segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Renovação Ou Destruição ?

Como a maior parte das palavras que formam a colossal família chamada LÍNGUA PORTUGUESA , ela também tem origem na hoje morta e esquecida língua latina : RENOVATIO , que significa "ressurreição" .  A partir dessa antiga palavra latina surgiu a palavra , formada de 4 sílabas e 9 letras e que se encaixa como uma luva na estação que estamos vivendo : RENOVAÇÃO  . Flores desabrochando, colorindo , embelezando e perfumando o ambiente ; árvores belas e frondosas , readquirindo o verde ou crescendo ; muito sol e dias mais longos e quentes ; novas vidas surgindo em ninhos ou tocas , espelhados por galhos de árvores , rios , lagoas , bosques e florestas ; pessoas mais alegres e sorridentes.......Essas belas e poéticas imagens deveriam caracterizar a PRIMAVERA , pelo menos deveria ser assim........chuvas , raios  trovões , enchentes , temperaturas abaixo da média normal para esta época do ano , tudo isso é mais um resultado da nociva ação humana na pobre e tão maltratada natureza .......Será que a palavra RENOVAÇÃO em breve deverá ser trocada por DESTRUIÇÃO ? Amante assumido da natureza , o escritor LUIZ CARLOS AMORIM na crônica de hoje não apenas saúda a primavera como nos faz um convite à reflexão . CONFIRA :

"Hoje a primavera deu só umas espiadinhas, com o sol aparecendo de vez em quando por entre as nuvens, 



como quem diz: ' tá bom, eu sei que é primavera! ' Mas os pedaços azuis de céu são muito pequenos, às vezes prometem aumentar e dá uma esperançazinha, mas logo nuvens escuras e carregadas começam a tomar o seu lugar.



Sei que o ser humano não correspondeu a sua beleza e generosidade, Primavera, desrespeitando a natureza, não cuidando da nossa velha e cansada Terra, o lugar que lhe foi dado para que vivesse em paz. 

E você chegou para substituir o inverno que quase não deu as caras, tal o calor que fez em dias que deveriam ser frios. 

E o calor faz parecer mais que chegou o verão, neste ano de 2015.

Mas vi você, Primavera, apesar do calor, presente no meu jardim, onde tudo está florescendo: os pés de araçás, os amores-perfeitos, os hibiscos,

 as orquídeas, as petúnias, as rosas, até os morangos.

 Meus pés de manacás-da-serra, os jacatirões de inverno, ainda desabrocham alguns botões temporões, 

vejam só, agora, quase no final de setembro, só pra homenagear você, recém chegada Primavera. Nas ruas, ainda floresce o ipê. 

Tudo vai florescer, daqui por diante. Apesar da chuva, 

apesar do vento, apesar do calor. Tudo terá mais cor, até as pessoas deixarão florescer mais sorrisos. 

A estação mais bonita do ano chegou. Tudo brotará, com viço, até a alegria no coração do ser humano, apesar de tudo.

Então, seja bem-vinda, Primavera, abra o céu e o sol e ilumine as cores das tantas flores que ainda permite que desabrochem, 

apesar do descompasso do tempo, causado pela poluição e pelo descaso de nós, homens, sábios homens, donos da Terra. Sabemos que estamos fazendo tudo errado, mas continuamos fazendo tudo errado em prejuízo de nós mesmos.

Fique mais tempo com a gente, Primavera, ilumine a mente dos homens que dirigem as nações,

 eles precisam se dar conta de que é preciso agir, tomar providências para que o fim do nosso planeta não cheque antes do que deveria. Quem sabe não aprendemos?
Primavera, tu és renascimento, 

és esperança de recomeçarmos fazendo as coisas de maneira certa, não desmatando, não poluindo, fazendo uso de energias limpas, ( ABAIXO , GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NO PIAUÍ )

 revivendo nossos rios, não contaminando os mares e o ar.
Será que nós, homens, saberemos entender isso ? 

É tempo de primavera, 

tempo de recomeçar, de renascer, tempo de brotar para a vida, de deixar a vida brotar. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário