terça-feira, 22 de setembro de 2015

Começa O Espetáculo !

A história é a seguinte : todos os artistas de um circo acabaram o deixando mas duas palhaças - PALHOÇA e PEREIRINHA - ainda permaneceram nele . Como o espetáculo sempre deve continuar , as duas artistas - pobres e anônimas - percorrem o  mundo fazendo as pessoas rirem e contando as suas histórias . Até que decidem contar uma história semelhante à delas mesmas e intitulada O PINTO PELADO : trata-se de um pintinho feio , desprezado , que é expulso de seu galinheiro e que é  obrigado a ganhar o mundo .......Bom , o que você acabou de ler é o resumo do espetáculo teatral  GRAN CIRCO POPULAR ALEGRIA ( ABAIXO ) , que estreou em Joinville em setembro de 2014



 e no qual as atrizes ÂNGELA FINARDI e ELIANA RAMIN deram vida e alma às duas cômicas e solitárias personagens . Pode-se afirmar que na verdade esse espetáculo começou na distante data de 11 de junho de 1870 , na pequena cidade mineira de Pará de Minas , ( ABAIXO )



data e local de nascimento de um dos nosso personagens do dia e cuja trajetória de vida tem tudo tudo a ver com a história do pintinho feio........Bom , ele nasceu privilegiado : ao contrário da imensa maioria de seus irmãos de cor , BENJAMIM CHAVES ( ABAIXO ) e seus irmãos nasceram livres .



 A explicação ? A mãe deles , LEANDRA DE JESUS , era a escrava de estimação de seu senhor . Se a mãe era o que que se poderia chamar de "doce de pessoa " , seu pai - MALAQUIAS - era o "cão chupando manga " : cruel , autoritário , capataz da fazenda e com a desonrosa função de capturar os escravos fugidos  . Benjamim pôde ter nascido livre mas a sua vida estava longe de ser um mar de rosas : era vítima de constantes maus tratos por parte do pai e aos 12 anos de idade já havia feito quase de tudo , inclusive , ser "madrinha" de tropa de mulas ( ! ) ........

       Também aos 12 anos surgiu aquela que seria a sua oportunidade de mudar e de alcançar , enfim , a liberdade : uma companhia de circo , chamado SOTERO , apresentou-se em sua cidade . 

Encantado com tudo aquilo ,  Benjamim fugiu de casa e juntou-se à trupe circense : ali aprendeu a nobre e milenar do Circo com SEVERINO DE OLIVEIRA e em função disso passou passou a adotar o nome artístico de BENJAMIM DE OLIVEIRA ( ABAIXO - era trapezista e acrobata ).

 E foi mais uma história sem final feliz : outra vez vítima de maus tratos , acabou tendo de fugir três anos mais tarde  , mas teve a infelicidade de topar com um grupo de ciganos .

 É provável que ele tenha sido escravizado por eles e acabou sabendo que seria trocado por um cavalo ........Acabou tendo de fugir de novo e mais uma vez se deparou com uma presença inconveniente : um fazendeiro , que pensou ser ele um escravo fugido . Benjamim teve de fazer todas as acrobacias que aprendeu para enfim alcançar a liberdade ........Quando tinha 20 anos de idade , mais uma vez o acaso apareceu na vida de Benjamim : o palhaço titular ficou doente e ele foi a única pessoa a aceitar substituí-lo , sendo com isso o primeiro palhaço negro do Brasil . ( ABAIXO )

 Porém , o público não gostou da novidade : inexperiente na função  sua apresentação foi ruim e , além das vaias , ele foi alvo de ovos atirados pelos furiosos expectadores ........

Algum tempo depois , quando já se encontrava no Rio de Janeiro , trabalhando na companhia circense  CAÇAMBA , mais um grande e inesperado fato aconteceu em sua  vida : na plateia estava ninguém menos do então presidente FLORIANO PEIXOTO , ( ABAIXO )

 que ficou impressionado com a sua apresentação . Tão impressionado , que ordenou que a companhia se transferisse em um terreno em frente ao PALÁCIO DO ITAMARATY ( ABAIXO ) , então sede do governo federal .
 
     Benjamim ( ABAIXO ) logo tornou-se um dos mais conhecidos artistas de circo da época e e a principal estrela de sua companhia . 

Também escreveu diversas peças de teatro e foi ator : interpretou , por exemplo , o índio PERI , na primeira adaptação cinematográfica do clássico de JOSÉ  DE ALENCAR ( 1829-1877 - ABAIXO  ) - O GUARANI - e que foi produzida em 1908 .

 Ele ainda foi compositor , cantor e músico : costumava tocar ao violão ritmos como o LUNDU , CHULAS e MODINHAS e chegou a gravar 4 discos , todos no ano de 1910 . Embora tenha sido um artista talentoso , famoso e dono de uma respeitável carreira , morreu pobre , quase na miséria , em 3 de maio de 1954 ( tinha na ocasião 83 anos ) e dependendo de uma pensão paga pelo governo federal para sobreviver .........Tudo muito legal , mas , enfim , o que esse sofrido artista , que viveu em uma época tão distante , tem a ver com o espetáculo cujo resumo da história iniciou este texto ?  Simples : Benjamim de Oliveira foi o criador de um gênero de teatro  conhecido como CIRCO-TEATRO ( ABAIXO ) e que esteve muito em voga até os anos 60 . Não eram companhias circenses  mas sim famílias de artistas de Circo que percorriam o país , no melhor estilo mambembe , fazendo paródias de óperas , teatralizando contos infantis e satirizando fatos do cotidiano e daquele momento . E o espetáculo Gran Circo Popular Alegria foi justamente um espetáculo justamente desse gênero teatral . 

O espetáculo foi dirigido por RUBENS LIMA FILHO , seu roteirista , cenógrafo e figurinista foi AUGUSTO PESSOA e o responsável por sua trilha sonora foi JACSON ARAÚJO E PESSOA . Contemplado pelo SIMDEC ( fundo municipal de amparo a projetos culturais ) em 2013 , o espetáculo não se resumiu apenas ao teatro ( ABAIXO ) : paralelamente ocorreu uma exposição de fotos do espetáculo , no shopping CIDADE DAS FLORES e  o roteirista Augusto Pessoa ministrou um curso de confecção de brinquedos artesanais . Um dos vídeos do dia traz a abertura do espetáculo . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário