quinta-feira, 7 de maio de 2015

Princesa Do Vale

Você já se habitou a ler todas às quintas-feiras  as bem humoradas crônicas do escritor francisquense HILTON GORRESEN , mas hoje temos algo diferente .......Como o irreverente escritor está fazendo uma mais do que merecida viagem , trazemos hoje , aqui neste espaço , um verdadeiro tesouro histórico ! Com aproximadamente  160.000 habitantes , sendo a principal cidade da região do vale do rio Itapocu - e uma das 10 maiores do Estado - , e também sede de grandes empresas  dos setores metal-mecânico  e textil , como MALWEE , DUAS RODAS , TRAPP e WEG , a vizinha , bela e até certo ponto bucólica JARAGUÁ DO SUL , ( ABAIXO )



 vejam só , já foi distrito de Joinville e assim como a chamada Manchester Catarinense , também surgiu a partir de um casamento real com ares de contos de fada ........Explicamos : em decorrência de seu casamento com a princesa ISABEL , ocorrido em 1864 , o nobre francês Gaston  D ´Orléans , o CONDE D ´EU , ( ABAIXO )



 recebeu uma enorme quantidade de terras ao norte da então província de Santa Catarina . Algum tempo depois essa enorme área , mais precisamente com 50 .00 hectares , acabou  sendo  adquirida por um militar belga e pessoa de confiança do nobre francês : o coronel ÉMILE CHARLES JOURDAN . Em 25 de julho de 1876 o belga , juntamente com 6 agricultores e 54 escravos , vindos do Nordeste , estabeleceu-se nessas terras e instalou um engenho de açúcar juntamente com alguns alambiques . E tinha também ideias ambiciosas : reservou uma área , entre os rios Itapocu e Jaraguá , para o surgimento de uma cidade e também pretendia retificar o rio Itapocu e transformá-lo em um rio navegável , mas infelizmente as ideias ficaram só nas intenções ........Alguns anos mais tarde o engenho e os alambiques foram abandonados e a população resumia-se apenas a alguns poucos moradores vindos das redondezas e imigrantes estrangeiros vindos de colônias vizinhas .

      A partir de 1895 , com o esgotamento dos lotes de terras  tanto em Joinville quanto em Blumenau , teve início uma maciça colonização da região por imigrantes europeus , principalmente alemães , seguidos de italianos , poloneses e húngaros  e finalmente em 1898 , após intensa disputa jurídica entre Joinville e a então vila de Paraty ( hoje Araquari ) e que vinha desde 1883 , Jaraguá foi anexada á Joinville , na condição de distrito . Como parte daquele território pertencia ao governo federal , ele acabou sendo cedido  em 1897  à empresa alemã de colonização  COMPANHIA HANSEÁTICA , que nele criou uma colônia estrangeira  chamada HANSA HUMBOLT  e que em 1943 mudaria seu nome para CORUPÁ   . Jaraguá conquistou sua emancipação política em julho de 1934 , data em que JOSÉ BAUER tomou posse como primeiro prefeito da cidade . ( ABAIXO , ANTIGA PREFEITURA DA CIDADE )



 Um dos vídeos do dia é uma verdadeira relíquia histórica : ele foi feito em 1948 ! Além de raras imagens de Jaraguá do Sul ele também traz algumas imagens  do então distrito de Corupá ( ABAIXO ) , que dez anos mais tarde conquistaria sua emancipação política . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário