sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Viagem Musical : Coisa de Cinema

É simplesmente impossível contar a história de todos os setores da atividade humana sem contar os feitos ou pelo citar os seus gênios . Alguém já imaginou um livro que conte a história de futebol e que deixe de fora foras-de-série como PELÉ , MARADONA e GARRINCHA ? Ou alguém que se proponha a contar a história da pintura , ignorando nomes como os de LEONARDO DA VINCI , VAN GOGH e PICASSO ? A história da escultura ,sem , por exemplo , RODAN E GAUDÍ , e os exemplos ão inúmeros ........ Também é impossível contar a centenária história do CINEMA ,  a chamada SÉTIMA ARTE , deixando de lado estrelas como Ruth Elizabeth Davis , ou melhor BETTE DAVIS ( 1908 - 1989 - ABAIXO ) .......Embora fosse uma atriz muitíssimo versátil , atuando com destaque também na televisão e no teatro , foi no cinema , mais especialmente em filmes de romance dramático que ela acabou marcando presença . Sua voz bela e forte , seus personagens de temperamento forte - chegando até mesmo a ser antipáticos - e sempre com um inseparável cigarro acabaram criando uma marca registrada , gerando imitações e até mesmo paródias humorísticas . Tão ou até mais forte do que o temperamento de seus personagens era a seu próprio temperamento : perfeccionista ao extremo , tornaram-se públicas e notórias suas desavenças com produtores , diretores e até mesmo outras estrelas hollywoodianas . O auge de sua carreira - décadas de 30 e 40 - coincide com o período áureo do próprio cinema norte-americano e em 60 anos de atividade artística ( sua estreia foi na peça teatral PRATOS QUEBRADOS , em 1929 ) seus números são impressionantes e por si só já dizem tudo : 102 filmes ; 12 prêmios recebidos , incluindo 2 OSCAR ( a atriz foi indicada ao prêmio 10 vezes ) ; 2 estrelas na CALÇADA DA FAMA ( uma pelo seu trabalho no cinema e a outra pelo trabalho na televisão ) e ainda o seu nome incluído em uma lista das melhores trizes de todos os tempos , divulgada em 1999 pelo AMERICAN FILM INSTITUTE : foi a segunda colocada , perdendo apenas para KATHERINE  HEPBURN ( 1907-2003 ) . A atriz ainda encontrou tempo para ser pioneira ( foi a primeira mulher a presidir o INSTITUTO DE ARTES E CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS , responsável pelo OSCAR ) e fazer caridade ( durante a Segunda Guerra Mundial criou uma entidade que auxiliava os soldados norte-americanos no front ) . De tão popular e cultuada , serviu de inspiração e foi homenageada nas músicas VOGUE ( 1990 ) , da mega estrela pop MADONNA ; DESOLATION ROW ( 1965 ) , do astro folk BOB DYLAN e na música que você irá conhecer daqui há pouco e que talvez tenha sido a maior e mais marcante homenagem feita estrela hollywoodiana ........



    Assim como Bette Davis uma das nossas personagens do dia também tem um temperamento independente , sem se prender a qualquer preconceito e convenção .......Tudo começou em 20 de julho de 1945 , quando aquela loirinha , filha de um procurador de Justiça e de uma administradora de uma hospital , nasceu em Pasadena , cidade vizinha a Los Angeles ( só uma curiosidade : foi nessa mesma cidade que aconteceu a final da Copa do Mundo de 1994 ) . KIM CARNES Eglison ( ABAIXO ) é um daqueles raros exemplos de talento precoce : com apenas 3 anos já registrava em um pequeno gravador músicas que ela mesmo inventava e com 5 anos já tocava piano e se apresentava em um programa de televisão

 .



 Com 14 anos ela e uma amiga chamada JANE apresentavam-se em festas escolares , diante de lojas de discos e até em uma das ruas de Los Angeles : a famosa SUNSET BOULEVAR . A dupla chegou até a gravar uma fita demo , com apenas 3 músicas , só que para isso tiveram de pagar a bagatela de 200 dólares . Para conseguir o dinheiro tiveram de trabalhar como babás , lavando carros e vendendo jornais........Só que havia algo de podre no glamouroso mundo de Los Angeles : a dupla desconfiou quando o suposto produtor disse que viajaria para a distante Austrália . Como São Tomé , que só acreditava vendo , foram á produtora e lá tiveram uma desagradabilíssima surpresa : ali funcionava uma agência de viagens e o tal produtor nada mais era do que um esperto e malandro falsário......Fazendo parte de uma típica família de classe média norte-americana, seus pais , muito bem estabilizados profissionalmente queriam o mesmo para Kim , só que ela tinha outros planos......Definitivamente a música era o seu futuro e , para agradar os pais , ela até chegou a entrar em uma faculdade, para desistir apenas 6 meses mais tarde .  Kim ainda trabalharia como cantora de jingles em uma agência de publicidade , chegou a fazer parte de uma banda de música folk - o que não era a sua praia - e chegou a trabalhar como atriz . Só em 1971 , quando já tinha 26 anos , é que Kim gravou seu primeiro disco , REST ON ME , e enfim , passou a definitivamente a se dedicar à música .



    Curiosamente nessa época a cantora ainda não tinha a voz rouca que lhe é característica : a sua presença em casas noturnas e seu esfumaçado clima de cigarro e ainda doses cavalares de vinho é que fizeram isso . Também na mesma época , a já casada cantora , compunha uma grande quantidade de músicas- muitas delas em parceria com seu marido DAVE -  não só para ela mesma mas também para o outros , além de abrir shows de várias bandas e cantores . OLIVIA NEWTON-JOHN , famosa cantora anglo-australiana das de´cadas de 70 e 80 , por exemplo , gravou várias músicas de autoria de Kim Carnes . Mas a carreira de Kim só começou a decolar mesmo em 1980 , mais precisamente em seu quinto disco : ROMANCE DANCE , cujos maiores sucessos foram as músicas MORE LOVE e CRY LIKE A BABY . Porém , o melhor estava por vir no ano seguinte : em abril de 1981 foi lançado o disco MISTAKEN IDENTIDY . O disco chegou a liderar as paradas de sucesso durante 4 semanas , chegou a ser o mais ouvido também na Noruega e Nova Zelândia e também esteve entre os 10 discos mais ouvidos na Alemanha e na Suécia . Vendeu cerca de 8 milhões de cópias e ainda emplacou os sucessos mMISTAKEN IDENTIDY e DRAW OF THE CRADS ........Todos esses números e dados impressionantes devem-se a uma única música : BETTE DAVIS EYES . Curiosamente não foi Kim a primeira a gravá-la mas sim um obscuro cantor chamado JACKIE DESHANNON , em 1974 , com a música passando na época de sua gravação original completamente despercebida..........Lançada em 10 de março de 1981 , portanto um mês antes do próprio disco , a música tem números até mais impressionantes que o do próprio disco : liderou as paradas de sucesso norte-americanas durante 9 semanas , também foi líder em outros 6 países e esteve entre as 10 músicas mais ouvidas no Reino Unido e na Áustria .A música valeu a Kim um prêmio GRAMMY , na categoria MELHOR CANÇÃO DO ANO e muito tempo mai tarde seria regravada pela cantora-atriz LEIGHTON MEESTER e por TAYLOR SWIFT e mereceu elogias até da própria homenageada !



   Parecia ser o início de uma longa trilha de sucessos , apenas parecia........Após o estrondoso sucesso de 1981 a cantora ainda emplacou sucessos de repercussão moderada , como INVISIBLE HANDS , THE UNIVERSAL SONG ( ambas de 1983 ) e I ´LL BE HERE  WHERE THE HEART IS ( música que faz parte da trilha sonora do filme FLASHDANCE , filme de 1983 e que é um dos clássicos e ícones daquela década ) e só em 1985 alcançou um sucesso parecido com o disco de 1981 : BARKING AT THE AIRPLANES , cujo grande destaque - CRAZY IN THE NIGHT - foi , por sinal , o último grande sucesso da cantora ( a música fez sucesso em vários países da Europa e na África do Sul ) . A cantor ainda teve como destaques o dueto com a diva  BÁRBARA STREISAND em MAKE NO MISTAKE , HE ´S MINE , o trio formado com os cantores KENNY ROGERS e JAMES INGRAM , em WHAT ABOUT ME ( ambas as músicas são de 1984 ) e ainda foi uma das 44 vozes que cantaram no histórico e até hoje lembrado disco WE ARE THE WORLD , de 1985 . Kim é o que se poderia chamar de musicista versátil : além de cantar e compor , ela toca gaita , acordeon , guitarra , teclado e piano e ainda é produtora musical . Apesar de tantas habilidades faz tempo que não volta aos estúdios : seu décimo terceiro e último trabalho foi CHASIN ´WILD TRAINS , de 2004 . Um dos vídeos do dia é uma apresentação da cantora no programa DISCO , da TV alemã , em 1981 . CONFIRA O SOM - HOMENAGEM  A UMA DAS MESTRAS NA ARTE DE INTERPRETAR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário