quinta-feira, 21 de maio de 2015

Impressões de Viagem

Quem consultar algum mapa da Europa ou livro de Geografia fatalmente irá se deparar com um pedaço de continente cercado de um lado pelo mar Mediterrâneo e do outro pelo vasto oceano Atlântico , separado do resto do continente por uma cadeia de montanhas chamada de Montes Apeninos e que recebe o nome de PENÍNSULA IBÉRICA . Logo essa pessoa irá saber que essa península - onde estão a república de Portugal , o reino da Espanha e os minúsculos principado de Andorra e o território britânico de Gibraltar - além de ser o contato físico entre Europa e África , também tem animais encontrados no vizinho continente , como linces , raposas , águias-imperiais e abutres e um clima bem mais temperado do que o encontrado no resto do continente , com invernos não muito rigorosos ( com as exceções do norte da península e de regiões montanhosas ) e verões com temperaturas bastante elevadas . Saberá também que se trata de um região elevada , com grande número de serras , montanhas e planaltos , cortados  por extensos vales , muitas vezes ocupados por quase intermináveis plantações de oliva e de uva . Também tem uma grande quantidade de rios , como o Guadiana , Guadalquivir , Tejo , Douro , Minho e Aragão . Se essa mesma pessoa for curiosa o suficiente , também irá se debruçar sobre um livro de história e verá que aquela região não se resume a ser apenas um pedaço de terra quase desgarrado do continente .........A começar pelo povo que deu origem ao seu nome : OS IBÉRIOS . Habitando , a princípio , uma das margens do rio EBRO , na atual Espanha , espalharam-se pela região e chegaram até a região sul da atual França . Povo brioso , guerreiro e de caráter firme , consta que ao serem crucificados , cantavam hinos de glória......

       Após um longo período de resistência , os antigos romanos só conseguiram conquistar completamente a região  em 218 antes de Cristo , quando assassinaram o valoroso VIRIATO , líder de um povo de origem celta conhecido como LUSO e de tão importante , alguns césares romanos chegaram a serem originários da região . Além dos romanos , uma  infinidade de povos ocupou a região : fenícios , cartagineses , gregos , godos , ostrogodos , visigodos , suevos ,vândalos , celtas , judeus e árabes ( esses durante mais de 700 anos ) , criando um fascinante caldeirão cultural , presente principalmente na Espanha : as regiões da CATALUNHA e PAÍS BASCO , completamente distintas culturalmente e linguisticamente do resto do país , há séculos reivindicam independência . Naquela região há uma forte religiosidade , presente em maravilhosas e seculares igrejas e catedrais , em antigas procissões e rituais religiosos e no fato de vários papas e santos da Igreja Católica terem sido originários da região . A região também chegou a ser o centro do mundo : entre os séculos 15 e 16 , cientista e sábios dos mais variados pontos da Europa para lá se dirigiram . De lá partiram frágeis embarcações tripuladas por homens sedentos de fortuna ,  glória e poder e que - pela força das armas e da religião - conquistaram civilizações milenares de outros continentes, conquistando meio mundo  . Revelaram ao mundo um continente - a AMÉRICA -  e revolucionaram as maneiras de se navegar , fazer comércio e trouxeram novidades ,  dando início a algo que hoje chamamos de GLOBALIZAÇÃO . Na crônica de hoje , com jeito de guia de viagem , HILTON GORRESEN revela o seu lado cicerone e nos convida a uma viagem pela ESPANHA e PORTUGAL . Quer embarcar ? CONFIRA :

"Fazia tempo que não viajava . Na última vez o aeroporto de Guarulhos ainda era um campinho de aviação . ( ABAIXO , CONSTRUÇÃO DO AEROPORTO DE GUARULHOS , OCORRIDA ENTRE 1980 E 1985 )



Hoje , os aeroportos das grandes capitais se transformaram em monstrengos , enormes e suntuosos , verdadeiros elefantes brancos . ( ABAIXO , AEROPORTO DE NATAL , CONSTRUÍDO PARA A COPA DE 2014 )



 E o que o usuário ganha com isso ? Talvez a oportunidade de fazer um bom exercício . Andam-se quilômetros ( sem exagero ) para chegar ao local desejado . Em Madri ( ABAIXO , AEROPORTO DE BARAJAS ) é fácil pegar a passagem após o desembarque : basta andar alguns quilômetros , descer escadas e finalmente ......entrar num outro metrô que o levará a outro pavilhão .



     Ao chegar á recepção de um hotel espanhol , a primeira coisa que perguntam é seu apelido . Não vá dizer Tripé , Pirulito ou Alemão . Eles querem saber seu sobrenome . Em Madri ( ABAIXO )



 encontra-se gente de todos os países , até espanhóis . Há mulheres espanholas que se parecem com espanholas . Esbeltas , nariz adunco e cabelos puxados para trás .



     No site do hotel em que ficaria no início havia inúmeras críticas , por isso já fui bastante preocupado . Não encontrei nenhum dos problemas citados . Provavelmente o gerente do hotel soube que eu iria me hospedar ali e tratou de deixar tudo em ordem . ( ABAIXO , HOTEL EM MADRI )



 Mas não espere de atendentes  de lojas  , hotéis , ônibus , táxis e restaurantes a gentileza dos brasileiros . Falam rápido e com jeito de mau humor . É preciso pedir para 'hablar más despacito ' .

     Se quiser comunicar-se com espanhóis , procure os velhinhos que se encontram sentados nos parques e estão dispostos a uma boa conversa .



Mas não adianta  você falar , por exemplo , em ônibus , cartão , segunda-feira , tapete ou corredor , que o espanhol não entenderá . Fale autobus , tarjeta , lunes , alfombra ou passadilho .

     Viajando por Espanha ou Portugal você encontrará muitas catedrais , mesquitas e mosteiros . Vistar uma catedral ou palácio português ( ABAIXO , PALÁCIO DE BELÉM , EM LISBOA )



 é pagar para ver onde foi o ouro do Brasil .

      No Porto , ( ABAIXO )



além do respectivo vinho , existe uma especialidade nacional ; tripas á moda do Porto .( ABAIXO )



 Segundo eles , ir ao Porto sem experimentá-las é como ir à Roma e não ver o Papa . Convencido disso , sentei-me num pequeno restaurante á beira do rio Douro e mandei ver . Dentro de alguns minutos o atendente de mesa ( não o chame de moço nem de garçom )



veio com uma bela cambuca de dobradinha com feijão branco . Cá para nós : não gostei , a dobradinha tinha pouco molho e muita pimenta .

      Mas qualquer problema se torna insignificante diante da imensidão de oliveiras e pinheiros andaluzes que circundam as estradas ,



 os vales e montes ao redor do rio Douro , além da magnífica presença do rio Tejo . " ( ABAIXO )


Nenhum comentário:

Postar um comentário