quinta-feira, 28 de maio de 2015

Um Velho Ditado

Por acaso você está apaixonado ou apaixonada por alguém ? Não desista dessa pessoa e lembre-se : ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA . Certamente o poeta OVÍDIO , que viveu na época do Império Romano ( 43 antes de Cristo - 18 da era cristã  )  também estava muito apaixonado quando em sua obra A ARTE DE AMAR E METAMORFOSES  escreveu a seguinte frase : ÁGUA MOLE PERFURA A PEDRA DURA , origem do ditado acima . Provavelmente você deve conhecer essa pessoa DE CABO A RABO ......então os seus conhecimentos sobre essa pessoa devem ser os mesmos que os antigos portugueses tinham nos séculos 15 e 16 , época das grandes navegações : em Portugal , quando sabia muito sobre alguma dizia -se que sabia de CABO A RABAH ( a cidade marroquina de Rabah fica ao norte do litoral africano , já a Cidade do Cabo fica ao sul e atualmente é uma das capitais da república da África do Sul ) . Talvez você seja uma daquela pessoas que amam à moda antiga , entregam presentes e declama poemas , mas a pessoa amada NÃO ENTENDEU PATAVINAS do poema que você declamou ......Então você é uma pessoa tão incompreendida quanto o historiador romano TITO LÍVIO ( 59 antes de Cristo - 17 da era cristã ) : de família humilde , natural da cidade de PATAVIUM ( atual Pádova , na Itália ) e falando um latim horrível , logo surgiu o termo PATAVINISMO para se referir a ele e consequentemente a algo que as pessoas não entendiam .

     A pessoa amada ainda não se deu conta de rodo o seu amor e beleza interior .......como diz o ditado : O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER  . Então ela tão cega quanto um aldeão francês chamado ANGEL e que viveu no século 17 : na Universidade da cidade francesa de Nimes , em 1647 , um médico de nome PAUL DE VINCENT D ´ARGENRT conseguiu realizar um transplante de córneas no tal aldeão , que passou a enxergar . Dizendo-se horrorizado com tudo que passou a enxergar , pediu para que o médico arrancasse sus olhos : era muito mais feliz imaginando as coisas . O caso foi para até no Vaticano e acabou dando origem ao ditado acima . Bom , o que você acabou de ler são de ANEXINS . O nome é estranho mas o significado é simples : nada mais são do que os provérbios oi os famosos ditados populares . De tão presentes , não só na língua portuguesa , mas na própria cultura brasileira , o dramaturgo e poeta maranhense ARTUR DE AZEVEDO ( 1855-1908 ) escreveu , já em 1872 , uma peça teatral que era uma comédia de costumes e com o título de AMOR POR ANEXINS . Nela , em muitas falas dos personagens parecem ditados populares . Para comentar sobre este assunto , só poderia ser alguém QUE ENTENDE DO RISCADO : HILTON GORRESEN , CONFIRA :

"Os ditados , provérbios ou anexins ( pronuncia-se anechins ) têm servido de base filosófica para muita gente . Qualquer coisa , contra ou a favor , há sempre um dito popular apropriado , pronto para uso . Se a pessoa se atira em alguma empreitada difícil , quem não arrisca



não petisca ; se resolve dar uma puxada no freio , tira da algibeira o anexin : o apressado come cru .



 Se é meio solitário pode se conformar com o argumento : antes só do que mal acompanhado .



    Como tudo tem mudado de uns tempos para cá , certamente alguns desses ditados tornaram-se meio obsoletos . Vejamos :

    Água mole em pedra dura......



esse é muito verdadeiro , mas apresenta ação muito demorada . Ninguém tem mais tempo para aguardar ações que pingam como água nos rochedos burocráticos . Continua em vigor nos processos judiciais ( ABAIXO ) ( principalmente a nosso favor ) .



    Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.....Ultrapassado . Foi criado numa época em que era de bom tom aprisionar passarinhos .



Não deve ser olhado com muita simpatia pelo pessoal do Ibama e pode dar cadeia .



    Em terra de cego quem tem olho é rei......



Este me soa como um prêmio de consolação . O cara é alçado ao poder porque é o menos ruim , o menos incompetente . Certamente ,a sua empresa vai pro saco .



    De grão em grão a galinha enche o papo . Também ultrapassado . Criados em granjas ,



 as galinhas e os frangos não devem mais comer o tal do grão e sima alimentação balanceada própria para que se desenvolvam o mais rápido possível e possam entrar na faca .

    Quem tem boca vaia Roma.



 Você já imaginou alguém sair por aí perguntando como chegar à Roma ? E nem é preciso abrir a boca , pode comprar uma passagem aérea pela internet . Hoje seria melhor dizer : quem tem boca e joga futebol vai ao Roma ( ABAIXO )



 ( ou ao Milan , ao Barcelona , ao Real Madri , etc...)

    Devagar se vai ao longe . Hoje quem for devagar pode ficar desatualizado ou  mesmo ser atropelado . Isto é coisa para o Amir Klink ( ABAIXO )



 ou um desses heróis que que resolvem percorrer o mundo pedalando uma bicicleta .

    Após a tempestade vem a bonança .



 Não é isso que estamos vendo por aí . Após a tempestade vem o alagamento das ruas , a queda de barreiras , a perda de bens móveis o desespero . E vêm as doações que vão parar no lixo .



    Cada macaco no seu galho....



.Esse adágio é discriminatório . Só se for lá na Índia , ( ABAIXO )



onde as pessoas são classificadas por castas . Nega aos indivíduos a oportunidade de crescer , de mudar de ramo ( sem trocadilho ) . Fosse levado em consideração , como poderia um operário ter passado pelo Palácio do Planalto  ? "




Nenhum comentário:

Postar um comentário