sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Viagem Musical : Arte Solidária

Diz a tradição , que beira a lenda : como fruto da união entre a RAINHA DE SABÁ e o REI SALOMÃO , ( ABAIXO )





nasceu um menino de nome MENELIK . Além nasceu marcado para ter dois destinos : ser rei e dar origem a um povo , sofrido , é verdade ,  mas que com o passar dos tempos se revelaria brioso , valente e capaz de expulsar de sua pátria invasores muito mais poderosos do que ele.......Dizem a exatidão e o pragmatismo científicos : é provável que tudo tenha começado há milhões de anos . Em 1974 o antropólogo norte-americano DONALD JOHANSON se deparou com algo surpreendente : um fóssil feminino ( ABAIXO )  , de cerca de 3,2 milhões de anos , que recebeu o nome de LUCY



e  de uma espécie de hominídeos conhecida como AUSTRALOPITHECUS  AFARENSIS . É provável também que a nossa própria história ,a do HOMO SAPIENS , também tenha iniciado na ETIÓPIA ......9 ABAIXO, DESTACADA NO MAPA DA ÁFRICA )



O fato é que já no século 7 antes de Cristo existia na região um reino chamado DA ´AMAT  e curiosamente , já no século VI , os gregos se referiam  a um região da África conhecida como ETIÓPIA e que provavelmente não se resumia a Etiópia propriamente dita mas a uma região que incluía os atuais sul do Egito , Sudão , Eritreia e parte da Somália . É também graças aos antigos gregos que se sabe  que no século I  existia na região um poderoso reino chamado AXUM , que recebia tributos da região do atual Oriente Médio e ainda controlava parte do atual Sudão . Em relação a outras civilizações antigas e desaparecidas tinham um diferencial : eram tolerantes e cosmopolitas , sendo que no século II ali conviviam harmoniosamente judeus , cristãos , núbios e até budistas ! No século IV , quando o rei era um certo EZANA , o cristianismo tornou-se a religião oficial e surgiu na região um tipo de cristianismo único e peculiar ( atualmente a maior parte da população local segue a Religião Cristã Ortodoxa da Etiópia ) . ( ABAIXO, FOTO DA CAPITAL DO PAÍS : ADIS-ABEBA )



 Após resistir à uma invasão árabe , ocorrida no século VII , e exceto um breve período - entre 1935 e 1941 - de dominação italiana , a Etiópia jamais foi colônia de algum país europeu . O golpe militar de 1974 não representou apenas a destronação do imperador HAILÊ SELISSIÊ ( ABAIXO - o nome significa "o poder da trindade " ) , no poder desde 1930 e que foi uma das figuras mais marcantes do século 20 , mas também o fim daquela que talvez era a mais antiga das monarquias .



Os militares não só instauraram a república como também uma tirânica e violenta ditadura de orientação comunista e que só foi terminar em 1991 . Em 1984 aquele milenar , fascinante e exótico país  entrou nos noticiários internacionais , mas em virtude de um motivo  trágico : cerca de 1 milhão de pessoas morreram de fome as chocantes imagens de pessoas em estado esquelético e cadavérico correram o mundo........Era preciso fazer algo , e com urgência !

   Agora faremos uma viagem da miserável Etiópia para a rica e glamourosa Los Angeles : a data é 28 de janeiro de 1985 e pela décima terceira vez acontecia a prestigiada premiação do AMERICAN MUSIC AWARDS, reunindo quase toda a nata da música dos Estados Unidos  . Ainda naquela mesma noite , mais precisamente às 21 horas , chegava ao estúdio A AND M , em Hollywood , um rapaz jovem e negro . A aparência e jeito frágeis daquele jovem escondiam um dos maiores fenômenos que a cultura e música pop já produziram ........Natural da pequena cidade industrial de Gary ( Estado de Indiana )  sem ter tido uma infância e vivendo de maneira reclusa , começou a carreira com apenas 6 anos de idade e em meio a seus irmãos , com os quais formava uma banda , era o que mais sobressaía . Em 1979 o inevitável aconteceu : largou sua antiga banda e passou a seguir carreira solo : seus dois únicos discos lançados até lai - OF THE WALL ( 1979 ) e THRILLER  ( 1982 ) - não só alcançaram estrondosos sucessos , como ele acabou criando um conceito novo de dança e investiu maciçamente em algo que poucos até então não acreditavam ou não davam importância : OS VIDEOCLIPES , todos eles dignos de uma mega produção hollywoodiana . Definitivamente quebrar recordes , alcançar marcas  e criar algo de novo e diferente eram coisas comuns a ele e que fazia parecer fáceis ......Ali estava ele para mais uma gravação , não de um novo disco , o que naquele auge de sua já longa carreira , seria a certeza de mais recordes batidos e vendagens absurdas , mas para fazer algo nobre : O BEM , mas para isso ele não estaria mas sim acompanhado por boa parte daqueles cantores que ainda há pouco estavam naquela premiação musical .......



    Já são 22 horas e 30 minutos e naquele mesmo estúdio estão mais 44 cantores , gente como BOB DYLAN , BRUCE SPRIGSTEEN , CYNDI LAUPER , TINA TURNER , KENNY ROGERS , STEVE WONDER , RAY CHARLES ........O responsável por tantas estrelas estarem naquele local era aquele mesmo rapaz aparentemente frágil que comentamos há pouco : MICHAEL JACKSON ( 1958-2009- ABAIXO , AO CENTRO ) .



Objetivo ? Ajudar e dar esperança a tantas milhões de pessoas que sofriam e morriam com o flagelo da seca na Etiópia . A música ? WE ARE THE WORLD , ou " Nós Somos O Mundo " , composta pelo próprio Michael , em parceria com LIONEL RITCHIE , ex-integrante do grupo THE COMMODORES - que fizera sucesso na década anterior - e na época outro artista que fazia grande sucesso . Para comandar tantas fera , foi escolhido o produtor musical QUINCY JONES , um dos maiores responsáveis pelo gigantesco sucesso de Michael Jackson e , além dos cantores , a gravação da música contou com uma orquestra composta por 7 músicos . Lançado em 3 de março , especula-se que o disco tenha vendido cerca de 20 milhões de cópias e considerando-se também os vídeos e singles vendidos , estima-se que o seu lucro tenha sido de 55 milhões de dólares . A música fez parte de um projeto chamado USA FOR AFRICA  e em virtude disso também surgiu uma entidade , de mesmo nome ,e que acabou revertendo o lucro em benefício das vítimas do flagelo da fome . Como não poderia deixar de ser o vídeo foi intensamente divulgado no mundo inteiro e até mesmo pessoas que não conhecem os cantores que a interpretaram são capazes de reconhecer a música . O seu sucesso foi tão grande que acabou servindo de inspiração para inciativas semelhantes , inclusive no Brasil , e em campanhas políticas.........Em 2010 aconteceu uma segunda versão de We Are The World , dessa vez em prol das vítimas do terremoto que atingiu o Haiti , em fevereiro daquele ano .



     Porém , esse não foi o único projeto musical realizado em benefício das vitimas da fome na Etiópia : em 13 de julho daquele ano de 1985 , ou seja no DIA INTERNACIONAL DO ROCK , foi realizado um megaevento  , realizado simultaneamente em 4 cidades de países distintos ( Washington , Londres , Melbourne e Tóquio ) e que contou com 81 apresentações . O evento recebeu o nome de LIVE AID ( ABAIXO ) e foi idealizado por dois cantores : o irlandês BOB GELDORF ( que também participou da gravação de WE ARE THE WORLD ) e o escocês MIDGE URE .



 Em relação ao We Are The World , uma das imagens mais marcantes foia de camaradagem e informalidade envolvendo todos aqueles astros , mas houve um porém : PRINCE , o único que a época rivalizava com Michael Jackson , simplesmente se recusou a participar do projeto , ou suas próprias palavras , "não gostava de dividir vocais com outros artistas " .........Como se costuma dizer " o tempo é o senhor da verdade " e é implacável : Afinal , você já ouviu falar em Prince , ou se ouviu falar , sabe onde anda ? A música não chega a figurar entre os clássicos do chamado "rei do pop " mas é , sem dúvida , é um de seus momentos mais sublimes como ser humano ......aliás , chega a ser irônico que o mesmo Michael Jackson nas décadas seguintes tenha tido o seu seriamente manchado com os famosos e supostos casos de pedofilia.......Mas o momento é de relembrar coisas boas ! COM VOCÊS , UM DOS MOMENTOS MAIS ESPECIAIS DA HISTÓRIA DA MÚSICA !


Nenhum comentário:

Postar um comentário