terça-feira, 8 de setembro de 2015

Um Pouco de Polêmica : Um Dia de Fúria

Ele não nasceu para ser o centro das atenções : esse papel cabia aseu irmão mais velho , Antônio . Acontece que por um desses acontecimentos da vida , seu irmão faleceu quando tinha apenas 6 anos de idade e com isso ele passou a ser o herdeiro da coroa portuguesa , o futuro DOM PEDRO IV ......Já estamos no início de 1821 e a mensagem , ou melhor a ordem dada por um grupo de revolucionários que haviam tomado o poder em Portugal era bem clara : ou DOM JOÃO VI ( 1767-1826 - ABAIXO ) retornaria imediatamente a Portugal ou seria destronado . Sem alternativa , o bonachão monarca acabou voltando , não sem antes literalmente esvaziar os cofres do Banco do Brasil........

E novamente Dom Pedro voltava a ser o centro das atenções , dessa vez tendo a ingrata missão de administrar o Brasil , e acabou se saindo bem : procurou fazer um governo liberal , chegando até mesmo a decretar a extinção de vários impostos , o que acabou o tornando um figura popular . Mas logo veio a péssima notícia : dessa vez era o próprio Dom Pedro quem deveria retornar imediatamente a Portugal . Retornar entre aspas : visto como uma moleque inconveniente em Portugal ele faria uma viagem por Espanha , França e Inglaterra , oficialmente para aprimorar a sua tosca educação . Um tanto indeciso , apesar dos cartazes em vários pontos da cidade do Rio de Janeiro pedindo a sua permanência no Brasil e até mesmo de alguns abaixo-assinados vindos das capitanias do Rio de Janeiro , São Paulo , Minas Gerais e Rio Grande do Sul com o mesmo pedido , a tendência era que o jovem príncipe realmente acatasse a ordem vinda da distante Lisboa . Isso representaria simplesmente o fim do Brasil : seu território seria dividido em várias regiões autônomas governadas diretamente por Portugal e cujos governantes seriam militares que teriam total permissão para usar a força , se necessário .......Mas eis que surge uma carta que mudaria o rumo da história do Brasil .......Na verdade tratava-se de uma petição assinada pelos membros da junta que governava a capitania de São Paulo e que fora escrita pelo seu líder , JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA ( 1763-1838 - ABAIXO  ) , mineralogista e político dono de ideias bastante avançadas para a época .

 A petição tinha frases como essa : " .....os paulistas estão prontos a derramar a última gota de seu sangue e a sacrificar todas as suas posses para não perder o adorado príncipe ........"Era simplesmente impossível o vaidoso Dom Pedro não se convencer lendo essa carta ! Pouco tempo depois foia vez de o comerciante JOSÉ CLEMENTE PEREIRA , representando a Câmara Municipal do Rio de Janeiro , lhe entregar um abaixo-assinado , com 8.000 assinaturas  . Diante da força dos fatos e das circunstâncias , exatamente ao meio-dia do dia 9 de janeiro de 1822 e da sacada do Paço Municipal do Rio de Janeiro , Dom Pedro anunciou a sua permanência no Brasil , levando ao delírio as milhares de pessoas presentes naquela ocasião . Foi o primeiro ato de desobediência as ordens vindas de Portugal e o acontecimento , que levou o nome de DIA DO FICO ( ABAIXO )  resultaria na INDEPENDÊNCIA DO BRASIL .

       Segundo os mais críticos o SETE DE SETEMBRO ( ABAIXO ) não representou a libertação do Brasil mas sim uma mudança de donos : 

o Brasil se livrou das garras lusas para cair nas garras do leão britânico  . Já segundo outros a verdadeira data da independência do Brasil foi 29 de agosto de 1825 , data em que Portugal finalmente reconheceu a independência do Brasil , só que com uma condição : o Brasil teve de pagar uma indenização no valor de 2 milhões de libras esterlinas , ou seja , justamente a dívida que nossos adorados irmãos d´além mar tinham coma Inglaterra......Discussões à parte , surge uma pergunta : Por que Dom Pedro não aproveitou a ocasião do Dia do Fico para proclamar a independência do Brasil , algo que só foi fazer 8 meses mais tarde ? Não existe nenhuma pergunta sobre a história do Brasil que ele não responda .......Jornalista , fã ardoroso de Bob Dylan , simpatizante do movimento beatnik ( movimento percussor do movimento hippie ) , gremista fanático e apaixonado por História , EDUARDO BUENO ( ABAIXO ) acabou ganhando notoriedade justamente por escrever livros sobre temas históricos : no período entre 1998 e 2007 escreveu 5 livros a respeito da história do Brasil e 12 livros sobre os mais diversos temas e acabou pegando gosto pela coisa.........

.Em 2007 contou a história do Brasil através de um quadro que tinha no programa Fantástico , da TV Globo , e que mais tarde virou um DVD ; já escreveu fascículos e deu inúmeras entrevistas e palestras a respeito desse tema e pretende futuramente escrever livros a respeito da invasão holandesa , das expedições dos bandeirantes paulistas e do Brasil antes da chegada de Cabral . Verdadeiro fenômeno de vendas de livros , Eduardo provou que a História é muito mais do que aquela disciplina chata e decoreba e ainda acabou atraindo a inveja e o recalque dos historiadores , que o acusam de ser bastante superficial e de não analisar a história do Brasil de maneira complexa .........( o autor deste texto é formado em História e , portanto , é testemunha desse recalque ) . Polêmicas à parte , em um dos vídeos do dia o próprio Eduardo não só conta  a independência do Brasil como também comenta sobre o possível motivo que levou Dom Pedro a tomar aquela decisão ( ABAIXO, BANDEIRA DO BRASIL IMPÉRIO ) . PARA CONFERIR E REFLETIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário