sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Depende De Nós

Somos obrigados a admitir : esta ficaremos devendo para vocês . Em frente ao HOSPITAL REGIONAL HANS DIETER SCHMIDT ( ABAIXO ) 

existe uma praça chamada CECY MAIA e tentamos descobrir quem foi a pessoa que deu a ela mas a única informação que obtivemos foi a de que o tal Cecy Maia foi presidente do hoje quase falecido Caxias Futebol Clube na distante década de 40 e curiosamente a rua que passa atrás da praça - XAVIER ARP - também leva o nome de outro ex-presidente do clube alvinegro da zona sul : o empresário e maçom , proprietário extinta MALHARIA ARP . ( ABAIXO , O GALPÃO COMA CHAMINÉ . NESSE LOCAL HOJE ESTÁ O SHOPPING CIDADE DAS FLORES ) 

Partindo do princípio de que tenha sido realmente uma pessoa realmente de destaque na comunidade a ponto de ter sido homenageado dando nome a um local público , caso ainda fosse vivo ele certamente ficaria com muita vergonha ao vê-la :

 " Mas é assim que vocês me homenageiam ? " .......Como tantos outros espaços públicos da cidade , a praça está feia , esquecida e abandonada , sendo esse mais um resultado da política de enfeiamento 

que vem sido realizada desde 1989 , época em que teve início a série de administrações fracas ou desastrosas e que têm atazanado a vida dos joinvilenses .........Também já se vai longe o tempo em que uma praça por si só já era suficiente para atrair as pessoas , sendo quase que um ponto turístico : nos grandes centros urbanos as praças vêm sendo reinventadas , com instalação de aparelhos de ginástica , atividades voltadas pra a terceira idade , feiras de artesanato , atividades recreativas , apresentações artísticas , apresentações de músicos ou bandas locais , atividades voltadas para as crianças .........e realmente esse é o caminho . ( ABAIXO , FEIRA CULTURAL DE RUA REALIZADA NA CIDADE DE SÃO PAULO ) 

 Algo que ilustra bem isso foi uma excelente matéria que foi ao ar no telejornal JORNAL DA GLOBO na madrugada da última quinta-feira ( 22 de outubro ) : vários locais da gigantesca cidade de São Paulo ( ABAIXO ) , antes abandonados e tomados por drogados e moradores de rua , foram transformados em pontos culturais . 

     Uma antiga banca , por exemplo , localizada em uma chamada "boca de fumo " foi reformada e transformada em uma pequena livraria que comercializa livros de autores pouco conhecidos , sendo que a sua cobertura foi reforçada e também funciona como um palco para apresentações musicais . Em outro ponto daquela cidade uma torre antes abandonada foi assumida por um grupo de arquitetos , que a transformaram em um ponto cultural e um café . ( ABAIXO , UM DOS LOCAIS DE SÃO PAULO QUE FOI REVITALIZADO ) 

 A participação da prefeitura nisso ? Praticamente nenhuma . No caso da antiga torre abandonada , os arquitetos que a assumiram tiveram que cumprir uma série de exigências da prefeitura e ela , portanto , mais atrapalhou do que ajudou ! A transformação de praças e espaços públicos não depende unicamente da boa vontade do poder público mas também da vontade e do desejo da própria população . Ao fim daquela mesma matéria uma das entrevistadas afirmou que inciativas como aquelas contribuíam para mostrar que São Paulo não é apenas uma cidade feia e cinzenta , e isso mostra o quanto Joinville ( ABAIXO ) é uma cidade privilegiada :

 enquanto a chamada PAULICEIA DESVAIRADA tem ainda raríssimos locais verdes e poucos atrativos naturais , Joinville está entre o mar e as serras e cada praça poderia poderia ser um ponto turístico em potencial ( a citada praça Cecy Maia , por exemplo , está em local não muito distante da baía do Espinheiros - ABAIXO  )  , 

com a realização constante de eventos culturais e recreativos em todas elas ( ABAIXO , O PARQUE DA CIDADE ) . FICA A DICA !

 Em tempo : no próximo domingo ( 25 de outubro ) acontecerão ao mesmo tempo um mutirão e várias atividades na praça Cecy Maia . Enquanto esse evento não acontece a paisagista TABATA SOARES botou a cabeça para funcionar e imaginou como seria a praça Cecy Maia revitalizada ( ABAIXO )  . VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário