terça-feira, 27 de outubro de 2015

Um Pouco de Polêmica : Respeitável Público !

Em 1960 o Brasil vivia um momento especialíssimo , e não foi apenas a inauguração de Brasília :

 em 3 de outubro daquele ano , apenas pela quarta vez em 71 anos de república a maior parte da população escolheria o novo presidente do Brasil . Explica-se : as eleições presidenciais realizadas entre 1891 e 1930 ou foram indiretas ou envolveram uma quantidade mínima de eleitores , visto que naquele tempo só podia votar quem fosse alfabetizado ; em 1960 a quantidade de analfabetos ainda era assombrosa mas eles já eram uma minoria . Ao contrário do que se pensa , o governo de JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA ( 1902-1976 - ABAIXO ) não foi nenhum mar de rosas :

 entre as indigestas heranças deixadas pelo chamado "presidente bossa nova " estavam um custo de vida elevado e uma estratosférica dívida externa , em boa parte gerada pela construção de Brasília ( até a quantidade exata de dinheiro gasta em sua construção é um mistério.......) .

 Aquela parcela dos cerca de 70 milhões de brasileiros de então e que estava apta a votar tinha 3 caminhos a seguir : o primeiro deles atendia pelo nome de HENRIQUE BAPTISTA DUFFLES TEIXEIRA LOTT ( 1894-1984 - ABAIXO  ) . Mineiro da minúscula cidade de Sítio (hoje chamada Antônio Carlos ) , com apenas 11 anos de idade decidiu ser militar e com essa idade foi matriculado no Colégio Militar , no Rio de Janeiro . 

Era um nacionalista convicto , sendo um dos maiores críticos da remessa de lucros que as multinacionais faziam a seus países de origem e também tinha ideias bastante avançadas , principalmente partindo de um militar : defendia o direito de voto para os analfabetos e , ao contrário de seus colegas de farda , entendia que a imensa desigualdade social existente no Brasil era uma questão a ser enfrentada e combatida . General , foi ministro do Exército no período entre 27 de agosto de 1954 e 12 de fevereiro de 1960 , era um intransigente defensor da legalidade e da Constituição e em novembro de 1955 e também no início do ano seguinte foi enérgico e evitou dois golpes de Estado . Era o candidato oficial do governo mas não tinha carisma algum e , como político , revelou-se um desastre .........consta-se que um de seus adversários , JÂNIO QUADROS , ao saber através de seus assessores que o general Lott ( ABAIXO ) iria visitar regiões nas quais ele ainda não havia estado , os tranquilizou : 

aquilo seria garantia de muitos votos , não para o general Lott , mas sim para ele , Jânio Quadros.......O segundo caminho a seguir acabou de ser citado e atendia pelo nome de JÂNIO DA SILVA QUADROS ( 1917-1992 - ABAIXO ) .

 Membro de uma família de classe média e nascido em Campo Grande , futura capital do Mato Grosso do Sul ( o Mato Grosso só seria dividido em dois em 1979 ) , foi criado em Curitiba e ainda jovem mudou-se para a cidade de São Paulo , onde formou-se em Direito ao mesmo tempo em que lecionava Português e Geografia no tradicional e elitista Colégio Dante Alighieri . Bastante querido por seus alunos , foi encorajado pelos mesmos a se candidatar a vereador nas eleições de 1947 . Venceu e tomou gosto pela coisa : foi eleito sucessivamente deputado federal ( 1950 ) , prefeito de São Paulo ( 1953 ) e governador de São Paulo ( 1954 ) , sempre derrotando , com folga , adversários muito mais ricos e fortes do que ele e adotando o lema " CAMPANHA DO TOSTÃO CONTRA O MILHÃO " . A partir de 1953 passou a adotar um símbolo que seria a sua grande marca registrada : A VASSOURA . 

Foi um dos primeiros políticos brasileiros a usarem e abusarem do marketing : com cabelos não cortados e revoltos , sempre aparecia com ternos desalinhados e cheios de caspa e comia sanduíches em pleno palanque ! Teatral e dono de um impressionante carisma , fazia discursos incendiários , moralistas e em tom messiânico . 

      Era popularíssimo tanto entre a classe operária ( ABAIXO , DE TERNO ESCURO E BONÉ )

 ( chegou a apoiar uma greve na época em que foi prefeito ) como entre a classe média ( acabou construindo uma imagem de "justiceiro da classe média " ), sempre procurando enfatizar que estava acima de quaisquer partidos políticos e que era um político diferente : após ser eleito governador , fez questão de declarar seus bens e recusou um carro oferecido por uma montadora sueca . Em 25 de novembro de 1959 tomou uma atitude inusitada : renunciou a sua candidatura para a presidência da república para alguns dias mais tarde , em 5 de dezembro , voltar atrás........E o terceiro caminho era bem conhecido e atendia pelo nome de ADHEMAR PEREIRA DE BARROS ( 1901-1969 - ABAIXO  ) , sendo que esse foi o grande mestre e ídolo de PAULO MALUF   .

 Médico e membro de uma família de riquíssimos fazendeiros do interior paulista , lançou-se na política em 1935 , quando foi eleito deputado estadual . Tornou-se um filhote da ditadura de GETÚLIO VARGAS ( 1882-1954 ) ao ser nomeado pelo então ditador ( ABAIXO )

 para o governo do Estado de São Paulo , cargo que exerceu entre 1938 e 1941 ( voltaria a ser governador daquele Estado em mais 2 oportunidades , dessa vez eleito democraticamente ) e montou uma fortíssima e azeitada máquina política , baseada no clientelismo , no empreguismo , no prestígio dos políticos que Adhemar nomeava ou indicava , no constante contato com o povo ( inclusive através da participação diária em programas de rádio ) e em obras gigantescas e de impacto , como as rodovias ANCHIETA ( ABAIXO ) e ANHANGUERA e o VIADUTO DO GASÔMETRO ( na cidade de São Paulo ) , 

enfim , a velha maneira brasileira de se fazer política ! Alto , simpático , bem humorado , autoritário e ao mesmo tempo bonachão e católico praticante , Adhemar também era um grande frasista , 

sendo autor de declarações como " FÉ EM DEUS E PÉ NA TÁBUA ! " e " ENQUANTO A INFLAÇÃO SOBE DE ELEVADOR , O SALÁRIO SOBRE DE ESCADA " . Diante do constante envolvimento de seu nome em casos de corrupção e das muitas obras feitas em suas administrações , seus defensores criaram uma frase que se tornou famosa e que ilustre bem o que é o Brasil : " ROUBA , MAS FAZ ! " Em 1960 já tinha o seu nome bastante desgastado e vinha de 3 humilhantes derrotas em eleições para a prefeitura de São Paulo e o governo de São Paulo .

 Entre um milico durão , um ator e um larápio , o eleitor preferiu o circo : em 3 de outubro de 1960 , Jânio da Silva Quadros tornou-se o vigésimo primeiro presidente da história do Brasil , sendo eleito com estrondosos 5.636.625 votos , ou 48 % dos votos , ao som de uma marchinha que marcou época : VARRE VASSOURINHA . 

Em 31 de janeiro do ano seguinte tornou-se o primeiro presidente eleito a tomar posse na recém inaugurada e poeirenta capital federal ( ABAIXO )  e algumas horas após tomar posse deu uma declaração fazendo ácidas críticas a seu antecessor ........Isso foi apenas um pequeno , quase insignificante aperitivo perto do que ainda viria ao longo dos 205 dias seguintes .........Um dos vídeos do dia conta um pouco mais sobre a eleição e o breve governo de um dos personagens  mais polêmicos , folclóricos e caricatos da história do Brasil . PARA CONFERIR E REFLETIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário