segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Cheiros da Minha Terra

Ela nasceu na China e é membro de uma família numerosíssima , com parentes espalhados em várias regiões do mundo , mas é de longe a mais conhecida e a também que a que mais se sobressai . Aliás , é impossível não notá-la : dona de uma beleza ímpar e exuberante , ela é linda ! Eis o perfil da musa da crônica do dia : é de cor predominantemente branca , com extremidades rosadas , sendo o seu centro roxo , o que dá a impressão de ser um "olho " . É pequena , mede entre 3 e 9 centímetros , e embora também possa ser cultivada em vasos , seu ambiente preferido é o tronco de árvores ( cientificamente é classificada como EPÍFETA , ou seja , um vegetal que se desenvolve em árvores , sem no entanto ser uma parasita ) e seu nome científico é DEODRONIUM  NOBILE e foi dada pelo botânico sueco OLAF PETER SWARTZ ( 1760-1818 )  em 1799 ( Deodronium é um nome é de origem grega e significa "planta que vive em árvores " ) . Embora necessite de muita luminosidade , também precisa de muita sombra e não é adequado que esteja exposta ao sol entre as 11 horas e as 15 horas , prevalecendo em regiões de clima tropical ou equatorial , especialmente em uma vasta região que vai da Índia , englobe o Sudeste asiático e a Austrália e chega até as ilhas do arquipélago onde localizada a república de Papua Nova Guiné . Dependendo do clima e da região , seu período de floração pode durar 30 dias e ocorre entre o final da primavera e o início do verão . Existe muita controvérsia quanto a quantidade de tipos que formam a sua espécie : segundo alguns seriam cerca de 1.190 , já segundo outros seriam "apenas " 450 ........Eis o perfil da mais popular espécie de ORQUÍDEA , conhecida popularmente como OLHO DE BONECA e que por requerer menos cuidados que outras espécies de orquídea , é a mais fácil de ser cultivada .......Se , por exemplo , a Bahia está para Jorge Amado , a bucólica Corupá está para o escritor LUIZ CARLOS AMORIM . Além de uma paisagem fantástica , formada  por serras ,uma generosa porção de Mata Atlântica e ainda incríveis cachoeiras , a cidade também como uma de suas características mais marcantes a enorme variedade e cultivo de plantas ornamentais . E é sob a ótica de verdadeiros colírios para nossos olhos , como AZALEIAS , FLORES DE LARANJEIRA , MARGARIDAS e a própria Olho-de-Boneca , que o escritor mais uma vez exalta a sua querida cidade natal . CONFIRA :



"Recebi uma foto de um pé de xinxin 



feita em algum lugar de Corupá e como eu vim para a terrinha neste final de semana com direito a feriadão, resolvi procurá-lo. Não lembrei que não é mais época da fruta, já não há mais laranjas maduras, limas, tangerinas. Só há, ainda, um pouco de limão maduro,



 vermelho, vermelho e junto com eles muita flor e limões pequeninos, bebês. O dourado de tangerinas,



 laranjas, xinxins, ponkãs, que manchava o verde de matas, pomares, quintais e jardins já se foi, para voltar apenas no próximo inverno.



Uma vez na terrinha, ( ABAIXO , VISTA AÉREA DE CORUPÁ )

saí para passear e rever lugares já conhecidos e também para conhecer novos recantos. Não visitei nenhuma nova cachoeira, 

mas andei pelo interior e fui almoçar num restaurante com uma deliciosa comida caseira, quase em São Bento.
No caminho, enchi os olhos com uma quantidade imensa de olho-de-boneca,

 um tipo de orquídea que alguns chamariam de ordinária, porque é muito comum em nossa região, só que eu não aceito isso, pois orquídea é orquídea e ela é sempre bela. Há muito olho-de-boneca, em tudo que é jardim.

 É tanta cor e tanto perfume que a gente quase não entende como a natureza pode ser tão prodigiosa e tão generosa. O perfume das orquídeas, inclusive, se mistura com o perfume da flor de laranjeira,

 que também há por aqui, embora a safra da fruta já tenha acabado, e a fragrância resultante é sensacional.
Mas não é só orquídea que a gente vê. Os ipês ainda estão florescidos, pequenos sóis a derramar tapetes de luz pelo chão.

 O manacá-da-serra – a variedade de jacatirão de inverno –

 ainda está florescido, convivendo maravilhosamente com os ipês. As azaleias atrasaram um pouco,

 com o descompasso das estações e estão desabrochando flores vermelhas por todos os lugares. Além de petúnias, amores-perfeitos, marias-sem-vergonha, malvas, cristas-de-galo, hibiscos, cravos de defuntos, gérberas, margaridas ( ABAIXO ) , etc.

Então, é muito bom voltar à terra da gente. Corupá ainda é um bom lugar para se viver e a natureza aqui é mais bela, o verde é mais verde, as cores são mais vivas.

 O Vale das Águas ainda é a perfeita tradução da beleza e da abundância e o cheiro de inverno é perfume de orquídea

 e flor de laranjeira. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário