quinta-feira, 14 de maio de 2015

Um Pouco de Polêmica : Liberdade ?

Chega a ser algo irônico , mas a maior parte das poucas referências que existem a respeito dessa figura envolta mais em lendas do que em fatos reais  devem-se a um senhor de engenho , SEBASTIÃO DA ROCHA PITA , autor do livro HISTÓRIA DA AMÉRICA PORTUGUESA e uma das pessoas que contribuíram para a destruição de sua comunidade e para a sua própria desgraça .......Primeiro vamos ao cenário de sua história : Não se sabe ao certo a data , se em 1590 ou 1630 , mas o fato é que 40 negros fugidos de  engenhos de açúcar da localidade de Porto Calvo refugiaram-se em uma região de difícil acesso , rica em matéria de terras férteis e em caça ; trata-se da SERRA DA BARRIGA , localizada a cerca de 90 quilômetros da atual cidade de Maceió . O que era uma pequena semente transformou-se em uma frondosa árvore : décadas mais tarde , ocupando uma vasta área de cerca de 27.000 quilômetros quadrados e entre as atuais cidades de Garanhuns ( Pernambuco ) e Viçosa ( Alagoas ) , havia na região não um mas 12 quilombos , também conhecidos como MOCAMBOS , ligados por uma série de caminhos por entre a mata e que formavam uma confederação chamada PALMARES ou ANGOLAJANGA ( pequena Angola ) , com capital no mocambo de Macacos ; tratava-se de um reino africano encravado em pleno sertão nordestino : os líderes dos mocambos formavam uma assembléia , que por sua vez escolhia o líder o supremo . Como um verdadeiro oásis em meio a miséria e opressão da então chamada América Portuguesa , plantavam milho , feijão , mandioca , banana e cana-de-açúcar , produziam artigos têxteis , metalúrgicos e cerâmicos e comerciavam na base do escambo ( troca de produtos ) com as povoações vizinhas .( ABAIXO , PALMARES ) 

     Como uma verdadeira Torre de Babel , além de negros das mais variadas etnias , ali viviam índios e até brancos , com as mais variadas religiões e falava-se uma mistura de banto , tupi e português ( em 1677 Palmares chegou a ter cerca de 30.000 habitantes ; Salvador , a então capital do Brasil , tinha apenas a metade disso ) . Guerreiros , produziam as suas próprias armas  e construíram fossos e uma série de armadilhas , tendo também um exército permanente e resistindo a 25 expedições militares enviadas para destruí-los . Acontece que em uma dessas expedições muitos daqueles mocambos acabaram sendo destruídos e o então líder GANGA ZUMBA dirigiu-se ao Recife , fazendo um desvantajoso acordo de paz como governador de Pernambuco e é aí que entra o nosso personagem.......Ele não apenas foi radicalmente contrário ao tal acordo de paz como também foi responsável pela destituição de Ganga Zumba do poder , que também era seu tio , e dizem , também teria sido responsável pelo seu envenenamento . Aquele menino negro , nascido por volta de 1655 , chegou a ser escravo e a ser criado por um padre , recebendo o nome cristão de Francisco . Definitivamente o seu destino era ser livres e lutar por seus irmãos de cor : aos 15 anos fugiu para Palmares . Uma das poucas coisas que se sabe a respeito de ZUMBI ( que em dialeto africano significa REI DA GUERRA - ABAIXO )

 é que ele era baixo , coxo e tinha uma índole extremamente guerreira ( ele seria supostamente de origem nobre : seria neto da rainha africana AQUALUME ) .
      Em 6 de fevereiro de 1694 , em expedição liderada pelo bandeirante paulista DOMINGOS JORGE VELHO , Palmares teve o seu fim mas Zumbi não : ainda resistiu durante um ano ; traído , tocaiado e morto  em 20 de novembro de 1695 , teve o corpo mutilado e a cabeça exposta no centro de Recife até se decompor ........Sua figura não apenas simboliza a resistência contra a escravidão como também é motivo de orgulho e afirmação negros , sendo a data de sua morte feriado em várias cidades , como São Paulo , Rio de Janeiro e Salvador . O seu sonho , e também o de milhões de pessoas , só pôde ser realizado quase 200 anos após sua morte , pelas mãos da PRINCESA ISABEL ( 1846-1921 ) que assinaram a famosa LEI ÁUREA em 13 de maio de 1888 . Mas a Lei Áurea realmente representou a liberdade e a redenção de nossos irmãos negros ? Em um dos vídeos de hoje , o jornalista e historiador EDUARDO BUENO , o PENINHA , comenta sobre a extinção da escravidão no Brasil . PARA CONFERIR E REFLETIR ! ( ABAIXO , GRAVURA REPRESENTANDO O FIM DA ESCRAVIDÃO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário