sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Indescritível !

Caso você seja uma pessoa curiosa e tenha algum  tempo vago , nós lhe damos uma dica : vá a ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE e peça um jornal A NOTÍCIA de dezembro de 1973 . Logo na terceira página da edição de 30 de dezembro , um anúncio da prefeitura de Joinville e com o título de VOCÊ PRECISA SABER COMO VAI A SUA CIDADE  , em tom ufanista ( naquele tempo Joinville já era a maior arrecadadora de impostos do Estado ) , traz um balanço do primeiro de administração do então prefeito PEDRO IVO CAMPOS ( 1930-1990 - ABAIXO  ) ,

 enfatizando futuras obras de impacto , como a abertura do EIXO NORTE-SUL ( a atual avenida JUSCELINO KUBTSCHEK ) e aprovação do PLANO DIRETOR DA CIDADE , algo que estava previsto desde 1965 mas que só foi aprovado em 27 de abril daquele ano e teria justamente a função de disciplinar e controlar o já acelerado crescimento de Joinville . Para deleite dos aficionados por números e estatísticas e pesquisadores  , o detalhista anúncio da Prefeitura traz uma enxurrada de números , incluindo até mesmo o número de casas construídas  e de pessoas nascidas e falecidas ao longo daquele longínquo ano de 1973 ! Mas curiosamente algo ficou de fora........Em uma cidade que tradicionalmente sempre virou as costas para o TURISMO , apesar de sua beleza ímpar e de suas inúmeras potencialidades nesse setor , sendo uma das poucas cidades a terem acesso ao mar e à serra ( diz uma história que em uma reunião da poderosa Associação Comercial e Industrial de Joinville- ACIJ - , corrida na década de 60 , um dos participantes teria sugerido investir em turismo mas acabou sendo ridicularizado e criticado  , pois Joinville é uma cidade operária e industrial e turismo " é coisa para desocupado " ....... ) , o projeto , além de ousado , era audacioso :
       A  Prefeitura pretendia implantar centros recreativo-esportivos em 4 pontos diferentes do MORRO DO BOA VISTA , ( ABAIXO )

nas proximidades da CASA DA CULTURA seria construída uma CONCHA ACÚSTICA com capacidade para 6.000 espectadores , mais adiante seria criado um camping clube junto a um parque zoobotânico e no cume do morro haveria um restaurante , uma boate , um hotel , em estacionamento e ainda um teleférico , com várias estações de embarque e desembarque ........Ao se encerrar a administração de Pedro Ivo , em 31 de janeiro de 1977 , apenas o camping , que mais tarde daria lugar a um zoobotânico , se tornara realidade . Em relação ao cume do morro , em 1982 - durante a curta administração do médico VIOLANTINO RODRIGUES ( entre março de 1982 e janeiro de 1983 ) - foi inaugurado um MIRANTE . Em 2014 o já velho e obsoleto mirante acabou sendo posto abaixo e dando lugar um mirante novo e maior ( ABAIXO ) e que deveria ter sido inaugurado no último mês de junho . Além do mirante , irão funcionar no local uma lanchonete , banheiros , estacionamento , trilhas alternativas no mato e uma trilha  de madeira . Um dos vídeos do dia , além de trazer  uma reportagem da TV CIDADE a respeito do tema , nos brinda com imagens indescritíveis , feitas  daquele local . VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário