terça-feira, 29 de setembro de 2015

Apenas Uma Ideia.....

O que um bom político precisa ser além , é claro , de ser honesto e ter respeito pelo dinheiro público ? SER DINÂMICO E VISIONÁRIO .......Pois tinham um dos nossos personagens do dia tinha esses quesitos de sobra : falante e irrequieto  e em  uma época em que Joinville ainda era uma pacata cidade de pouco mais de 40.000 habitantes e com forte e carregado sotaque alemão , ( ABAIXO , PRAÇA NEREU RAMOS , EM 1949 )



 ele já se preocupava com a questão do abastecimento de água da cidade : melhorou o bastecimento de água e deixou bem encaminhado projeto da construção de uma adutora na região do rio Piraí . Em suas 2 gestões ( governou a cidade entre 1947 e 1950 e entre 1956 e 1957 ) ,  ruas antigas e importantes , como a DUQUE DE CAXIAS e a XV DE NOVEMBRO , foram calçadas , novas ruas foram abertas em direção aos bairros e ele ainda tinha um projeto audacioso , que infelizmente não pôde realizar : transformar o aeroporto da cidade , ainda um simples campo de pouso , ( ABAIXO )



 em um aeroporto internacional , em que a atual avenida Santos Dumont ( ABAIXO )



seria uma via de acesso dividida em 4 pistas e ladeada de lírios !  É CLARO , SER POPULAR .......Pois ele era popular no sentido literal da palavra : estava presente em todos os bairros , fazendo questão de ouvir sugestões dos moradores , e detestava usar terno e gravata .......Costumava  se vestir de maneira informal , com as mangas arregaçadas , o que deu origem ao bordão  que costumava usar em suas campanhas : DE MANGAS ARREGAÇADAS , PELO BEM E A GRANDEZA DE JOINVILLE . A sua eleição para deputado estadual , em 1950 e tendo a então espantosa votação de 7.807 votos



ou mais do que o dobro do que seus adversários , atesta a sua popularidade ( foi deputado estadual no período entre 1951 e 1956 , chegando a ser secretário de Obras Públicas por um breve período ) . Querido por todos e carismático , seu enterro não só foi um dos maiores momentos históricos de Joinville como também foi um dos casos que gerou maior comoção na história da cidade , com , segundo depoimentos , pessoas se atirando ao seu caixão ! AH , JÁ ÍAMOS NOS ESQUECENDO : SER JUSTO .......Pois , sendo rico e bem sucedido , tratava seus funcionários e empregados de maneira humana , igual e atenciosa . Foi um dos maiores colaboradores do LAR ABDON BATISTA , ( ABAIXO , ATUAL SEDE DA SECRETARIA DE BEM ESTAR SOCIAL )



ajudava pessoas humildes sem revelar o seu nome e através de terceiros e uma época em que Joinville se dividia entre zona norte e zona sul e em que só pessoas ricas , brancas e de preferência de origem alemã , poderiam frequentar a SOCIEDADE HARMONIA LYRA ( ABAIXO ) , ele era amigo de um negro chamado BENEDITO , que graças à ele  pôde entrar na citada e seletíssima sociedade ........



      Existe outra história interessante a respeito dele : certa vez um embaixador alemão o viu dirigindo um trator que aplainava  o terreno ao lado de uma de suas empresas ........Membro de uma das mais antigas e ricas famílias da cidade , como mandava a tradição e o figurino , estudou na então DEUTSCH SCHULE ( Escola Alemã , origem do atual Colégio Bom Jesus ) e completou os estudos no afamado Colégio Catarinense de Florianópolis . Inteligente e estudioso , formou-se em Direito no Rio de Janeiro , mas acabou exercendo a profissão por pouquíssimo tempo : teve que assumir as várias empresas da família , que passavam por sérias dificuldades  . Era apaixonado por carros , espetáculos artísticos e pelo hoje quase falecido CAXIAS . ( ABAIXO , TIME DO CAXIAS , CAMPEÃO ESTADUAL EM 1954  )



 Lançou na política três figuras que futuramente seriam prefeitos de Joinville e realizaram ótimas administrações , seguindo sempre a linha política de seu mestre : ROLF COLIN , HELMUTH FALLGATER  e NILSON BENDER . ( ABAIXO )



Dono de um temperamento explosivo , se indispôs com vários políticos em virtude dos eternos privilégios dados a capital do Estado e ao pouco espaço dado à Joinville ........Você nunca procurou saber quem foi aquele homem que dá nome aquela extensa avenida ( ABAIXO ) que liga o norte ao sul da cidade ?



Pois você acabou de conhecer um pouco da vida de JOÃO Herbert Érico COLIN ( 1911-1957 - ABAIXO  ).........



Por tudo o que acabamos de expor , foi com muitíssima justiça que seu nome acabou batizando a antiga RUA DUQUE DE CAXIAS , local em que aqueles pioneiros noruegueses que ajudaram a criar Joinville se concentraram , acabou recebendo uma estátua ao final dessa mesma via ( a estátua foi feita por FRITZ ALT , um dos grandes amigos de João Colin )



e também batizado uma praça entre a avenida que leva seu nome ,a CELESC e o início da avenida Santos Dumont . Em relação à praça , se estivesse vivo , com certeza o grande político ficaria envergonhado dela : feia , abandonada e largada ao " Deus dará ", como a infelizmente a maioria das praças e espaços público da cidade .......Como comentamos em outra oportunidade , as praças não devem ser apenas locais de encontro e convivência pública mas também espaços culturais , onde a cultura esteja ao alcance democrático de todos . E isso não depende apenas da boa vontade do poder público mas também da participação e do interesse populares . Em um dos vídeos do dia , dois estudantes do curso de ARQUITETURA do campus de Joinville da Pontifícia Universidade Católica ( PUC ) , botaram as suas cabeças para funcionar e imaginariam como seria essa praça caso fosse revitalizada ( ABAIXO ) . Sem dúvida , um ótimo projeto , mas que sem o real interesse da população não passará apenas de uma boa ideia.......VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário