sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Fritz E Seus Colegas

Engana-se quem pensa que o RIO CACHOEIRA ( ABAIXO )  sempre foi limpo :



 ladeado de mangues , suas águas sempre transportaram sedimentos dos mesmos . Aliás , a sua poluição data dos primórdios da colonização de Joinville : em 1880 ela já era tanta , que o código de posturas do município previa multa em caso de lixo e detritos jogados não só no Cachoeira como também em outros rios da cidade . Só que mexer no bolso das pessoas não adiantou de nada : em 1912 já se falava em uma posição transposição das águas do rio Cubatão , não só para facilitar , a navegação do rio Cachoeira ( ABAIXO ) , como também uma maneira de diluir a sujeira já encontrada no rio.......



Eterna cloaca da cidade de Joinville , em virtude disso , em 1921 pela primeira vez se mencionou construir um sistema de recolhimento de esgoto na cidade . Como se percebe , o problema da poluição do rio é muito antigo mas mesmo sendo depredado e tão maltratado o histórico rio ainda encontra uma maneira de mostrar que ainda está vivo .......Quem faz parte do facebook , mais especificamente da comunidade da qual faz parte o geólogo e Homus Sincerus MILTON WENDEL , ( ABAIXO )



 acostumou-se a ler os seus textos com  críticas ácidas e incrivelmente sinceras , mas não só palavras duras posta o polêmico internauta .......Curioso e observador , ele é responsável por fotos maravilhosos da fauna do rio ( ABAIXO )



 e é certamente um dos maiores estudiosos e observadores da surpreendentemente  rica fauna que vive às  margens do fétido , feio e poluído rio e , como costuma afirmar , a riqueza e diversidade da fauna ali encontrada é comparável a de grandes zoológicos do mundo , como os de Londres , Berlim e Nova Iorque , fazendo das suas margens um verdadeiro zoológico ao ar livre ! Wendel também é um grande crítico da abusiva pesca de TILÁPIAS que ultimamente vem acontecendo no rio : ( ABAIXO )



 trata-se de uma espécie de peixe de fundamental importância na cadeia alimentar dos animais que vivem no rio e a sua pesca indiscriminada pode levar a redução das espécies animais que ali vivem .

     Para não sermos injustos também temos que citar , entre tantas outras pessoas , o jornalista ALTAMIR ANDRADE ( ABAIXO ) , autor e responsável por diversas publicações , entre o conhecido e hoje extinto jornal comunitário O VIZINHO .



Apaixonado pelo rio e autor também de vários vídeos que mostram a exuberância  de sua fauna , Altamir também produziu um interessantíssimo vídeo com depoimentos de um velho marinheiro que trabalhou na época em que o rio era navegável e em 1999 criou a organização não governamental VIVA CACHOEIRA ; também foi uma das primeiras pessoas a perceberem a a registrarem algo que simboliza o renascimento do rio , e essa história começou em 2000........Na época houve houve uma repentina diminuição dos peixes que viviam em uma lagoa em Pirabeiraba mas logo descobriu-se o motivo : foram encontrados um JACARÉ adulto e 40 filhotes e ocasião veio de Curitiba um biólogo - SÉRGIO AUGUSTO ABRAHÃO MORATO - com a missão de levar os animais ; não imaginava ele que aquilo foi apenas o início , pois desde então já foram encontrados vários jacarés não só no rio Cachoeira e em Pirabeiraba mas também no Jardim Paraíso e no Rio do Ferro ( que está próximo ao aeroporto ) . Os jacarés são da espécie  PAPO AMARELO ,



 ou CAIMAN LATIROSTRI e apenas um ou dois ninhos bem protegidos são suficientes para gerar uma população , sendo que os jacarés vistos com mais frequência no rio Cachoeira receberam até nomes : FRITZ ( ABAIXO ) , JACA e LACOSTE ,



sendo que o primeiro tornou-se uma especie de mascote da cidade e é possível encontrar vários vídeos dele na internet , inclusive um em que briga com outro jacaré , feito , em outubro de 2013 ........Por isso causou comoção a notícia de um jacaré encontrado morto , em 15 de maio deste ano ,



e que pelo peso e altura ( 2, 51 metros e entre 70 e 100 quilos ) seria mesmo o Fritz . Independente do fato de Fritz estar vivo ou morto , ainda veremos os seu colegas durante muito tempo : a vida média de um jacaré de papo amarelo varia entre 40 e 50 anos . Um dos vídeos do dia é um interessante registro , feito por Altamir Andrade  ,  desse bicho , que mesmo antipático e traiçoeiro , virou um dos xodós da cidade . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário