segunda-feira, 11 de maio de 2015

Som de Joinville : Super Orquestra

Um ser perfeito , tanto física quanto moralmente ; invencível ; bondoso ; generoso ; dotado de super poderes e atento aos planos e ações de malfeitores........A imagem e o desejo de ser perfeito acompanham a humanidade desde os seus primórdios , começando pelas remotas pinturas rupestres , passando pelos primitivos cultos e rituais animistas e fetichistas , pelo surgimento das religiões e chegando às midiáticas religiões evangélicas pentecostais . Segundo o compositor , filósofo , escritor e poeta alemão FRIEDRICH  NIETZCHE ( 1844-1900 ) , mais especificamente em seu famoso livro ASSIM FALOU ZARATRUSTA - escrito entre 1883 e 1885 - era possível sim existir um SUPER HOMEM , ou ALÉM-HOMEM em suas próprias palavras .......Para isso , além de ser moralmente perfeito , era preciso se despegar  de qualquer religião e negá-las  . É bem provável que aqueles dois amigos adolescentes , colegas na escola norte-americana GLENVILLE  HIGHT SCHOOL , jamais tivessem lido algum livro do escritor alemão .......JERRY SIEGER  ( 1914-1996 ) e JOE SCHUSTER ( 1914-1992 ) logo perceberam que tinham muitos gostos em comum , principalmente a paixão pelos desenhos . Jerry escrevia e Joe dava vida às histórias do amigo desenhando e em 1931 começaram a trabalhar juntos , mais especificamente no jornal estudantil GLENVILLE TORCH . Estavam também envolvidos em vários projetos , entre eles uma publicação independente : a revista de ficção científica SCIENCE FICTION , algo revolucionário , visto que não eram comuns publicações desse gênero nos Estados Unidos . Em 1932 a dupla criou um personagem vilão , dotado de imensos poderes psíquicos e capaz não apenas de manipular as pessoas como também de dominar o mundo ( se inspiraram em algum político ? ) ; de tão assustador , resolveram mudar de ideia : por que não transformá-lo de vilão em herói ? Em 1933 o mesmo personagem recebia o nome THE SUPERMAN , nos seguintes passou inúmeras modificações ( ABAIXO , UMA DAS PRIMEIRAS VERSÕES DO SUPERMAN ) 

 e tão grande quanto o número de modificações do personagem foi a quantidade de nãos recebido pela dupla e isso tem uma explicação : na época as histórias em quadrinhos eram comuns , mas como tiras de jornais e não como revistas .
      Em 1938 a editora NATIONAL PUBLICATIONS ( mais tarde DC COMICS ) resolveu pagar pra ver , literalmente , e apostou naquela jovem dupla . Na edição de junho de 1938 , da revista ACTION COMICS , oficialmente o SUPER HOMEM , ou HOMEM DE AÇO , fez a sua estréia e a tiragem de 200.000 exemplares rapidamente se esgotou . Vivia-se às vésperas de mais uma guerra mundial e o personagem , assim como tantos outros , representava os velhos orgulho e princípios americanos ( as cores da roupa do Super Homem estão na bandeira de que país mesmo ? ) e além disso ele foi fruto do própria época em que foi criado ; desde 1929 viva-se o período mais crítico da história dos Estados Unidos , ou seja a GRANDE DEPRESSÃO , uma época de recessão econômica e crise social e que só terminaria em 1941 . Típico exemplo de ícone cultural , 

o personagem já foi incontáveis vezes adaptado para produções no rádio , televisão , jornais , literatura , humor e música ; mas sem dúvida , a adaptação mais bem sucedida e conhecida ocorreu no cinema .........A partir de 1973 vários diretores e roteiristas começaram a planejar um possível filme do Super Homem , o que só começou a se tornar possível em março de 1977 , quando teve início a sua produção e tendo cono diretor RICHARD DONNER , que próximo a data de lançamento do filme pediu demissão e saiu brigado com boa parte da equipe do filme . Lançado em 15 de dezembro de 1978 e contando com as participações dos consagradíssimos MARLON BRANDO e GENE HACKMAN  , o filme acabou consagrando  o quase novato e então desconhecido CRISTOPHER REEVE ( 1952-2004 - ABAIXO  ) ,

 ator que interpretou o Super Homem . O filme acabou recebendo um Oscar na categoria MELHORES EFEITOS ESPECIAIS e acabou dando início a uma série de 4 filmes , cujo filme mais recente é de 1987 ( em 2007 foi ainda produzido um sexto filme do Super Homem , dirigido pelo " briguento " Richard Donner , e que , segundo suas palavras , ia de acordo comas ideias originais do primeiro filme ) e é praticamente impossível alguém nunca ter ouvido a sua música-tema . No vídeo de hoje a super orquestra regida pelo super professor RONNY PETTERSON  , da CASA DA CULTURA de Joinville , a toca . VALE  A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário