sexta-feira, 29 de maio de 2015

Viagem Musical : Gênio Anônimo

Para a surpresa de muita gente , especialmente dos mais jovens , o cantor LOBÃO um dia já fez sucesso......Hoje mais conhecido por suas declarações polêmicas , pelos dois livros que escreveu ( um autobiográfico e o outro criticando acidamente o cenário musical brasileiro , inclusive cantores que já morreram ) , por seus vídeos na internet e pela sua atuação na mídia , seja escrevendo artigos ou apresentando vários programas de TV a partir de 2008 , na década de 80 era comum ligar o rádio e ouvir alguma música sua . Muitas daquelas músicas , como CORAÇÕES PSICODÉLICOS  , REVANCHE , VIDA BANDIDA , VIDA LOUCA VIDA  e POR TUDO QUE FOR foram compostas em parceria com um personagem anônimo : o poeta carioca BERNARDO VILHENA , ( ABAIXO )



que também pode se orgulhar de feito parcerias com outros peso-pesados da música nacional , como CAZUZA e RITCHIE ( a música MENINA VENENO , um dos maiores sucessos da década de 80 , é fruto da parceria entre o poeta e o cantor inglês-brasileiro ) . Poderíamos citar muitos outros exemplos , como SÉRGIO SAMPAIO , JOÃO DONATO, WALTER FRANCO  e JARDS MACALÉ , sendo muitos deles até chegaram até a se aventurar como cantores , tendo bem menos êxito do que como compositores . Uma mistura de operário , artesão e poeta , o compositor é aquele tipo de gênio anônimo que trabalha para que a estrela maior , o cantor , brilhe com cada vez mais intensidade . O nosso homenageado de hoje é um desses exemplos de gênio anônimo e que preferia mais o silêncio da composição às luzes e ao glamour dos palcos .

      Inaugurada apenas 4 anos antes e construída graças ao suor e ao sacrifício de milhares de nordestinos , em 1964 Brasília ainda era a Terra Prometida para aquele sofrido povo . Apaixonado pelo poder das palavras e compondo músicas desde os 16 anos de idade , CLÉSIO DE SOUZA FERREIRA ( ABAIXO ) deixou a modesta cidade piauiense de Angical do Piauí para estudar Letras na Universidade de Brasília , criada 3 anos antes .



 Lá já vivia o seu irmão mais velho , CLIMÉRIO . No ano seguinte a eles se juntaria o resto da família , incluindo o irmão mais novo , CLODO . Embora exercendo magistério , chegando a trabalhar na universidade em que se formou e trabalhou , Clésio jamais deixou de lado a sua amiga música e era comum a sua participação nos festivais de música de Brasília e por uma feliz coincidência  seus outros irmãos também compunham . Corria o ano de 1976 , quando o trio de irmãos apresentou-se no programa MAMBEMBE  , A VEZ DOS NOVOS , da TV Bandeirantes . O cantor cearense EDNARDO ( o mesmo que fez sucesso com a música PAVÃO MISTERIOSO , música-tema da primeira versão da novela SARAMANDAIA , de 1976 ) e que já os conhecia logo percebeu que se tratava de 3 diamantes a serem lapidados e os convenceu a gravar um disco juntos . O disco chamava-se SÃO PIAUÍ e foi lançado oficialmente em um show realizado no TEATRO GALPÃOZINHO , em Brasília , em 1977 . Nesse mesmo show o trio contou com a participação de um cantor relativamente  desconhecido , vindo do Ceará , que alguns antes havia estudado Arquitetura  e que na mesma época -1970 - havia vencido um festival universitário de música e também cantaram uma música recém composta por Clésio e Clodo .

     Ao ler o poema MEMÓRIA , de CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE , Clésio ficou impressionado : Por que não musicá-lo ? Ele acabou fazendo a melodia da música e seu irmão Clodo teve que fazer 3 versões de letras para a música até que uma delas se encaixasse . O tal cantor vindo do Ceará ficou impressionado : eles tinham feito uma feito uma verdadeira obra prima ! Ele acabou gravando a música , que só foi lançada no fim de 1978 e abria um disco cujo título tinha ares de profecia EU CANTO - QUEM VIVER CHORARÁ . O tal cantor nada era do Raimundo Fágner Cândido Lopes , ou simplesmente FÁGNER .......



Não se tratava de um novato : até ali Fágner havia gravado 7 discos , chegando até a fazer duetos com NEI MATOGROSSO , NARA LEÃO ( 1942-1989)e os instrumentistas HERMETO PASCOAL e NANÁ VASCONCELOS e feito a trilha sonora do filme JOANA , A FRANCESA , mas ainda estava longe de ser um cantor de sucesso . Revelação além de ter sido o seu primeiro sucesso foi um marco na carreira do cantor : em 1979 Fágner foi considerado o segundo melhor cantor do ano pelos leitores da revista PLAYBOY , no mesmo ano venceu o festival de música da extinta TV Tupi  com QUEM ME LEVARÁ SOU EU e ao longo da década de 80 foi uma presença quase obrigatória nas rádios brasileiras , emplacando sucessos como GUERREIRO MENINO , DESLIZES e AMOR ESCONDIDO , além de ter se tornado um dos maiores nomes também da música latino-americana ( chegou a gravar 2 discos em espanhol ) e ter tido a honra de gravar 2 discos com o rei do baião : LUIZ GONZAGA ( 1912-1989 ). Generoso , Fágner produziu o segundo disco dos irmãos piauienses : CHAPADA DO CORISCO .

     Outras parcerias bem sucedidas de Clésio foi com o cantor , compositor e sanfoneiro pernambucano DOMINGUINHOS ( 1942-2013 ; ele também chegou a produzir um disco dos irmãos : FERREIRA ) e coma musa da bossa nova , NARA LEÃO . ( ABAIXO )



 Junto com seus irmãos ainda gravou mais 4 discos , sendo último deles TRIO CERTEIRO , lançado em 2001 e que acabou sendo o único disco gravado em cd . Todos os 6 discos foram produzidos e lançados de maneira independente e , infelizmente , acabaram sendo retirados de catálogo . Em 6 de julho de 2010 , acabou falecendo , vítima de insuficiência respiratória , aos 65 anos ( nasceu em 24 de outubro de 1944 ) . Clésio  compôs mais de 100 músicas , sendo que 50 delas acabaram sendo gravadas . Curiosamente em poucas delas ele compôs a letra e suas melodias eram bem sofisticadas e trabalhadas . Quanto a música Revelação , acabou sendo regravada inúmeras vezes , inclusive por nomes como WANDO , SIMONE e até o roqueiro HUMBERTO GESSINGER , líder e vocalista da banda gaúcha ENGENHEIROS DO HAWAII e o clipe da semana é justamente desse grande sucesso . Exibido pelo programa FANTÁSTICO , da TV Globo no início de 1979 , nele Fágner aparece com um visual e um figurino à moda do guerrilheiro argentino CHE GUEVARA ( 1928-1967 ) ! CONFIRA ESSA OBRA PRIMA DO POETA DO SERTÃO DO PIAUÍ !

Nenhum comentário:

Postar um comentário