAIOR CIDADE DA NIGÉRIA )



nem que para isso deixem no caminho outras opções, como a de ser melhor, ser um polo cultural, uma cidade sustentável, uma cidade verde, inovadora ou com qualidade de vida. Para ser a maior esquece-se de todas as alternativas e se perdem a maioria dos referenciais e valores. Por isso as cidades se parecem tanto com as pessoas que as habitam . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário