sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Sede de Aventura

É impossível não se impressionar com um lugar como esse : belos e imponentes morros , uma generosa porção de Mata Atlântica , rios de águas límpidas e transparentes , cachoeiras ,



pequenas propriedades agrícolas , que ajudam a dar um colorido ainda maior a essa já exuberante paisagem ......Como se não bastasse trata-se de um verdadeiro museu vivo : quase todas as poucas famílias que lá vivem descendem de antigos imigrantes alemães estabelecidos na região no século 19 e ainda mantém antigos dialetos e costumes há muito tempo desaparecidos na própria Alemanha .......E o mais importante : tudo isso está muito próximo de nossos quintais , ou seja , é a exuberante região do rio PIRAÍ , localizada em plena área rural do populoso bairro Vila Nova . Vistar a região não é apenas contemplar uma paisagem de beleza ímpar  e entrar em contato com um pouco  da história da colonização e expansão de Joinville , mas também é conhecer um pouco da história do desenvolvimento econômico de Joinville , embora a região esteja muito distante do centro da cidade . Em 1906 , mais especificamente no Rio  do Salto , teve início a construção das 3 primeiras usinas de energia de Joinville e que a princípio pertenceram a uma empresa chamada FORÇA E LUZ , que tinha entre seus acionistas 2 figuras que hoje dão nome a ruas : PROCÓPIO GOMES DE OLIVEIRA e ALEXANDRE SCHLEMM . Até 1929 mais 3 usinas de energia foram construídas no local  , só décadas mais tarde  acabaram sendo adquiridas pela CELESC ( a estatal foi criada em 1955 ) e apesar de serem antigas e de Joinville ter tido um crescimento acima da média , quatro delas ainda funcionam , gerando uma potência equivalente a 450 KW . O atual operador chama-se RAULINO PROCHNOW ( ABAIXO ) e vive coma sua família naquele local desde 1988 .



        A captação de água da região para abastecimento da cidade também é antiga e remonta a 1917 , quando teve início a captação de água  do rio Motucas . Quase 4 décadas mais tarde , mais especificamente em 1955 , foi inaugurada uma estação de captação e tratamento de água no rio Piraí e que mesmo com o intenso crescimento de Joinville só foi ser ampliada e receber melhorias em 1991 . Nesse meio tempo , em 1977 , foi inaugurada um adutora-reforço , responsável por parte do abastecimento do centro da cidade ( cerca de 30 % da população de Joinville é abastecida com água vinda do rio Piraí - ABAIXO  ) .



 Em certa época também , ocorreu uma intensa exploração de brita ( retirada de seixos rolados de rios ) e de madeira na região : além de tratores e caminhões , eram utilizados cabos de aço  , que arrastavam também as árvores que estavam no caminho das toras de madeira ........O Código Ambiental de 1975 felizmente contribuiu para controlar e , com o tempo , cessar essas atividades extremamente predatórias : não só a natureza mas também os admirados e privilegiados turistas que visitam a região até hoje agradecem ........Pessoas como o internauta que postou um dos vídeos do dia e nos convida para tomar um banho em uma das impressionantes cachoeiras da região ( ABAIXO ) ........Você não sabe nadar ?  Não tem roupa de banho ? Mesmo assim não tem problema ! VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário