terça-feira, 15 de setembro de 2015

Radical !

Na fim de década de 50 o mar não estava para surfista em Los Angeles ........COMO SURFAR SEM TER ONDA ? Era essa a pergunta que martelava as cabeças daquele grupo de surfistas californianos e o jeito foi justamente botar a cabeça para funcionar e usar da criatividade : pregaram rodas de patins a pedaços de madeira de tamanho semelhante a uma prancha de surf ,



 agora já podiam surfar sem água ! Aquela curiosa forma de diversão logo ganhou o nome de SIDEWALK SURF , ou "surf de calçada " e cada vez mais pessoas se interessavam por aquilo........Logo os seus adeptos criaram manobras e um estilo bem próprio , completamente diferente do surf e que acabou recebendo o nome de SKATEBOARDING , que com tempo passou a ser simplificado para SKATE ( presume-se que termo Skate tenha origem nos patins que eram desmontados para serem pregados às pranchas ) e o que era uma despretensiosa e curiosa diversão virou coisa séria , organizada e profissional : em 1963 o seu número de praticantes já era tão grande , que acabou motivando a realização de um primeiro campeonato no balneário de HERMOSA BEACH ( Califórnia ) e que acabou sendo vencido por LARRY STEVENSON .( ABAIXO )



 Nada de Clube do Bolinha : já em seus primórdios o skate registra a presença de mulheres e em 1965 já havia uma skatista profissional , ANDRESSA MCGEE , que , por sinal , acabou sendo capa de uma edição  da revista LIFE MAGAZINE no ano seguinte . O sucesso daquele campeonato de 1963 contribuiu para que o skate logo se transformasse em uma febre : estima-se que nos anos de 1964 , 1965 e 1966 tenham sido vendidos , no mundo , cerca de 50 milhões de skates ! Quem teriam sido aqueles surfistas californianos que o deram origem ? Em que ano surgiu ? Essas são perguntas cujas respostas  se perdem nas brumas no tempo assim como também é incerta a época da chegada do skate e quem o trouxe para cá : supõe-se que tenham sido filhos de norte-americanos residentes no país ou turistas brasileiros que se depararam e se encantaram com aquela novidade nas ruas da Califórnia . ( ABAIXO )



     O fato é que  já em 1972 grupos de skatistas faziam suas manobras radicais nas ruas cariocas MARIA ANGÉLICA  e CEDRO e na praça do bairro paulistano do SUMARÉ e pouco tempo depois - em 1974 - acontecia o primeiro campeonato brasileiro de skate , no Rio de Janeiro e a partir de 1977 começaram a surgir as primeiras revistas brasileiras dedicadas ao esporte . Também foi no Rio de Janeiro , mais especificamente na praça Ricardo Xavier da Silveira , que foi construída a primeira pista de skate não só do Brasil como da América Latina , inaugurada em 4 de dezembro de 1976 . Hoje o esporte é o sétimo mais praticado no Brasil .........Mas espere aí , se o skate é um esporte , então o que está fazendo no ALAMEDA CULTURAL ? A resposta é simples : praticar skate não apenas praticar um esporte , mas também é uma forma de fazer amigos , namorar , se vestir , falar , cantar , encarar a vida , enfim , é adotar um estilo de vida ........



O skate é uma das típicas culturas urbanas juntamente com manifestações , como o hip hop , o rap , o break , o grafite , as infames pichações , o funk e outra modalidade esportiva dita radical : o parkour . Trata-se algo tão forte e influente , que é capaz de influir artistas , como a cantora canadense AVRIL LAVIGNE e bandas , como a CHARLIE BROWN , liderada por Alexandre Magno Abrão , o CHORÃO ( 1970-2013 - ABAIXO  )



 e ainda servir de inspiração para filmes , como THE LORDS OF DOGTOWN , Z´BOYS e VIDA SOBRE RODAS , e gerar documentários , como DIRTY MONEY , DOGTOWN  AND  Z´BOYS e livros , como A ONDA DURA , escrito por EDUARDO BRITO  , publicado em 2000 e que conta a história do skate brasileiro até aquela data . Até mesmo o poderoso Exército norte-americano , mais especificamente os MARINERS , chegou a utilizar o skate em simulações de combate urbano ! Outra curiosidade : entre 1974 e 1989 o esporte chegou a ser proibido na Noruega por gerar ferimentos e lesões e os forças locais de skate tiveram que  praticá-lo em florestas e outros locais isolados para fugir da severa polícia daquele  gelado e organizado país .......é óbvio que o skate também está presente em Joinville : basta , por exemplo , dar uma passada no PARQUE DA CIDADE ( aliás , por ocasião de sua inauguração , em 2 de novembro de 2011 , a sua pista de skate era considerada amais moderna do Brasil - ABAIXO ) para perceber a expressiva quantidade de praticantes do esporte na cidade . Percebendo isso , em sua segunda e última passagem pela Prefeitura de Joinville - entre 1997 e 2002 -  o matreiro , populista e recém falecido LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA ordenou a construção de uma pista de skate em local ao lado de hoje está o Expocentro Edmundo Doubrawa .........E é justamente  o skate em Joinville , com toda a sua cultura , o tema do interessante documentário em um dos vídeos do dia . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário