sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Viagem Musical : Pop Viking

Um dos locais aonde viveu o temível povo viking ; um dos mais gelados lugares do mundo e também um dos locais aonde acontece o impressionante fenômeno do SOL DA MEIA NOTE ; uma das mais organizadas e igualitárias sociedades do mundo e em que um amplo sistema de benefícios sociais e serviços públicos eficientes são mantidos graças a pesados impostos ; uma parque industrial moderno e sede de várias multinacionais , como VOLVO , SCANIA e ELECTRO LUX ; terra de conhecidos cientistas , como o botânico LINEU e o famoso ALFRED NOBEL , criador da DINAMITE e idealizador do prêmio que leva seu nome ; um dos mais belos e cultos povos do mundo e para os amantes do futebol , o local em que o futebol brasileiro acabou surgindo para o mundo e tendo como sua primeira vítima justamente os anfitriões , goleados impiedosamente na final da Copa do Mundo de 1958.......Até a década de 70 tudo isso o que acabamos descrever e alguma coisa  a mais era o pouco que se conhecia a respeito da SUÉCIA  , ( ABAIXO , A CAPITAL ESTOCOLMO )



 isso até dois jovens e belos casais daquele gelado país europeu servirem como verdadeiros embaixadores de seu país e conquistarem o mundo de um tipo de música alegre e contagiante , daquele tipo que não deixa ninguém parado ......Afinal , quem não se lembre ou nunca ouviu falar no legendário grupo ABBA ?



Será que a Suécia voltaria a surpreender o mundo com outro fenômeno semelhante ao ABBA ? A resposta começou a ser dada ainda naquela década de 70 em uma portuária e industrializada cidade do litoral sul do país : HALMSTADT .( ABAIXO )



 A cidade , que até 1658 pertenceu à Dinamarca e é capital do condado de HALLAND , tornou-se uma espécie de Liverpool tamanha a quantidade de bandas de rock que lá surgiram e , como costuma acontecer no rock , em 1977 um bando de empolgados adolescentes resolveu criar uma banda que levava o saudosista nome de GYLLENE TIDER  , ou TEMPOS DOURADOS . Os anos foram passando e aquele som pesado e cru deu lugar a um som mais cadenciado e romântico ; foi o que bastou para que a banda conquistasse um público novo , majoritariamente feminino . E não foi só o coração e os ouvidos das belas garotas suecas que os rapazes de Halmstadt conquistaram : a gravadora norte-americana CAPITOL RECORDS interessou-se por eles .......( ABAIXO )



Em 1984 gravaram um disco totalmente em inglês chamado HEARTLAND CAFE e que teve um intenso trabalho de marketing . Era preciso também mudar o nome um tanto longo por outro mais curto e de fácil memorização : sabe-se lá por qual motivo a gravadora decidiu que estourarem nas paradas de sucesso e conquistarem a América deveriam adotar o nome ROXETTE , uma música gravada em 1975 por uma obscura banda punk inglesa chamada DOCTOR FEELGOOD . Tanto trabalho não deu em nada : o disco foi um retumbante fracasso de vendas - cerca de 45.000 cópias - e ninguém nos Estados Unidos chegou a ouvir falar nos rapazes da gelada Halmstadt........Também foi o início do fim da banda : em 1985 , em razão de  desentendimentos entre seus membros , ela acabou sendo dissolvida . Muito antes disso uma mulher apareceu nesta história mas não foi por causa dela que a banda acabou........



    Nascida na pequena e interiorana OESSJO mas criada na igualmente pequena OSTRA LJUNGBY , ela , embora fosse vocalista da STRUL e mais tarde da MAMAS BARM , escondia-se em um teclado . Em 1979 , quando era vocalista da Mamas Barm , dividiu o mesmo estúdio com os membros da  já conhecida e popular Gyllene Tider e a princípio não gostou do vocalista daquela banda : o achou muito convencido e criançola . Mas o tempo trataria de mostrar que ela estava errada e foi assim que MARIE FREDRIKSSON e PER HAKAN  GESSLE ( os nomes complicados e estranhos já dão uma ideia da dureza que é a língua sueca .......) se conheceram ........Per ( ABAIXO )  , ao ouvir pela primeira vez a impressionante voz daquela garota ,



se convenceu de que ela era talentosa demais para ficar se escondendo atarás de um teclado e cantando em uma banda inexpressiva : tornou o maior incentivador de sua carreira solo , que só teria início em 1984 , e indicou a ela o produtor do Gyllene Tider , chamado LASSE LINDBOM . O incentivo e a ajuda do agora amigão Per Gessle revelaram-se providenciais : ela tornou-se uma das cantores suecas de maior sucesso na década de 80 . Aos poucos uma ideia foi ganhando corpo : já que eram tão amigos , com ela inclusive tendo participado de várias gravações , como backing vocal , da antiga banda de Per , então , por que não formar uma dupla, e cantando em inglês  ? Naquele ano de 1986 a carreira de Per encontrava-se em declínio , apesar de também ser um ótimo compositor , e muitos - tanto amigos da dupla quanto as gravadoras - eram bastante céticos com relação a essa ideia e , a título de experiência , gravaram uma música romântica e ao mesmo tempo dançante chamada NEVERIDING LOVE e que imediatamente conquistou a Suécia . De tão animados  resolveram gravar e lançar um disco ainda naquele ano  e que recebeu o nome de PEARLS OF PASSION .



O nome adotado pela dupla acabou sendo aquele : ROXETTE . O garoto de Halmstadt , Per Gessle , não era lá um grande cantor mas tinha faro para fazer uma música de sucesso , ao passo que as músicas de Marie eram bastante particulares e intimistas , e logicamente optou-se por aquele que seria o repertório do terceiro disco solo de Per e com todas as músicas sendo de sua autoria . O disco fez muito sucesso na terra natal da dupla e algum sucesso em alguns países europeus , como a Espanha , sendo que nessa época a ambição máxima da dupla era conquistar a Europa , especialmente a Alemanha , mas não sem sucesso........Em 1987 gravaram dois músicas que logo caíram na obscuridade : I WANT YOU e a balada natalina IT MUST HAVE BEEN LOVE ( CHRISTMAS FOR THE BROKEN-HEARTED  ) e nessa mesma época a vocalista Marie mudou radicalmente de visual e de atitude : aquela tímida cantora , de baixa auto estima e cabelos curtos , loiros e desalinhados deu lugar a uma desinibida cantora com o visual estilo " loira andrógena oxigenada " . Ainda em 1987 , em setembro , tiveram início as gravações do próximo disco da dupla : LOOK SHARP ! Aquela quarta-feira , 19 de outubro de 1988 , não marcou apenas o lançamento do segundo disco da dupla mas sim um verdadeiro divisor de águas em suas carreiras e foi aí que o acaso deu as caras na forma de um estudante americano chamado DEAN CUSCHMAN ,,,,,,,,



      Assim como Pearls Of Passion , Look Sharp ! fez muito sucesso na Suécia e o Roxette tornou-se uma verdadeira mania , sendo impossível alguma rádio sueca que não tocasse alguma música da dupla . Dean , que era um estudante que estava fazendo um intercâmbio naquele país , adorou a música THE LOOK e acabou comprando o disco . gostou tanto que acabou implorando para que um radialista da KDWB FM , emissora de rádio de sua cidade - Minneapolis -  deixasse tocar a música na rádio . A insistência deu resultado : a música não só tocou como imediatamente fez sucesso e chamou a atenção das pessoas para o som daquela exótica e desconhecida dupla da distante e gelada Suécia , e foi graças a esse fato inusitado que o Roxette acabou se transformado em uma verdadeira mania mundial .......Ainda relação ao disco Look Sharp ! ele traz 3 sucessos clássicos do Roxette e que até são lembrados por seus fãs e tocados em seus shows : além da já citada The Look , DRESSED  FOR  SUCESS , DANGEROUS e a romântica e dramática LISTEN TO YOUR HEART . Ao compor essa última música , Per Gessle inspirou-se nas baladas românticas que tocavam nas rádios FM dos Estados Unidos e , com excessiva modéstia , a chama de A GRANDE BALADA RUIM . Coube a sua amiga e parceira Marie ( ABAIXO ) dar conta do recado : a interpretação cheia de intensidade dessa música talvez tenha sido a melhor feita ao longo de sua carreira ! A música tornou-se tão popular que acabou sendo adotada pelo FÓRUM CÍVICO , grupo político que ajudou a derrubar a tacanha ditadura comunista na hoje falecida TCHECOSLOVÁQUIA .



Mas o melhor ainda estava por vir....... No final de 1989 , quando a dupla já era uma mania mundial , Per recebeu um convite da produtora cinematográfica norte-americana TOUCHSTONE PICTURES : precisavam de um tema romântico para o casal do novo filme que estavam produzindo e que era protagonizado pelo galã-coroa RICHARD GERE e pela então quase novata e desconhecida JULIA ROBERTS . Como o Roxette estava em turnê mundial e iria se apresentar nas remotas Nova Zelândia e Austrália , o jeito foi reaproveitar aquela velha música de 1987 e que havia sido lançada apenas na Suécia sem chamar muito a atenção , It Must Have Been Love : as referências ao Natal foram retiradas e foram acrescidos a ela acompanhamentos vocais e instrumentais . O estrondoso sucesso de UMA LINDA MULHER ( Pretty Woman , em inglês ) , lançado em fevereiro de 1990 , contribuiu para que a música estourasse nas rádios mundo afora . Para se ter uma ideia de seu sucesso : até 2005 a música havia tocado nas rádios dos dos Estados Unidos mais de 4 milhões de vezes ! ( o Roxette ainda teria músicas suas incluídas nas trilhas sonoras de mais 3 filmes : SUPER MARIO BROS , de 1993 ; HISTÓRIA SEM FIM 3 , de 1994 e NOIVA EM FUGA , de 1999 ) . O período entre 1989 e 1995 marcou o auge do Roxette : estima-se que só com os 3 discos de estúdio desse período - JOYRIDE ( 1991 ) , TOURISM ( 1992 ) e CRASH, BOOM , BANG ! ( 1994 ) a dupla tenha vendido perto de 21 milhões de discos !



Fizeram nessa mesma época 3 gigantescas turnês , apresentando-se em quase todas as regiões do mundo e tendo públicos que ultrapassaram facilmente a casa de 1 milhão de expectadores .



Também conquistaram  fortíssima popularidade em países como Alemanha , Reino Unido , Austrália , Canadá e na América Latina . Por volta de 1995 estavam muito próximos de  igualar e até superar os compatriotas do ABBA mas aí a gravadora da dupla , a britânica EMI , acabou jogando contra , falhando na divulgação dos trabalhos da dupla , especialmente no competitivo e importantíssimo mercado dos Estados Unidos .......



     Em 1994 , por exemplo , o disco CRASH , BOOM , BANG acabou sendo divulgado naquele país , não pela gravadora , mas sim pela rede de fast foods MACDONALDS , que vendeu em sua lojas o disco .........Em time que está ganhando não se mexe , certo ? Não para o Roxette : cansados de serem rotulados como " a dupla das baladas românticas " , a partir de 1999 mudaram radicalmente de estilo e partiram para um som mais eletrônico deixando de lado aquela velha fórmula que vinha dando certo desde 1986 : um pouco de rock com muito pop e exageradas doses de música romântica . Muitas pessoas não gostaram disso e a soma das vendas dos discos  HAVE A NICE DAY ( 1999 ) e ROOM SERVICE ( 2001 ) - cerca de 3.200.000 discos - não chegou nem perto dos cerca de 5 milhões de discos vendidos com Crash , Boom, Bang ! .......



Entre 2002 e 2009  houve o período mais difícil do Roxette : embora tenham chegado a agravar 4 músicas nesse período , ficaram  10 anos sem gravar um disco e ainda por cima Marie se viu às voltas com o drama de um tumor no cérebro e pesadíssimas sessões de radioterapia e quimioterapia ....... O retorno oficial da dupla foi no festival NIGHT OF THE PROMS , em outubro de 2009 , e , empolgados e rejuvenescidos , gravaram dois  discos em sequência : CHARM SCHOOL ( 2011 ) e TRAVELLING ( 2012 ) . Alguns números da dupla são impressionantes : 26 DISCOS DE OURO , 61 DISCOS DE PLATINA , 1 DISCO DE PRATA e perto de 75 milhões de discos vendidos ao longo destes quase 30 anos de existência . Mesmo coma existência do Roxette , Per e Marie jamais deixaram de lado suas carreiras solo : desde 1986 ambos gravaram 9 discos solo , com Per retornando em 2 esporádicas ocasiões a sua velha banda , o GYLLENE TIDER . Uma grande notícia para os fãs : é provável que o novo disco do Roxettte saia ainda neste ano de 2015 ! O belíssimo clipe da semana , e que tem jeito de saga viking , é da música QUEEN OF RAIN , que está no disco TOURISM, de 1992 ; originalmente ela foi gravada em junho de 1990 e estaria no disco JOYRIDE . COM VOCÊS O SOM POP VIKING DE ROXETTE !




Nenhum comentário:

Postar um comentário