sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Viagem Musical : Diques , Moinhos e Rock ´n Roll

O que significa VÊNUS ? Não há apenas uma resposta , mas sim 4 respostas : ara os astrônomos trata-se de um dos 8 planetas do sistema solar , com tamanho semelhante ao da Terra e que tem um brilho inferior apenas ao do próprio Sol e da Lua , sendo também conhecido como ESTRELA D´ALVA ou ESTRELA VÉSPER ( é possível vê-lo a olho nu , ao amanhecer ou ao entardecer ) ; para os " bichos grilos " , ou seja , os hippies , é um símbolo místico-esotérico ; para os antigos gregos e romanos tratava-se de um deusa ligada ao amor e à beleza e para 4 jovens holandeses da cidade de Haia ( ABAIXO ) essa palavra foi sinônimo de sucesso , fama , muito dinheiro e reconhecimento ........Essa  história começou com um cantor , compositor , guitarrista e tocador de um raro instrumento , a SITARA , chamado ROBBIE VAN LEUWEN ( não estranhe : ao longo do texto você encontrará nomes tão ou mais esquisitos do que esse ,,,,,,)  : aos 23 anos de idade e sem ainda se firmar na carreira , em 1967 fazia parte de uma obscura banda chamada THE MOTIONS , fortemente influenciada pelo rock dos eternamente rebeldes ROLLING STONES . Na época estava na moda um estilo de rock bastante elaborado e cheio de efeitos sonoros , conhecido como ROCK PSICODÉLICO , e disposto a montar uma banda que seguisse essa linha musical , Robbie juntou-se ao vocalista FRED DE WILDE , ao baixista KLAAYE VAN DER WAL e ao baterista COR VAN DER BEEK . O nome da nova banda era bem fiel ao estilo psicodélico : SHOCKING BLUE . No ano seguinte gravaram um disco com o mesmo nome da banda , cujo destaque era a música BROWN IS BLACK IN TOWN e que alcançou um sucesso bastante moderado  mas muito aquém do que se esperava e foi aí que surgiu um porém : o vocalista teve de deixar a banda para poder servir o Exército ........Ao invés de representar o fim da banda ,o fato acabou representando a grande virada rumo ao sucesso . Robbie tinha em mente uma banda que fizesse um som semelhante a da banda norte-americana JEFFERSON AIRPLANE mas que tivesse um diferencial , aliás , O DIFERENCIAL : uma cantora atraente , talentosa e dona de uma voz poderosa . Não foi nem preciso ele correr atrás da tal cantora e o acaso , ou melhor , o empresário da banda é que acabou solucionando o problema .........



      Coincidentemente ele estava em uma festa animada por uma desconhecida banda chamada THE BUMBLE BEES e cuja vocalista era uma jovem , talentosa e atraente morena com jeito de cigana , chamada MARISKA VERES . Assim como o líder da sua agora nova banda , o Shocking Blue , Mariska também ainda não havia se firmado na carreira , tendo passado por 6 bandas . Ele é o que se pode chamar de encontro de culturas : seu pai era um cigano húngaro e sua mãe era uma alemã , filha de um russo e de uma francesa . Também tinha a música nas veias : seu pai era violinista e sua irmã mais velha , ILONKA , acompanhava as apresentações de seu pai tocando piano . A primeira música gravada pela banda com a sua nova formação foi justamente VÊNUS e ao compô-la Robbie baseou-se em uma  música de 1963 chamada OH ! SUSANNA , da banda THE BIG 3 . Embora existem várias semelhanças entre Vênus e a música citada , o The Big 3 jamais entrou na Justiça para exigir  seus supostos direitos . O sucesso de Vênus talvez tenha surpreendente até mesmo para os integrantes da banda , ainda mais em se tratando da Holanda , país que jamais chegou a ter alguma grande banda de sucesso ou algum grande astro musical : além de ter feito sucesso em vários países da Europa , Vênus acabou estourando também nos Estados Unidos e estima-se que só o single coma música tenha vendido cerca de 7,5 milhões de cópias . é aquela típico que praticamente todos alguma na vida já ouviram e que teima em permanecer viva , mesmo tendo sido lançada no remoto ano de 1969 .



 Um dos ícones da "psicodélica " , revolucionária e irreverente geração da os anos 60 , a música já fez parte da trilha sonora de inúmeros filmes , programas de televisão e também anúncios comerciais e foi regravada inúmeras vezes , sendo a mais famosa delas uma regravação em versão  dance feita pelo trio feminino britânico BANANARAMA em 1986 e que teve tanto êxito quanto a versão original .



    O estrondoso sucesso de Vênus acabou estimulando a banda a gravar e a lançar um disco ainda em 1969 e que se chama AT HOME e cujo maior sucesso , além é claro de Vênus , é LOVE BUZZ . A exemplo de Vênus essa música também foi várias regravada , sendo a versão mais conhecida a feita pela banda norte-americana NIRVANA . A música fez parte do primeiro disco da banda liderada pelo problemático e suicida KURT COBAIN ( 1967-1994 ) , lançado em 1988 , só que as letras são completamente diferentes da versão original . Embora a partir de 1970 a banda tenha passado por 3 mudanças de formação ( também chegaram a fazer parte da banda os guitarristas LEO VAN DE KETTERIJ  , MARTIN VAN WIJK e o baixista HENK SMITSKAMP ) , ainda teve fôlego para emplacar para mais 2 respeitáveis sucessos - MIGHTY JOE e NEVER MARRY A RAILROAD MAN ( ambas alcançaram vendagens próximas a 1 milhão de discos ) - e ainda uma série de sucessos de menor repercussão , como HELLO DARKNESS , OUT OF MIND e INKPOT . Em 1972 a banda vivia o seu auge : era também muito popular no Japão e chegou a gravar vários videoclipes durante uma turnê pelo chamado "país do Sol nascente " . Aquele ano de 1972 também foi o que a banda mais trabalhou : foram 4 discos lançados ao longo desse ano . Em 1973 , com 7 anos de existência , a banda já havia vendido a expressiva quantidade de 13,5 milhões de discos mas foi aí que aconteceu outro porém : Robbie Van Leuwen  deixou a banda , o que acabou sendo determinante para o fim da banda , que viria a acontecer em 1 de junho do ano seguinte . Em 8 anos de existência  a banda gravou 11 discos , 25 singles ( 4 deles lançados  após a sua dissolução ) e ainda voltou , por um breve período , entre 1984 e 1986 . Uma nova saída de Robbie , dessa vez para ir morar no vizinho e pequeno principado de Luxemburgo , mais uma vez determinou o fim da banda , dessa vez de forma definitiva .



    Dos antigos integrantes da banda , apenas Mariska acabou fazendo sucesso . Após o fim do Shocking Blue ela seguiu uma linha musical mais pop comercial e dançante , algo completamente diferente do que fazia sua antiga banda . Curiosamente , embora tenha gravado vários singles no período entre 1975 e 1982 ( seus maiores sucessos como cantora solo foram TAKE ME HIGH e LOVIN ´ YOU ) , a cantora gravou apenas um disco solo : GIPSY HEART , um disco feito em parceria com ANDREI SERBEN , lançado em 2003 e que , como o próprio nome já indica , é um resgate das origens ciganas da cantora . Mariska também chegou a fazer parte de outra banda : o THE SHOCKIN JAZZ QUINTET , de 1993 a 2006  e que seguia a linha do jazz . A banda gravou apenas 1 disco - SHOCKING YOU ( tratam-se de versões em jazz de antigos sucesso das décadas de 60 e 70 ) - e regravou 3 antigos sucessos do Shocking Blue : VÊNUS , BODY ANDA SOUL e ANGEL . Infelizmente , em 2 de dezembro de 2006 , a cantora sendo vencida por um câncer e acabou falecendo dois meses após completar 59 anos . A última música gravada por Mariska ( ABAIXO ) foi justamente uma versão de Vênus , tendo o acompanhamento do pianista DOLF DE VRIES , e que foi laçada alguns meses após a sua morte . Ela pode ter morrido mas a sua música continua viva : o clipe da semana é da versão original de Vênus . OUÇA O SOM PSICODÉLICO DE SHOCKING BLUE !




Nenhum comentário:

Postar um comentário