quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Coração Pulsante

Entende-se um MERCADO como um local de comércio ou como um centro comercial , onde existem vários estabelecimentos comerciais mas quando se fala em um MERCADO PÚBLICO o conceito vai muito além disso .......( ABAIXO , MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS )



Com aquele seu burburinho típico trata-se do coração vivo e pulsante de uma cidade , com a sua variedade de produtos e pessoas , os seus tipos folclóricos , os " causos "  contados por seus comerciantes e fazendo valer aquele velha frase "o artista vai onde o povo está " , e no MERCADO PÚBLICO KURT GERMANO FREISSLER , de Joinville não poderia ser diferente........



Muitos dos assíduos frequentadores daquele tradicional ponto da cidade ainda devem se lembrar , com  muita saudade , do MESTRE BÊRA , talvez o maior sambista que Joinville já conheceu



e ainda podem ter o privilégio de assistir e privilegiar verdadeiros patrimônios daquele local , como os músicos TOQUINHO GUEDES , MAESTRO MELLO ( ABAIXO ) , FERREIRA ( ex-jogador do JEC , campeão estadual em 1976 ) e BETINHO , entre tanta gente talentosa que lá se apresenta , mas desde 2014 há uma atração muito especial .........



É quase certo que você jamais tenha ouvido falar sequer em seu nome mas também é provável que alguma vez você já tenha deparado com algumas de suas obras : natural de Santos , onde nasceu em 27 de outubro de 1964 , WILSON LAMBERTO DOIN ( ABAIXO ) é joinvilense desde a década de 80 e é um verdadeiro apaixonado pela cidade  .



 Formado em Pedagogia , no entanto resolveu seguir algo que o acompanha praticamente desde o seu nascimento : a pintura , tendo ainda o privilégio de ter sido aluno dos mestres HAMILTON MACHADO ( 1944-1992 ) e MÁRIO AVANCINI ( 1926-1992 - ABAIXO  ) .



Autor de mais de mil obras , Wilson também é cantor e compositor e define as suas obras como sendo de estilo FIGURATIVO ABSTRATO .



 Independente de qual rótulo elas possam ter , trata-se de obras belíssimas e que geralmente têm como temas paisagens paisagens , prédios e costumes típicos de Joinville , sendo as obras mais conhecidas os seus painéis , encontrados em locais públicos , como a MATERNIDADE DARCY VARGAS , o HOSPITAL SÃO JOSÉ , o CARTÓRIO RODRIGO LOBO e o quarteis do CORPO DE BOMBEIROS ( ABAIXO ) e do 62 BI , ou ainda em locais privados , como os colégios NOVA ERA , ELIAS MOREIRA e SANTOS ANJOS .



É claro que um local tão especial , como o mercado público , não poderia ficar privado de mais uma das maravilhosas obras desse grande artista ( ABAIXO , EXPOSIÇÃO DE SUAS OBRAS NO HALL DE ENTRADA DA CÂMARA DE VEREADORES DE JOINVILLE ) ..........E é o próprio Wilson  que , em um dos vídeos do dia , nos apresenta mais um de seus trabalhos . VALE A PENA CONFERIR !




Nenhum comentário:

Postar um comentário