sexta-feira, 1 de maio de 2015

Viagem Musical : Um Para O Outro

Existem típicos casos em que um foi feito para o outro , e não estamos nos referindo a apaixonados casais , e sim de certos músicos que parecem  se relacionar com seu instrumento como quem se relaciona com uma pessoa amada , um ente querido ou um grande amigo . O piano é para o pianista carioca ARTUR MOREIRA LIMA como aquele velho amigo inseparável e parceiro de aventuras e de chopes num fim de tarde no Leblon . O acordeão é para o gaúcho RENATO BORGHETTI como aquele peão amigo da estância co quem divide o chimarrão , conta "causos " da lida campeira e canta velha canções . O nosso homenageado da semana tratava a guitarra com carinho , como se fosse aquela mulher amada , trocando carícias e fazendo amor.......Ele nasceu no Rio de Janeiro , então capital federal , em 5 de janeiro de 1956 e com apenas 6 anos mudou-se com a família para Blumenau . Sua irmã era pianista e um de seus tios era apaixonado por rock e blues ; entre a disciplina ,a formalidade e o rigor do piano e a liberdade , adrenalina e a improvisação da guitarra , venceu essa última........Típico talento precoce , já animava festas e bailes em Blumenau , porém a cidade interiorana já era pequena demais para seu já gigantesco talento ,e a partir dos 14 anos de idade ele botou o pé na estrada e percorreu o Brasil . os 17 anos de idade o garoto Celso Ricardo Furtado de Carvalho tornou-se músico profissional e deu lugar a CELSO BLUES BOY ( FOTO ABAIXO ) , nome dado em justa homenagem ao seu grande ídolo , o legendário guitarrista e cantor de blues BB KING , ou como disse em uma entevista o próprio músico : " BB KING é a minha inspiração , ERIC CLAPTON é a minha referência e JIMI HENDRIX é o desabafo ". Celso Blues Boy teve a honra de no início da carreira tocar a dupla SÁ E GUARABIRA , LUÍS MELODIA e um certo RAUL SEIXAS......



     Em 1976 , já de volta ao Rio de Janeiro , fundou a banda de hard-blues LEGIÃO ESTRANGEIRA e pouco depois integrou a banda AERO BLUES , considerada por muitos a primeira banda de blues brasileira . Como no Brasil raramente se vive exclusivamente da arte , Celso teve que virar dando aulas de música , até que um de seus alunos sugeriu que gravasse uma fita demo e a enviasse para rádio FLUMINENSE , rádio alternativa carioca que ficou famosa por ter dado espaço para cantores e bandas em início de carreira , como LEGIÃO URBANA e PARALAMAS DO SUCESSO . Bendito conselho.....Naquele início de década de 80 , Celso Blues Boy logo chamou a atenção e se tornou presença constante  no CIRCO VOADOR ( afamada casa de shows musicais , localizada no bairro carioca da Lapa ) , no APPALOOSA ( casa de shows do bairro carioca de Copacabana ) e no NOITES CARIOCAS , série de shows musicais realizados no morro carioca da Urca , produzidos pelo jornalista , compositor e produtor musical NELSON MOTTA . Em 1982 participou de um disco coletivo juntamente com outros cantores e bandas que se apresentavam no Circo Voador e no seguinte gravou 2 discos de apenas 2 músicas cada , mas a sua consagração viria em 1984 : logo em seu primeiro disco oficial , SOM NA GUITARRA , um mega sucesso : AUMENTA QUE ISSO AÍ É ROCK ´N ROLL . Além de 3 sucessos de menor intensidade - ROCK FORA DA LEI , AMOR VAZIO e BRILHO DA NOITE - O disco ainda emplacou 2 músicas em trilhas sonoras de filmes : BLUES MOTEL , em BETH BALANÇO ( 1984 ) e TEMPOS DIFÍCEIS em TROP CLIP ( 1985 ) .



      Primeiro músico brasileiro a cantar blues em português , os 3 primeiros discos de Celso - SOM NA GUITARRA , MARGINAL BLUES ( 1986 ) e CELSO BLUES BOY 3 ( 1987 ) - são verdadeiras aulas de como se tocar guitarra e fazer blues ! Em 1986 Celso Blues Boy viveu um momento muito especial na carreira : fez um histórico dueto com CAZUZA na música MARGINAL e a convite da revista alternativa ROLL teve a missão de entrevistar ninguém menos do que BB KING ! Celso não apenas chegou a dar uma canja em um show do legendário guitarrista , como ainda o impressionou e recebeu simplesmente de presente a guitarra de BB King : LUCILLE . Além de ter realizado um velho sonho , Celso iniciava ali um longa amizade com o veterano guitarrista . Em 1988 , outro pioneirismo de Celso Blues Boy : seu disco BLUES FOREVER , totalmente gravado em inglês , teve o seu repertório escolhido em votação realizada entre seus fãs . Já na década de 90 Celso não fez o mesmo sucesso que na década anterior e também não teve o mesmo espaço na mídia , embora tenha feito 3 ótimos discos : INDIANA BLUES ( 1996 ) , NUVENS NEGRAS CHORAM ( 1998 ) e VAGABUNDO ERRANTE ( 1999 )e ainda um disco ao vivo , em 1991 , e que teve expressivas vendas . O cantor e guitarrista tornou-se presença constante no tradicional festival musical realizado na cidade suíça de Montreux e ainda revelou o seu lado empresarial e comercial : foram lançadas linhas de óculos de paletas para guitarra e bateria levando o seu nome . Ainda na década de 90 , merece destaque o dueto com o seu velho ídolo e já amigo BB King na música MISSISSIPI , de 1996 , e que era uma homenagem a ROBERT JOHNSON , um dos destaques dos primórdios do blues e cuja vida atribulada inspirou muitas lendas .




      Cansado da marginalidade e do agito do eixo Rio-São Paulo, em 1997 Celso voltou para Santa Catarina , dessa vez radicando-se em Joinville , e após várias mudanças de endereço escolheu definitivamente a beleza e o bucolismo da região dom Piraí , no Vila Nova . os anos 2000 foram marcados por intensas e extensas turnês e apresentações pelo Brasil e por apenas um trabalho ; o cd e dvd QUEM FOI QUE FALOU QUE ACABOU O ROCK ´N ROLL , lançado em 2008 e um registro de um show feito naquele ano no Circo Voador . Em 2011 finalmente o cantor voltava a gravar um disco só de músicas inéditas , POR UM MONTE DE CERVEJA , e que além da música-título tinha como destaques 2 músicas de nomes muito bem humorados : BETH CARVALHO QUER COMPRAR O MEU FUSCÃO e ODEIO ROCK ´N ROLL . Na época  disse , em entrevista para o jornal A NOTÍCIA , de Joinville , que aquele seria o seu último trabalho , oque , com certeza , fez muita gente não entender nada ......Quem no segundo semestre de 2011  e no início de 2012 assistiu a algum show de Celso logo soube a sua voz rouca estava completamente diferente .......Em 6 de agosto de 2012 a notícia trágica : às 8; 30 horas daquele dia , em Joinville , Celso Blues Boy calava-se para sempre , sendo vítima de um câncer na garganta ........Morreu praticamente no anonimato , desconhecido da maior parte do grande público e muito distante do reconhecimento que merecia ter tido . Chegando muitas vezes a ser arrogante e não aceitando dividir o brilho no palco com ninguém , em entrevista para o JORNAL HOJE , da TV Globo , em 1989 , declarou ser a SOLIDÃO uma de suas grandes fontes de inspiração.......O primeiro clipe de maio é a apresentação da música CASA DA LUZ VERMELHA , no Circo Voador em 2008 . OUÇA AQUELE QUE TALVEZ TENHA SIDO O MAIOR GUITARRISTA BRASILEIRO !


Nenhum comentário:

Postar um comentário