quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Superação , Vitória e História

Naquele distante 12 de dezembro de 1851 desembarcavam em São Francisco do Sul não apenas 79 passageiros mas sim 79 esperançosos heróis : aquela era a última leva de imigrantes a vir naquele pioneiro ano de 1851 e que tinham como destino a então colônia Dona Francisca ,



 fundada apenas 9 meses antes . O navio que os trouxe chamava-se NEPTUN , era oriundo do porto  de Hamburgo , levou longos e intermináveis 59 dias dias para chegar em São Francisco



e tinha como um de seus passageiros mais ilustres KARL CONSTANTIN KNUPPEL , autor do "jornal " manuscrito O OBSERVADOR ÁS MARGENS DO RIO MATHIAS e pai da imprensa joinvilense . Entre aqueles passageiros estava um ilustre desconhecido , como tantos ali : tratava-se de um rapaz de 21 anos , um pobre , modesto e solitário agricultor chamado GUSTAV FREDERIC GERHARD HASSE e que era oriundo da pequena cidade de Quickborn , localizada na conflituosa região de HOLSTEIN ( ABAIXO , BANDEIRA E LOCALIZAÇÃO NO MAPA DA ALEMANHA - EM VERDE ESCURO - DO ATUAL ESTADO DE SCHLESWIG-HOLSTEIN )





 ( durante séculos a região , de cultura predominantemente alemã , foi dominada pela Dinamarca e só em 1864 acabou sendo anexada pelo reino da PRÚSSIA - ABAIXO , DESTACADA DE BEGE  , um dos muitos países que em 1871 se uniriam para formar a Alemanha ) .



Além da esperança , da roupa do corpo e de pouquíssima coisa a mais , tinha apenas uma ferrenha e firme vontade de iniciar uma nova vida em um lugar completamente desconhecido e diferente . ( ABAIXO , ALGUNS DOS PIONEIROS DA COLÔNIA DONA FRANCISCA )



 Casas bonitas com belíssimos jardins , ruas limpas e organizadas , uma cidade já praticamente pronta........não foi nada disso que os cansados olhos tanto de Gustav como daqueles sofridos heróis encontraram ali ......



E o que é pior : as terras não prestavam para a agricultura ! Gustav teve que descobrir uma nova vocação e não foi difícil encontrá-la  : em um lugar onde tudo estava por se fazer e se conseguir , existiam poucos COMERCIANTES e a presença desses ali era mais do que nunca algo vital . Alguns anos mais tarde o já comerciante Gustav encontrou a sua alma gêmea , embora os dois a princípio não tivessem muitas coisas em comum : ao contrário dele ela era suíça , mais especificamente da cidade de Affoltern , ( ABAIXO )



e não viera sozinha , mas sim com seus pais e seus 6 irmãos . Ela atendia pelo nome de ELISA GROSSEMBACHER e veio a bordo do navio MACHTILDA CORNELIA , que aportou em São Francisco em 7 de agosto de 1856 ; os dois casaram-se e prosperaram.......Gustav faleceu em 8 de julho de 1891 , residindo na antiga ZIEGLEI STRASSE , ou Rua da Olaria , a atual Rua do Príncipe . ( ABAIXO , FOTO DA RUA , TIRADA EM 1866 )



 Vivendo em uma confortável casa de alvenaria  , faleceu aos 61 anos ( uma idade avançada para a época , visto que naquele tempo a maioria das pessoas mal ultrapassava a casa dos 50 anos ) , completamente realizado : os tempos de pobreza , dificuldades e angústia eram definitivamente coisa do passado , dos distante tempos da saudosa e longínqua Europa e do princípio da antiga colônia Dona Francisca . Mas Gustav não viveu a tempo de colher o maior dos frutos de longos e árduos anos de trabalho ........Em 28 de abril de 1874 ele e sua esposa adquiriram um terreno próximo do local onde viviam e que pertencera a JOHANN ADOLF HALTENHOFF ( 1802-1875 ) e alguns anos mais tarde , em 14 de abril de 1879 , adquiriram , através de troca , um outro terreno , pertencente a FRIEDRICH LANGE ( 1831-1894 ) . Coincidentemente os antigos proprietários dos terrenos foram os dois primeiros prefeitos de Joinville : Johann , entre 1869 e 1873 , e Friedrich , em um curto período , entre 1873 e 1874 .( ABAIXO ,A PRIMEIRA SEDE DA PREFEITURA DE JOINVILLE , QUE FUNCIONOU ALI ENTRE 1869 E 1898 . NO LOCAL HOJE ESTÁ O PALACETE NIEMEYER , AO LADO DA AGÊNCIA CENTRAL DO BANCO DO BRASIL )



 Era um grande imóvel , sendo constituído de 4 lotes de terreno e 2 construções e tendo uma área de 2.610 metros quadrados e conta-se que o local onde hoje está a Biblioteca Pública de Joinville também pertenceu ao casal , sendo que a já viúva Elisa concordou em doá-lo , só que com uma condição : a de que ali fosse criado um jardim . E assim foi feito : por volta de 1897 ali foi criado o JARDIM DO EMBELEZAMENTO , mais tarde JARDIM LAURO MUELLER . ( ABAIXO )



 Em relação ao imóvel , ele acabou sendo adquirido pela então SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL , hoje Prefeitura , em 12 de agosto de 1898 e pela quantia de 40 contos de réis , uma fortuna para a época . A modesta casa de madeira existente naquele local foi adaptada a fim de sediar os Correios e a Contadoria da Superintendência Municipal , já a construção maior , feita de alvenaria , foi adaptada para sediar o Conselho Municipal ( atual Câmara de Vereadores ) e ainda as sessões do Júri , e , em 24 de agosto de 1898 - apenas 12 dias após a compra do terreno - era inaugurada alia nova sede da Prefeitura ........Pois é , no local onde encontra-se a movimentada praça Nereu Ramos ( ABAIXO ) , existiu a segunda sede da Prefeitura de Joinville , no período entre 1898 e 1936 .



 Em relação a Elisa , faleceu em 1 de julho de 1935 , com longevos 99 anos de idade e ainda vivendo na Rua do Príncipe .........Um dos vídeos do dia conta um pouco mais sobre essa interessantíssima história . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário