sexta-feira, 9 de outubro de 2015

E se......

MERCADO PÚBLICO ? PARA QUE ISSO ? É provável que além destas perguntas ao ser questionada sobre o que achava da possibilidade da construção de um estabelecimento desse tipo em Joinville a pessoa reagisse com descrença e até surpresa , afinal , em uma época em que frutas , verduras , leite , peixes e ovos  eram comprados diretamente de agricultores e pescadores isso  não fazia mesmo muito sentido . Quem visse aquela pequena baía lodosa , que se estendia até parte da atual rua Abdon Batista  , sequer poderia , mesmo nos mais fantasiosos sonhos imaginar que ela um dia desapareceria , ou melhor , seria aterrada para a construção de um mercado público .........Por isso foi com muito ceticismo e críticas  , até pesadas , que muitos reagiram à decisão do então prefeito PROCÓPIO GOMES DE OLIVEIRA ( 1859-1934 - ABAIXO ) 

 de construir o mercado justamente naquele local além do que já foi comentado , a população da época ainda não ter o costume de comprar gêneros alimentícios em um estabelecimento específico para isso . Acontece que naquela região vivia boa parte da população luso-brasileira , famílias como BUDAL ARINS , MIRA , BRAGA , BATISTA , GOMES DE OLIVEIRA , NAVARRO LINS , e vários deles eram endinheirados empresários do ramo ervateiro , sendo que também tinham envolvimento na vida política da cidade . Além da questão social-política , ali , praticamente desde a fundação da cidade , já existia um rústico porto ( ABAIXO ) onde moradores de vizinhas vendiam seus produtos , principalmente  peixes : ou seja , ali era a porta de entrada da cidade , uma janela de Joinville para o mundo , um dos locais  onde brasileiros e alemães se encontravam ........

O poderia social , político e econômico dos luso-brasileiros , também chamados pejorativamente de "caboclos " , se estenderia até 1934 , quando o então prefeito ACÁCIO GOMES DE OLIVEIRA deu vez ao seu sucessor , MAX COLIN , e ele ficou evidente na própria arquitetura do mercado , inaugurado em 1907 : um estilo português ( ABAIXO )  , simples e belo , semelhante ao do mercado público de São Francisco do Sul , inaugurado alguns anos antes , em 1898 .
 
     Sabe-se lá por qual motivo , na década de 50 a bela construção acabou sendo demolida e dando lugar a um feio e acanhado mercado de peixes .........Consultando um relatório , publicado no final de 1965 e que descreve os cinco anos da administração HELMUTH FALLGATER ( ABAIXO - que teve início em 31 de janeiro de 1961 e término em 31 de janeiro de 1966 ) ,

 nos deparamos com uma informação surpreendente : naquela ocasião planejava-se um SUPERMERCADO MUNICIPAL , que se localizaria entre as ruas XV de Novembro e Princesa Isabel , exatamente no local onde estão o prédio que durante quase 40 anos foi a principal agência dos Correios na cidade e as instalações do antigo camelódromo . ( ABAIXO )

Ele teria 3.106 metros quarados de área construída e sua estrutura seria a seguinte : 4 depósitos , 32 boxes , 20 lojas , 4 sanitários ,  frigoríficos , plataforma e instalações para o setor administrativo . Além de estar em um local próximo a dois rios - Cachoeira e Mathias - e portanto ser uma região sujeita a cheias , acabou pesando a tradição e em 1979 teve início a construção do atual mercado público , em estilo arquitetônico supostamente germânico ( na verdade o estilo é normando , ou seja , oriundo da região francesa da NORMANDIA )  e no mesmo local de seus antecessores  . O prefeito na ocasião era LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA ( 1940-2015 ) , que como se percebe , tinha um sobrenome bem germânico ........Após quase três anos de obra e em que ela chegou a estar paralisada por diversas ocasiões , finalmente ele acabou sendo inaugurado em 12 de março de 1982 , levando o nome oficial  de MERCADO MUNICIPAL KURT GERMANO FREISSLER .

 Mas quem foi o tal Kurt ? Além de ter sido funcionário e gerente da hoje saudosa COMPANHIA SULINA DE BEBIDAS ANTÁRCTICA , era um grande apaixonado e conhecedor de mercados públicos espalhados pelo mundo e acabou falecendo em 27 de dezembro de 1979 - portanto no mesmo ano em que teve início a construção do mercado - aos 69 anos de idade e ainda trabalhando . E se o atual mercado desse lugar a outro , amplo , arejado e de acordo com os mais modernos conceitos de comércio , espaços de convivência e locais públicos ? A arquiteta  ALESSANDRA DE BARROS botou a cabeça para funcionar  e imaginou como seria esse novo mercado público . VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário