terça-feira, 19 de maio de 2015

Um Pouco de Polêmica : Ratinho !

Quem passa por UMBUZEIRO ( ABAIXO ) , uma cidade paraibana localizada na divisa com Pernambuco e com aproximadamente 10.000 habitantes ,

 certamente irá pensar : " É mais uma cidade do sertão nordestino sem nada de especial "........Com  certeza essa mesma pessoa ficará surpresa ao saber ali nasceram 3 figuras que ajudariam a mudar a história do Brasil : o primeiro deles foi EPITÁCIO PESSOA ( 1865-1942 ) , presidente do Brasil entre 1919 e 1922  e em cuja administração tiveram início uma série de levantes militares que culminariam no golpe de Estado que levaria GETÚLIO VARGAS ( 1882-1954 ) ao poder em 1930 ; o segundo foi seu sobrinho , JOÃO PESSOA ( 1878-1930 ) , governador da Paraíba entre 1928 e 1930 e candidato derrotado à vice-presidência da república em 1930 , na chapa de Getúlio Vargas . Seu assassinato, por motivo pessoal , acabaria servindo de pretexto para o levante que pôs Getúlio Vargas no poder . O terceiro conterrâneo ilustre tinha nome , ao mesmo tempo , de santo e de escritor francês : FRANCISCO DE ASSIS CHATEUBRIAND BANDEIRA DE MELLO ( 1892-1968 ) . Formado em Direito no Recife , foi como jornalista que ele chamou a atenção : trabalhou em vários jornais locais e mais tarde acabou mudando-se para o Rio de Janeiro , então capital federal . Ao comprar o modesto O JORNAL , em 1924 , estava construindo o alicerce daquele que seria um gigantesco e poderoso império : ele chegou a ser dono de mais de 100 jornais , revistas , rádios e emissoras de televisão e que formavam um conglomerado chamado DIÁRIOS ASSOCIADOS ( a revista O CRUZEIRO , primeira revista de circulação nacional e que circulou entre 1928 e 1975 , e o JORNAL DE JOINVILLE , faziam parte do conglomerado ) . Sem dúvida , o carro-chefe do império era a TV TUPI  , primeira emissora de televisão brasileira e que foi ao ar pela primeira vez em 18 de setembro de 1950 . 

       Assis Chateubriand ( ABAIXO ) foi um dos homens mais poderosos e influentes do Brasil entre as décadas de 40 e 50 .

 E também um dos mais temidos , seja pelos artigos que escrevia ou campanhas jornalísticas que criava e liderava ( ele , por exemplo , foi favorável ao golpe que implantou a nada saudosa ditadura militar em 1964 ) quanto pelo seu imenso poder . Chegou a ser eleito senador pela sua Paraíba natal e pelo Maranhão e conta-se  que após separar-se da mulher conseguiu a guarda de sua filha através de uma lei promulgada pelo então ditador Getúlio Vargas ! Na ocasião teria dito a seguinte frase : " SE A LEI É CONTRA MIM , ENTÃO VAMOS MUDAR A LEI ".......Pioneiro e visionário segundo muitos e herói sem caráter segundo outros tantos , também foi responsável pela criação do MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ( MASP ) , em 1947 , e por uma campanha em prol do incentivo à aviação no Brasil . À biografia desse personagem polêmico pode ser adicionado outro fato pioneiro : a primeira emissora de televisão educativa do Brasil . Trata-se da TV CULTURA , de São Paulo , inaugurada em 20 de setembro de 1960 e que a princípio funcionava em um minúsculo estúdio no edifício Guilherme Guinle , na cidade de São Paulo . Quase toda a sua equipe de técnicos e elenco de atores eram os mesmos da prima rica , a TV TUPI  . Um desastroso incêndio , ocorrido em 28 de abril de 1965 , fez com que cerca de 90 % dos equipamentos da emissora fossem perdidos e também  fez com que em 1966 ela fosse vendida para o governo do Estado de São Paulo . Em 1967 o então governador ROBERTO  SODRÉ criou um instituição sem fins lucrativos , a FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA , que é mantida pelo governo daquele Estado e que desde então também é responsável pela emissora .

         Após certo período fora do ar e uma profunda reformulação e reestruturação , a emissora acabou sendo reinaugurada em 15 de junho de 1969 , data considerada a oficial de sua criação .( ABAIXO , FOTO DA ATUAL SEDE DA EMISSORA )

 Seguindo uma linha jornalística combativa , investigativa e crítica , pela emissora já passaram grandes jornalistas , como MARÍLIA GABRIELA , HERÓDOTO BARBEIRO , CARLOS NASCIMENTO , LILIAN WITTE FIBE e MARIA CRISTINA POLI . Indo ao ar todos os dias , das 21 horas ás 22 horas , o telejornal da emissora - JORNAL DA CULTURA - conta todos os dias , coma a exceção do sábado , com a participação de 2 convidados , que comentam sobre os mais diversos assuntos . Quem acompanha o telejornal , provavelmente deve aguardar ansiosamente a segunda-feira : nesse dia participam do programa o advogado , ex-deputado federal e um dos fundadores do PT , AIRTON SOARES , e o historiador , ex-professor e comentarista político MARCO ANTÔNIO VILLA  ( ABAIXO , A DUPLA , AIRTON É O DA ESQUERDA E MARCO ANTÔNIO O DA DIREITA ). A diferença de ideias e opiniões entre os dois é imensa : enquanto o advogado emite opiniões geralmente bastante ponderadas e discretas , saindo até mesmo algumas vezes pela tangente , o historiador emite opiniões fortes e contundentes , sendo entusiasta de um quase improvável impeachmant de DILMA ROUSSEFF . Muitas vezes os dois protagonizam bate-bocas que chegam a ser hilários e que nada ficam a dever a programas popularescos como PROGRAMA DO RATINHO e CASOS DE FAMÍLIA - ambos exibidos pelo SBT - para desespero do pobre âncora do programa , WILLIAM CORRÊA , e deleite dos telespectadores .......CONFIRA E DIVIRTA-SE !

Nenhum comentário:

Postar um comentário