sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Viagem Musical : Só love , Só Love !

Acidade tem 495.470 habitantes ( segundo a última estimativa , feita em 2014 );tem o sétimo maior índice de desenvolvimento humano do Brasil; é uma das 50 cidades mais ricas do país; é um dos pólos da indústria naval brasileira ;tem pontos turísticos magníficos como a praia de Icaraí e o Museu de Arte Contemporânea ;uma das maravilhas projetadas por OSCAR NIEMEYER ( 1907-2012 ) e ainda é berço de figuras ilustres como o humorista CARLOS ALBERTO DE NÓBREGA , o " príncipe da Jovem Guarda " RONNIE VON , o ex-craque EDMUNDO , entre muitos outros .......Esse é um breve perfil de NITERÓI ( ABAIXO ) , que ainda tem uma peculiaridade :



 foi fundada por um índio , o cacique ARARIBÓIA . Ao longo de sua história a cidade ainda teve mais 2 distinções especiais : teve o título de CIDADE IMPERIAL , concedido pelo imperador DOM PEDRO I  a algumas poucas cidades e foi a capital do Rio de Janeiro em dois períodos , entre 1834 e 1893 e entre 1902 e 1975 . Na longa lista de distinções da quatrocentona cidade ( foi fundada em 1573 ) figura A MÚSICA .......participando de um programa de entrevistas , em fevereiro de 1997 , TIM MAIA ( 1942-1998 ) declarou estar impressionado coma musicalidade do povo niteroiense , sendo que vários músicos daquela cidade trabalharam ou trabalhavam com ele . O nosso personagem de hoje confirma a declaração do saudoso "síndico do Brasil " , embora na verdade ele não tenha nascido em Niterói mas sim no bairro carioca da Tijuca , aonde viveu até os 6 anos de idade e que por coincidência foi o bairro onde nasceu e foi criado o próprio Tim Maia , porém ele é niteroiense , de criação e coração.......Dependendo da idade de você , amigo leitor , é provável que você até já tenha ouvido falar nele e até ouvido a sua mais conhecida música ( e como você verá daqui há pouco , não havia como não escutá-la ) ou se você é jovem , então , trata-se de um completo desconhecido , mas acredite : ele nunca quis ser cantor e não se tornou uma celebridade não por falta de sucessos , que foram muitos , mas sim por uma escolha própria . DALTO ROBERTO MEDEIROS , ( ABAIXO )



 nasceu - em 22 de junho de 1949 - literalmente no meio da música.......



     Seu pai , que também se chamava Dalto , era um conceituado contrabaixista e violonista  e que , em parceria com seu amigo SILVEIRA , acabou se consagrando como compositor : vários nomes de peso da bossa nova , entre SÉRGIO MENDES e TOM JOBIM , gravaram músicas da dupla . Como se não bastasse isso , Dalto cresceu ouvindo uma de suas tias tocar obras primas de monstros da música clássico , como DEBUSSY e CHOPIN  , divinamente ao piano . Também cresceu ouvindo um repertório eclético nas rádios : ROBERTO CARLOS , ÂNGELA MARIA , ALTEMAR DUTRA , BEE GEES , RAY CONIFF , BEATLES...... , com tudo isso não tinha como ele não gostar de música ! A entrada de Dalto no cenário musical não foi fazendo parte de alguma banda de garotos mas sim dando aulas de violão em sua casa : cantando de maneira perfeita , e especial , o repertório dos rapazes de Liverpool , os alunos prestavam mais atenção em seus shows particulares do que nas próprias aulas ! Aos 19 anos , em 1968 , Dalto tornou-se músico , tornando-se vocalista da banda OS LOBOS . Além de algumas músicas , a banda gravou apenas um disco - MIRAGEM ( 1971 ) - e participou da sexta edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO , da TV Globo , para logo em seguida desaparecer . Só para variar , o maior sucesso dos rapazes de Niterói foi uma música composta por DALTO em menos de 5 minutos e que estourou nas rádios de Niterói em 1969 : FANNY . Entre a incerta , arriscada e ingrata carreira como música e uma bem sucedida, rentável e prestigiada carreira como médico  Dalto acabou optando pela segunda opção e passou a se dedicar a faculdade de Medicina . Entre aulas ,estudos , pesquisas , teses e dissecações , ele ainda encontrou tempo para ganhar dinheiro e , portanto pagar a faculdade , ainda dando aulas de violão . Com a música correndo em suas veias , apesar do ritmo frenético e puxado da faculdade , Dalto não se esqueceu da carreira de músico : apresentando várias composições de sua autoria , aquele jovem acabou agradando aos executivos da EMI e em 1974 ele acabou o seu primeiro disco , na verdade um compacto com apenas 2 músicas : FLASH BACK e LEILA LY , que acabou vendendo cerca de 50.000 cópias . Estava tudo pronto para que Dalto gravasse um disco no ano seguinte quando a gravadora resolveu dar os seus pitacos e alterar as melodias de seu repertório .......Dalto é um típico sujeito boa praça mas não tem sangue de barata e o disco infelizmente acabou não saindo . A sua carreira teria que esperar mais alguns anos , com ele se dividindo entre a faculdade e as aulas de violão , até que pela primeira vez o acaso pintou em sua vida........



    Dalto estava com uma aluna dando aula quando , para sua surpresa , uma antiga composição começou a tocar na rádio : era a música BEM -TE-VI , cantada por RENATO TERRA e que acabou fazendo parte da trilha sonora da novela O AMOR É NOSSO , da TV Globo . Agora a surpresa desagradável : um espertalhão , conhecido de Dalto havia se apresentado como o autor da música .......mas Dalto conseguiu provar que a música era sua . O sacrifício valeu a pena : a música foi uma das tocadas no Brasil ao longo do ano daquele ano de 1981 e acabou sendo o único sucesso do hoje desconhecido Renato Terra . Ainda em 1981 , Dalto enfim começou a levar a carreira de músico a sério , para logo em seguida encerrar definitivamente a sua carreira de médico ( era anestesista ) : ele compôs e gravou 3 músicas - BOCAS FATAIS , SALTO ALTO e RELAX , sendo que apenas a última acabou sendo lançada naquele ano , outra vez pela gravadora EMI . Já em 1982 , outras agradáveis surpresas : duas composições de Dalto - VINHO ANTIGO e LEÃO FERIDO - acabaram fazendo sucesso na voz de BIAFRA  mas Dalto não poderia imaginar que muito em breve ele é que seria o protagonista .......Compondo em ritmo frenético - cerca de 10 músicas por dia , a maioria em parceria com o amigo e também compositor CLÁUDIO RABELLO - o cantor acabou gravando mais algumas músicas , já tendo material suficiente para gravar um disco . O disco ,lançado ano de 1982 , na verdade não chega a ser um primor , exceto por uma música e ela é uma história à parte.......Após chegar tarde em casa e receber um esporro daqueles de sua esposa , na manhã seguinte o chateado cantor-compositor recebeu a visita do velho amigo e parceiro Cláudio Rabello : ele estava eufórico , havia achado uma velha composição que o próprio Dalto nem sequer se lembrava . Animados os dois terminaram a composição mas nem sequer imaginaram que estavam entrando na história da música brasileira , embora de maneira rápida........



      Provavelmente ainda mexido com o esporro da noite anterior Dalto e seu amigo fizeram uma música romântica de versos açucarados e sensuais , como esses : " Deixa essa água no corpo / Lembrar nosso banho "  , " Deixa essa noite saber que um dia / Foi pouco " e " Ficar solto / Como se fosse uma lua / A brincar no teu rosto " . A música açucarada-sensual recebeu o nome de MUITO ESTRANHO e acabou sendo a música-título do disco e , para a agradabilíssima surpresa de Dalto , acabou surpreendentemente sendo uma das músicas mais tocadas do Brasil em 1982 . O disco vendeu cerca de 1.500.000 cópias e recebeu discos de Ouro e Platina , feitos que naquele distante tempo só ROBERTO CARLOS poderia conseguir .......O boa praça de Niterói , que se contentava apenas em compor músicas para os outros e não queria ser um astro agora era um pop star ! O assédio foi tamanho que ele acabou optando por não fazer mais shows ........Depois do retumbante sucesso de Muito Estranho , Dalto ainda gravou mais 6 discos ( o último deles é CACHORRO FUJÃO , de 2000 ) , emplacou mais alguns sucessos , embora sem a mesma proporção de Muito Estranho , como PESSOA , ANJO (a música também foi gravada pelo grupo carioca ROUPA NOVA e é um de seus grandes sucessos ) , ESPELHOS D ´ ÁGUA , ONDE É QUE A GENTE VAI ? , QUASE NÃO DÁ PARA SER FELIZ e JEZEBEL . Também teve mais dois momentos especiais em sua carreira : foi um dos cantores a gravaram a belíssima música VIVER OUTRA VEZ ( a renda das vendas do disco com a música foi revertida em benefício dos aidéticos e contou com nomes de peso da música brasileira , como TIM MAIA , ROSANA e ERASMO CARLOS ) , de 1987 , e um dueto com MARINA LIMA , em VÉU DOS OLHOS , que rendeu um prêmio SHARP na categoria melhor música pop de 1994 . Seu trabalho mais recente é a música FAÇA UM PEDIDO , de 2009 . Aos 66 anos , Dalto já não compõem coma mesma intensidade de antes - geralmente compõem uma música por semana - e faz esporádicas apresentações , geralmente em teatros , casa e bares noturnos de Niterói . Seu sonho é gravar um disco ao vivo no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e é também um dos mais requisitados compositores brasileiros : a lista de cantores que cantou ou regravou músicas de sua autoria é enorme e inclui nomes como ZIZI POSSI , EMÍLIO SANTIAGO , SIMONE , BETO GUEDES e até mesmo o saudoso maestro RAY CONIFF ( 1920-2002 ) , um de seus ídolos da juventude .......Não se sabe se pela costumeira humildade de Dalto ou por ninguém acreditar que faria sucesso , infelizmente jamais chegou a ser produzido um clipe para MUITO ESTRANHO .......mas não há nada que o fantástico e colossal mundo virtual da internet não resolva ! O AMOR ESTÁ NO AR !





Nenhum comentário:

Postar um comentário