terça-feira, 20 de outubro de 2015

Conto De Fadas

Esta é da série PALAVRAS ESPECIAIS mas em todo o caso resolvemos ir atrás da resposta .......Consultamos a psicóloga ROSÂNGELA FARIA DE MEDEIROS , uma das responsáveis pela elaboração da ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL , perguntamos O QUE É SONHO e a sua resposta foi a seguinte : " Fenômeno de natureza psíquica que ocorre no inconsciente durante o sono . Ideias e imagens que se apresentam ao espírito durante o sono .



 Visão clara e precisa que aconselha beneficamente ou maleficamente os mortais . Devaneio , fantasia , utopia ;



coisa vã , transitória , insistente , sem alcance  nem duração ; ideia que alimentamos ; desejo vivo e intenso ; recordação de coisa efêmera ; ideias quiméricas , ficção . " ........



Pois é , ao longo da história da humanidade quase todas as civilizações , desde as mais simples até as mais complexas e sofisticadas , sempre uma atenção e interpretação especiais aos SONHOS , sendo geralmente vistos como um tipo de visita das almas dos mortos aos vivos ou ainda como uma mensagem enviada por um ser sobrenatural para prevenir os homens de algum acontecimento grave ou antecipar o futuro .



 O antigos egípcios acreditavam que os sonhos eram mensagem enviadas pela deusa ÍSIS , ( ABAIXO )



 já os antigos gregos ( ABAIXO )



acreditavam que os sonhos acontecidos antes da meia-noite eram verdadeiros e os que aconteciam depois disso eram falsos . Aliás na literatura dos antigos gregos os sonhos estão muito presentes , especialmente na obra ENEIDA , de autoria de VIRGÍLIO , ( ABAIXO )



 e existiam pessoas cuja função era unicamente interpretar os sonhos , ( ABAIXO , GRAVURA DO PERSONAGEM BÍBLICO DANIEL INTERPRETANDO SONHO DO REI BABILÔNICO NABUDONOSSOR )



tendo grande prestígio tanto na sociedade grega quanto em outras antigas sociedades como a egípcia e babilônica  . Por sinal , muito antes do tcheco  SIGMUND FREUD ( 1856-1939 - ABAIXO ) , considerado o pai da psicanálise ,



os gregos já faziam estudos a respeito dos significados dos sonhos , e isso no já no século IV antes de Cristo , com nomes como DEMÓCRITO , EPICURO e mais tarde PLATÃO . ( ABAIXO )



 Em épocas mais recentes , grandes pensadores , como KANT , HOBBES , SHOPENHAUER , SHERNER e WUNDT também estudaram sobre isso . E o que dizer então , mesmo o maior estudioso do assunto , de um grupo de meninas ( ABAIXO ) que vieram do distante interior da Bahia , há mais de 2.000 quilômetros de distância , unicamente em busca de um sonho ?



 Além da longa distância e do natural problema de adaptação a uma cidade completamente diferente , várias delas tem que enfrentar também a pobreza , em busca de um objetivo : tornar-se uma bailarina profissional e seguir os passos de nomes como CECÍLIA KERSCHE e ANA BOTAFOGO .



Um dos vídeos do dia traz essa história , digna de um conto de fadas , e que tem a CASA DA CULTURA DE JOINVILLE ( ABAIXO ) como cenário . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário