segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Som de Joinville : Clube do Babado

Você sabia que um dos maiores mestres da literatura nacional , JORGE AMADO ( 1912-2001 ) , era formado em Direito ? E que Abelardo Barbosa , o saudoso CHACRINHA ( 1917-1988 ) , um dos mestres da Comunicação brasileira chegou a cursar a faculdade de Medicina ? Bom , nem sempre a profissão escolhida condiz com a real vocação de quem a escolhe e é mais ou menos o caso da joinvilense ROSENETE MARLENE EBERHARDT ( ABAIXO ) ........

Formada em Pedagogia , ela leciona , e pós graduada  em gestão educacional e empresarial , ela também é palestrante , mas a paixão pela música sempre foi maior e acompanha desde a adolescência , mais precisamente desde 1978 : já foi regente de inúmeros corais , chegou a ser professora e pianista do teatro na escola de teatro da filial brasileira do Balé Bolshoi  , entre 2000 e 2003 , fez cursos de aprimoramento com verdadeiros mestres da música , como EUDÓXIA DE BARROS e ERNANI AGUIAR e em 37 anos de carreira tem 11 discos gravados , sendo também cantora ( tecnicamente a sua voz é de SOPRANO ) . Além de ser , certamente , uma das maiores estudiosas e conhecedoras da música brasileira , é talvez a maior conhecedora da tão esquecida e desvalorizada música joinvilense , tendo gravado em 2012 , em parceria com o pianista FLÁVIO AUGUSTO , um CD chamado EU SOU BRASIL-JOINVILLE : trata-se de uma obra de valiosíssima importância artístico-histórica , pois resgata antigas composições feitas por músicos radicados em Joinville no período entre 1900 e 1950 .  Desde março de 2005 forma uma interessantíssima dupla com o marido , o violonista MARCUS LLERENA ( ABAIXO ) :

 entre 2006  e 2012 apresentaram-se 4 vezes na Europa  e em 7 países da Europa , entre Holanda , França , Holanda e Alemanha , sendo bastante elogiados pela imprensa nesses países e apresentando um repertório eclético , indo desde músicas folclóricas e regionais até sucessos da música popular , nunca negando serem de Joinville...... . A dupla , que em 10 anos de existência gravou 5 discos , em 2008 num interessantíssimo projeto intitulado SONORIDADE BRASIL  percorreu 19 Estados e realizou 76 apresentações , interpretando o melhor da clássica obra do maestro HEITOR VILLA LOBOS ( 1887-1959 ) . Tanto Rosenete quanto seu esposo poderiam perfeitamente seguir uma bem sucedida carreira internacional  e serem assíduos frequentadores de afamadas casas de espetáculos eruditos de cidades como Londres , Nova Iorque , Paris , Roma e Madri , mas para para eles a música não apenas uma paixão ou ocupação profissional mas sim uma maneira de inclusão social e de levantar a auto estima das pessoas : é comum a participação deles em projetos sociais e suas apresentações em escolas e espaços públicos . 

     Uma das mais louváveis iniciativas artístico-sociais de Rosenete surgiu de algo bem informal : quatro mulheres , moradoras da bucólica e rural  ESTRADA RIO BONITO , em Pirabeiraba , que costumavam cantar quando se encontravam . Rosenete não só as conhecia como sabia de seus potenciais artísticos ......então , por que não formar um grupo ? Isso representava um novo e gratificante desafio na já longa carreira da experiente musicista : reger um coral feminino , algo praticamente raro em Joinville , como também trabalhar com mulheres que jamais tinham tido aulas de canto mas tinham um potencial musical fantástico . Um outro motivo que a inspirou foi ter assistido , na cidade mineira de São João Del Rey , ao  coral MENINAS CANTORAS DE LAVRAS . O grupo , surgido em julho de 2009 , recebeu o bem humorado nome de CORAL BABADO DE SAIA  e logo outras mulheres da região do Rio Bonito ingressaram nele , e das mais diversas profissões : cozinheira , dentista , auxiliar de enfermagem , professora ......

.A aprovação de um projeto de autoria de Rosenete no SIMDEC ( fundo municipal de apoio a projetos culturais )  , em 2010 , possibilitou a gravação do primeiro disco do grupo , que acabou sendo lançado na noite de 26 de junho de 2011 , em apresentação realizada no teatro Juarez Machado . Com 23 músicas , seu repertório é formado de músicas folclóricas e regionais brasileiras , como LUAR DO SERTÃO , MULHER RENDEIRA e CARINHOSO e ainda os hinos de Joinville e Santa Catarina e uma música tradicional alemã : EDELWEISS . Deu tão certo que o grupo acabou gravando outro disco : QUINZE PRA NOITE , lançado em dezembro de 2012 . Mais bem trabalhado e produzido que o disco de estreia , ele traz um repertório mais eclético , composto de 22 músicas , incluindo 10 composições de autoria da própria Rosenete e 2 de seu marido . Uma das preciosidades desse trabalho é a música HINO À JOINVILLE , composta a partir de documentos encontrados no Arquivo Histórico de Joinville que fazem um relato da cidade no distante  ano de 1932 . E você , privilegiado leitor , terá a oportunidade de conferi-la no vídeo do dia . VALE APENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário